Infraestrutura Digital: 4 sinais de que seu negócio precisa de mais conectividade

Que tal ouvir este texto? Você pode clicar no play acima ou baixar para conferir o conteúdo sempre que quiser. Aproveite!

Sua empresa tem uma boa infraestrutura digital? No mundo contemporâneo, esse é um dos requisitos para uma operação eficiente e produtiva. Porém, não é raro encontrarmos negócios enfrentando desafios e problemas por ignorar esse fator.

A verdade é que a conectividade não é só um facilitador no cotidiano corporativo. Sem ela, processos simples se tornam complexos, demorados e muito mais caros.

Pensando nisso, selecionamos 4 indícios que demonstram que uma empresa precisa aderir a uma infraestrutura mais moderna e conectada. Acompanhe para entender melhor o cenário e se adaptar!

Antes de tudo, o que é infraestrutura digital?

A infraestrutura digital é um conjunto de recursos e ferramentas que garantem a conectividade de tecnologias físicas e virtuais da empresa. Assim, é indispensável para uma operação mais moderna e flexível.

Ela engloba a computação, o armazenamento, a conectividade de rede, a gestão de dados, o Data Center e as plataformas IaaS, PaaS e SaaS, por exemplo. Juntos, todos esses elementos, garantem que o negócio funcione de forma eficiente, integrada e digital.

O papel da infraestrutura digital no futuro das empresas

Em um mercado que valoriza cada vez mais o Digital First, não há dúvidas de que os negócios digitais dependem de uma boa infraestrutura digital. Isso porque, estamos falando de um pilar para o seu desenvolvimento.

Além de ser indispensável para estruturar um modelo globalizado de atuação, ela permite o acesso a ecossistemas e recursos que são fundamentais para aprimorar processos, serviços e produtos.

Em resumo, em um mercado altamente competitivo, não há como sobreviver e crescer preso a velhos métodos, processos e ferramentas. A modernização é uma meta que conduz ao sucesso e depende de conectividade.

Felizmente, os gestores já estão percebendo isso e ampliando seus investimentos. Aliás, segundo o estudo “O Futuro da Infraestrutura Digital” da IDC, a infraestrutura digital é a base para a agilidade e inovação.

A previsão é que, até 2026, 65% das empresas priorizarão o consumo de infraestrutura como serviço para reduzir gastos com TI e driblar a falta de profissionais qualificados na área. Além disso, até 2024, 40% dos aplicativos dos negócios digitais dependerão de conectividade entre provedores.

É importante destacar que falaremos cada vez mais em serviços, especialmente no consumo de infraestrutura. Afinal, porque ter todos os custos e desafios de um data center próprio, se você pode investir no colocation?

4 sinais de que seu negócio precisa de mais conectividade

No mundo atual, não é exagero dizer que as plataformas digitais são parte essencial da estrutura de um negócio. Assim, aqueles que reconhecem essa ligação desfrutam de mais produtividade, lucratividade e resiliência tecnológica.

Por outro lado, a falta de conectividade e infraestrutura digital provocam uma série de dificuldades que podem frear seu crescimento. Confira 4 deles e verifique se o seu negócio está enfrentando esses desafios!

1.      Suas equipes não conseguem trabalhar de forma colaborativa

Colaboradores que não conversam, silos de informações, retrabalhos e erros em processos são sinais claros da falta de conectividade. Afinal, o trabalho colaborativo e integrado garante uma operação fluida e alinhada com os mesmos objetivos.

O futuro das empresas será marcado pela interconexão de Data Centers com a nuvem e pela interoperabilidade e confiança das plataformas digitais, sistemas, banco de dados e provedores. Por isso, é importante ficar atento ao quanto isso pode afetar seus resultados e se adaptar.

2.      Sua infraestrutura não acompanha o crescimento da empresa

Investir em modernização e digitalização pode impulsionar o crescimento da empresa. Porém, a falta da uma infraestrutura digital de qualidade é uma barreira para esse desenvolvimento.

Imagine só conquistar novos mercados e clientes, mas não conseguir armazenar e gerenciar todos os dados que essa expansão traz consigo? Ou ainda ser incapaz de manter o padrão de qualidade e agilidade do serviço por falta de suporte tecnológico?

Se você já começou a identificar esse tipo de situação, é hora de agir. Para isso, procure a ajuda de fornecedores especializados!

3.      Seu negócio sofre com perda de dados e informações estratégicas

Os dados são a base para a tomada de decisão em empresas digitais. Isso porque, eles respondem a todos os questionamentos e ajudam a direcionar esforços e investimentos naquilo que trará os melhores resultados.

Entretanto, muitas empresas sofrem com a perda de informações. Sobre isso, vale dizer que nada adianta coletar os dados, se eles não forem devidamente armazenados.

Além disso, todo gestor atual precisa considerar e se preparar para mitigar ataques cibernéticos. O vazamento de dados pessoais é um dos grandes problemas empresariais e tem sérias consequências. 

4.      O acesso e a transferência de dados são lentos

Por fim, suas equipes perdem tempo para acessar e compartilhar dados, arquivos e informações? Esse é mais um indício da falta conectividade e infraestrutura digital.

Na era do tempo real, a lentidão para acessar um documento é um grande problema. Além de gerar uma má experiência, isso pode inviabilizar processos, reduzir a produtividade e provocar a perda de oportunidades.

Invista em infraestrutura digital e seja destaque no mercado!

Podemos concluir que a infraestrutura digital pode agregar valor aos negócios, dando a eles condições de crescer de forma escalável e produtiva. Afinal, não há como conquistar integração e conectividade sem uma base tecnológica de qualidade.

Nesse cenário, a capacidade de firmar boas parcerias será decisiva para os resultados empresariais. Ou seja, se unir a fornecedores de infraestrutura digital experientes e com capacidade de suporte é o grande diferencial dos negócios digitais.

A Ascenty é líder absoluta em Data Center na América Latina. Mas sua atuação vai muito além disso, uma vez que oferece um verdadeiro ecossistema de conectividade para que sua empresa esteja online o tempo todo.

Temos a solução ideal para as suas necessidades e vamos ajudá-lo a aprimorar sua infraestrutura, conectividade, segurança e escalabilidade. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!