Transações Financeiras: conheça as certificações da Ascenty que garantem sua segurança

Que tal uma nova experiência? Escute esse artigo!

Quando se trata de proteger transações financeiras, cada detalhe importa.

Para líderes de TI, assegurar que cada operação ocorra sob um escudo que garanta máxima proteção não é apenas uma questão de eficiência, mas uma responsabilidade inegociável.

Em nosso novo artigo, vamos explorar algumas das certificações da Ascenty que a tornam uma parceira indispensável para empresas do segmento financeiro.

Essas certificações são garantias de que a Ascenty, como o principal player do mercado de Data Centers no Brasil, se preocupa com a integridade e a segurança das transações de seus clientes.

Descubra com a gente como a Ascenty concretiza a segurança que você procura para suas transações, sustentando o pilar da confiança em um ambiente digital cada vez mais complexo. Entenda mais!

Transações Financeiras: por que as certificações são tão importantes?

Não é novidade: nas operações financeiras online, cada clique pode representar grandes somas. Por isso, a segurança é o ingrediente secreto que diferencia um serviço confiável de um risco iminente.

Nesse sentido, certificações não funcionam como meros “selos de qualidade”, mas como garantias de que seus dados e sua infraestrutura tecnológica estão assegurados de todo tipo de complicações.

Veja bem: em 2021, de acordo com dados publicados pela Jota, pelo menos 69 empresas brasileiras sentiram na pele as consequências dos perigos digitais. Elas foram vítimas de vazamentos e sequestros de dados.

Um número alarmante, mas também um lembrete da vulnerabilidade do setor financeiro.

Portanto, certificações são mais do que uma necessidade — são a garantia escrita de que quem quer que hospede seus dados está trabalhando proativamente para proteger as transações dentro de seu ambiente digital.

Acompanhe um caso de sucesso da Ascenty no setor financeiro:

PCI-DSS: a principal certificação relacionada às transações financeiras

O PCI-DSS é a principal certificação de segurança em transações com cartões. Criada em 2006, com origem na colaboração entre gigantes como Visa e MasterCard, ela não é apenas mais um conjunto de regras, mas uma declaração de compromisso com a segurança.

Em sua essência, o PCI-DSS determina boas práticas como instalação de firewalls, criptografia de dados e monitoramento constante de redes.

O papel que desempenha é crítico: defender cada transação de crédito e débito contra possíveis fraudes e roubo de dados.

Portanto, qualquer infraestrutura de dados capacitada para rodar transações precisa assegurar a máxima proteção de cada operação — e é isso que o PCI-DSS faz.

Como a Ascenty atende aos requisitos da PCI-DSS?

Para a Ascenty, atender aos requisitos da PCI-DSS é investir tanto em segurança, quanto em precisão. Explicamos:

A jornada para a conformidade começa com a aderência aos 12 requisitos do certificado, estruturados em 6 objetivos fundamentais:

  1. Rede Segura;
  2. Proteção de dados do titular do cartão;
  3. Gestão de vulnerabilidades;
  4. Controle de acessos;
  5. Monitoramento de rede;
  6. Segurança da Informação.

Não confunda esses itens como um simples checklist. Na prática, são as peças-chave para orquestrar uma infraestrutura tecnológica blindada.

Ou seja, na Ascenty, desde servidores até aplicativos e gerenciadores de bancos de dados, cada componente passa por um crivo rigoroso de segurança.

Além disso, nos alinhamos com os quatro níveis da certificação, determinado pelo volume anual de transações com cartões.

Com o PCI-DSS, a Ascenty atende às diretrizes de segurança internacionais mais rigorosas exigidas no processamento de cartões de crédito, o que inclui, por exemplo, a segurança do ambiente de dados do cartão contra acessos não autorizados.

Certificação TR3 TÜV Rheinland também tem o seu papel nas transações financeiras

A certificação TR3 da TÜV Rheinland atesta que um Data Center atende a requisitos internacionais que garantem a integridade, disponibilidade e segurança das operações financeiras.

Na prática, a TR3 TÜV transforma os Data Centers em centros de alta segurança de dados, onde cada byte é tratado com a máxima seriedade.

Ao conquistá-lo, a empresa atesta seu compliance com as principais especificações referentes a:

  • projeto;
  • montagem;
  • instalação;
  • operação;
  • manutenção;
  • sustentabilidade;
  • documentação técnica;
  • acompanhamentos de execução de obra, dos testes integrados de comissionamento e das auditorias de operação.

É um reconhecimento que atesta, especialmente, a excelência da infraestrutura física por trás do Data Center onde os dados do seu negócio estão hospedados.

Para empresas que lidam com volumes imensos de transações financeiras, essa certificação é o símbolo definitivo de confiabilidade.

Conheça os requisitos da certificação TR3 TÜV Rheinland que a Ascenty deve seguir

Essa certificação exige um conjunto específico de infraestruturas e práticas rigorosas, como a:

  • implementação de um piso elevado, essencial para otimizar o gerenciamento e a segurança dos cabos;
  • uma fonte dupla de distribuição de energia — uma ativa e uma reserva —equipadas com geradores, sistemas UPS e HVAC, todos operando em redundância.

Esse último garante que, mesmo nas situações mais adversas e diante do risco de desastres, os serviços permaneçam operacionais.

A certificação também requer cabeamento dedicado e estruturado, além de múltiplas entradas de provedor, fortalecendo a redundância e a resiliência.

Tudo isso é monitorado sob a lente da Norma ANSI/TIA 942, que exige que a Ascenty mantenha um padrão elevado em todos os aspectos.

Falamos desde o processo de refrigeração e segurança até o controle de acesso e detecção de incêndio.

Todos esses aspectos são fundamentais para garantir que as operações do Data Center sejam seguras, eficientes e contínuas.

Ascenty: Segurança que garante a confiabilidade de suas operações

Em um mundo onde as transações financeiras são linhas vitais da economia digital, a segurança deixa de ser uma opção para se tornar uma necessidade.

Até aí, nenhuma novidade. O problema é depender de parceiros que não investem e não entendem a necessidade de blindar suas infraestruturas e seus serviços.

As certificações PCI-DSS e TR3 TÜV da Ascenty são mais do que selos de aprovação, mas a garantia de que cada transação é protegida com os mais altos padrões de segurança.

Para empresas que valorizam a integridade e a confiabilidade nas transações financeiras, escolher a Ascenty é escolher um parceiro comprometido com a proteção ininterrupta de seus dados.

Na sua organização, a segurança das suas transações financeiras é uma prioridade? Então entre em contato com a Ascenty e descubra como podemos fortalecer a confiança e a segurança no seu negócio.