Sua empresa está pronta para a prevenção e recuperação de desastres de dados? 

Está sem tempo para ler? Ouça esse conteúdo clicando no play abaixo:

Você conhece os perigos que ameaçam sua rotina operacional e sabe como sobreviver sem seus dados ou equipamentos, ainda que por um curto espaço de tempo? A prevenção e recuperação de desastres de dados são indispensáveis para isso! 

Dada a grande quantidade de ameaças existentes, dedicar tempo e investimentos ao Disaster Recovery é vital para os negócios. Isso porque, os dados e equipamentos são fundamentais para os processos empresariais e qualquer incidente de segurança pode impactar profundamente suas atividades e gerar enormes prejuízos financeiros. 

Dependendo do porte da organização, uma equipe de TI reduzida pode ficar sobrecarregada, o que afeta o rendimento e provoca ainda mais prejuízos. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar sobre a importância da estruturação e implementação de um bom Disaster Recovery Plan (DRP). Continue a leitura e saiba mais!  

O que é um Disaster Recovery Plan?  

Um Plano de Recuperação, conhecido como DRP (“Disaster Recovery Plan”, Plano de Recuperação de Desastres), consiste em uma série de procedimentos que visam recuperar dados e sistemas perdidos durante um evento catastrófico provocado por acidentes naturais ou ações criminosas

Ter um DRP é vital para o departamento de TI e requer uma atenção especial. É importante ressaltar que tal prática é um dos diversos pontos positivos da Cloud Computing (computação em nuvem), que colabora com sua implementação rápida e eficaz. 

Qual a importância do Disaster Recovery? 

As organizações estão cada vez mais dependentes da tecnologia e dos dados para manter suas atividades. Por isso, é essencial ter um plano de recuperação de desastres de dados bem estruturado.  

Um DRP eficaz te prepara para lidar com interrupções inesperadas, como falhas de sistemas, ataques cibernéticos, desastres naturais ou qualquer outro incidente que possa comprometer a continuidade dos negócios.  

No entanto, a prática tem inúmeros benefícios. Confira! 

Minimizar o tempo de inatividade 

Minimizar o tempo de inatividade

Quando ocorre um desastre, o tempo de inatividade dos sistemas e serviços pode ter um impacto significativo nas operações de uma empresa. Desse modo, é possível sofrer com perda de produtividade, insatisfação dos clientes e até mesmo prejuízos financeiros.  

O Disaster Recovery permite que as empresas restaurem suas operações rapidamente, minimizando o tempo de inatividade e mitigando esses impactos negativos.  

Em resumo, os backups regulares, procedimentos de recuperação validados e sistemas redundantes, permitem que o negócio volte a operar com eficiência e rapidez.  

Proteção dos dados e informações críticas 

Não há dúvidas de que os dados estão entre os ativos mais valiosos da atualidade. Portanto, um desastre pode resultar na perda irreparável de informações vitais, o que prejudica suas finanças e abala a confiança dos clientes e do mercado.  

Nesse contexto, o Disaster Recovery estabelece políticas e processos para garantir uma atuação estratégica diante desses problemas, como:  

  • Backups regulares; 
  • Armazenamento seguro; 
  • Procedimentos para recuperação de desastres de dados.  

Com essas medidas, as empresas podem minimizar a perda de dados críticos, garantir a continuidade dos negócios e prevenir danos a sua imagem. 

Conformidade regulatória e jurídica 

Muitos setores e países possuem requisitos regulatórios e jurídicos que exigem que as empresas tenham planos de recuperação de desastres de dados em vigor. Portanto, implementar essa prática te ajuda a evitar multas e penalidades.  

Além disso, essa é uma maneira de demonstrar ao mercado que a empresa está comprometida com a segurança da informação e com a continuidade da prestação do serviço com qualidade.  

Redução de riscos e prejuízos financeiros 

Um desastre pode ter consequências financeiras significativas para uma empresa. Afinal, os custos de recuperação, a perda de receita e reputação, além de litígios podem afetar profundamente sua saúde financeira.  

Ao investir em um Disaster Recovery, é possível minimizar esses riscos financeiros de uma maneira inteligente e realmente eficiente. 

Prevenção e recuperação de desastres de dados: aprenda a agir com eficiência!  

Afinal, como garantir a prevenção e recuperação de desastres de dados? A maioria dos gestores consideram essa uma tarefa complexa. Embora não seja simples, podemos dizer que não é uma missão impossível. 

Em primeiro lugar, é indispensável entender que a elaboração do Plano de Recuperação de Desastres precisa envolver toda a equipe. Ou seja, não pode ser criado por uma só pessoa e de forma isolada.  

Lembre-se de que manter a integridade e a disponibilidade da infraestrutura de TI é fundamental para o sucesso da empresa. Por isso, todos devem conhecer e entender as medidas necessárias para garantir esse objetivo.  

Para te ajudar, selecionamos os processos que mais contribuem para os bons resultados desse procedimento e te ajudam a prevenir e recuperar em caso de desastres de dados. Acompanhe! 

Mantenha o foco na proteção dos dados 

Aqui, o objetivo deve ser manter a integridade e privacidade dos dados. Para isso, é essencial contar com um software de backup, visto que ele garante que as informações mais importantes sejam recuperadas rapidamente.  

Os backups podem ser realizados de diferentes formas, como em unidades externas, servidores locais ou serviços na nuvem. Cada opção tem suas vantagens e desvantagens, de modo que essa definição deverá levar em conta criticidade dos dados. 

Faça seu backup na nuvem 

O cloud backup é uma ótima opção para guardar informações remotamente. Além de mais seguro, é um formato mais econômico e simples de ser automatizado.  

A cloud computing é uma tecnologia com inúmeras possibilidades e aplicações. Afinal, dispensa servidores físicos e a manutenção de um ambiente exclusivo para sua manutenção, além do monitoramento do acesso a pessoas no local.   

Assim, a empresa reduz gastos e mantém seus dados protegidos em um ambiente com os mais altos níveis de proteção, assegurado por provedores. 

Mantenha uma infraestrutura adicional 

Caso algum equipamento apresente falhas, é importante ter outro pronto para substitui-lo rapidamente. Nesse sentido, trabalhar com equipamentos redundantes reduz o tempo de inatividade e elimina o risco de não encontrar maquinário compatível. 

Além disso, essa postura pode agilizar o processo de recuperação de desastres de dados, sobretudo do ponto de vista da reconfiguração de equipamentos e sistemas — o que pode exigir um grande esforço das equipes. 

Priorize a segurança da informação 

Tentativas de ataques e invasões físicas podem ocorrer a qualquer momento. Portanto, é importante manter o controle de acesso e permitir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso aos locais de armazenamento — em caso de infraestruturas locais.  

Entre as boas práticas que asseguram esse nível de proteção, vale a pena destacar: 

  • Uso de crachás; 
  • Logins hierárquicos; 
  • Biometria; 
  • Criptografia; 
  • Monitoramento por CFTV. 

Monitore o ambiente continuamente 

Proteger a empresa de desastres físicos e de ameaças cibernéticas exige um constante monitoramento. Aliás, esse cuidado precisa ser encarado com seriedade pela empresa. 

Em síntese, contar com processos maduros, boas tecnologias e profissionais qualificados faz toda a diferença. Por fim, você pode contratar parceiros especializados e receber a ajuda de uma equipe de alto nível.  

Recuperação de desastres de dados: o roteiro de segurança da sua empresa!   

Na Era dos Dados, não há como ignorar a importância desses ativos para o desenvolvimento de qualquer organização. Por isso, é preciso estar pronto para ameaças cibernéticas e desastres. 

A continuidade dos negócios está diretamente ligada às suas ações de prevenção e recuperação de desastres de dados, incluindo o Disaster Recovery.  

Este roteiro estabelece medidas fundamentais para minimizar o tempo de inatividade, proteger as informações sensíveis e cumprir regulamentações em vigor. Pensando nisso, selecionamos um conteúdo para complementar sua jornada de aprendizado sobre o tema. 

Baixe gratuitamente nosso guia do Disaster Recovery e confira os principais pontos para implementá-lo em seu negócio!