• Português
  • English
  • Español

Ascenty inaugura primeiro Digital Realty Innovation Lab (DRIL) na América Latina

Home » News Ascenty » Ascenty inaugura primeiro Digital Realty Innovation Lab (DRIL) na América Latina

Instalado em Vinhedo, no interior de São Paulo, o DRIL será usado para testar soluções de inteligência artificial antes da implantação em escala

São Paulo, 4 de novembro de 2026 – A Ascenty, uma joint venture entre a Digital Realty e a Brookfield Infrastructure e a maior provedora de serviços de data center e conectividade da América Latina, anuncia a inauguração do primeiro Digital Realty Innovation Lab (DRIL) da região. Localizado no campus da empresa em Vinhedo, no interior de São Paulo, o laboratório vai permitir que os parceiros e clientes da Ascenty testem, validem e otimizem soluções de infraestrutura para Inteligência Artificial de diferentes fornecedores, em um ambiente real de data center, antes de implantá-las em escala.

O espaço combina infraestrutura de alta densidade, tecnologias avançadas de refrigeração, conectividade resiliente e soluções de parceiros. A proposta é ajudar os clientes a avaliarem como os componentes funcionam em conjunto e identificarem a arquitetura mais adequada às suas necessidades. Assim, os testes poderão ser usados para apoiar decisões sobre investimentos, otimização de custos e preparação dos ambientes para o crescimento de workloads de IA.

“Trazer o DRIL para São Paulo significa investir diretamente no futuro da IA na América Latina. Nosso compromisso com a região é sustentado por anos de construção e operação de infraestrutura, o que nos possibilita entender o que nossos clientes precisam e apoiá-los no seu desenvolvimento”, afirma Chris Torto, fundador e CEO da Ascenty.

Infraestrutura preparada para IA

O avanço da IA aumenta as exigências de energia, refrigeração e integração entre os equipamentos. Por isso, o DRIL São Paulo foi projetado para testar workloads com racks que utilizam liquid cooling preparados para densidades de 150 kW ou mais, conforme a evolução do setor.

O laboratório conta com refrigeração em circuito fechado de alta eficiência com água gelada, sistema de contenção e configurações de troca térmica líquido-líquido e ar-líquido. Essa estrutura permite comparar diferentes formas de atender às necessidades térmicas da infraestrutura de IA e avaliar seu desempenho antes de definir o projeto a ser implantado.

Para os testes em condições reais de operação, o ambiente dispõe de redundância distribuída e sistemas de alimentação ininterrupta de energia (UPS) em paralelo. A conectividade conta com duas entradas de fibra óptica por rotas distintas e uma arquitetura neutra em relação às operadoras, permitindo o acesso a diferentes provedores.

Sistemas integrados de gestão predial (BMS) e monitoramento de energia elétrica (EPMS) dão visibilidade sobre a operação. O DRIL também reúne múltiplas camadas de segurança física, de rede e operacional.

Validação de tecnologias em um ambiente integrado

O DRIL reúne soluções de parceiros para testar a integração entre processamento, redes, armazenamento, distribuição de energia e refrigeração. Entre as tecnologias disponíveis hoje, automação de redes da Nokia, redes abertas da OpenGlobe,Oracle IA Customer Excellence Center e a infraestrutura de IA da Keraunos para testes de workloads, rotas e latência. O ambiente também integra soluções de liquid cooling da Schneider Electric e da Delta, cabeamento estruturado da CommScope, distribuição elétrica por barramentos da Starline e ferramentas de gestão de infraestrutura de data centers (DCIM) e gêmeos digitais da TrustedData. A implantação contou ainda com a EBM, responsável pela construção; a IDS, pelo fornecimento e instalação do sistema de controle térmico, com manifold da Starcenter; a Multiway, pela contenção de corredores quentes e eletrocalhas; e a Consultimer, pela instalação do cabeamento estruturado.

“A infraestrutura de IA evolui em um ritmo que torna a interoperabilidade cada vez mais complexa. À medida que as organizações integram computação, redes, refrigeração e outras tecnologias de ponta, precisam ter confiança de que esses componentes funcionarão em conjunto e em escala, conforme as cargas de IA passam da experimentação para a produção. O DRIL oferece a clientes e parceiros de todo o mundo um ambiente controlado para identificar possíveis pontos de falha e validar sua arquitetura antes da implantação”, afirma Claude Brown, vice-presidente sênior de vendas para as Américas da Digital Realty.

A unidade de São Paulo passa a integrar a rede global de Digital Realty Innovation Labs, que já conta com instalações na Virgínia, nos Estados Unidos, em Tóquio e em Londres. A Digital Realty  prevê inaugurar novos espaços em Singapura e Joanesburgo até 2026.

Citação dos parceiros:

“Empresas de toda a América Latina buscam, cada vez mais, serviços de nuvem disponibilizados dentro de seus próprios data centers, em vez de depender exclusivamente de uma região de nuvem pública. A implementação do Oracle Exadata Cloud@Customer, combinada à infraestrutura de colocation e interconexão da Digital Realty no DRIL, oferece uma arquitetura validada em conjunto, que pode ser testada com as próprias cargas de trabalho das empresas, utilizando apenas dados fictícios, sem dados de produção ou informações sensíveis. Isso permite realizar os testes localmente, antes da tomada de decisão sobre a implementação”, afirma João Paulo Lunardelli, Head do Oracle AI Customer Excellence Center na América Latina.

“Projetos de infraestrutura para a IA podem ter sua performance comprometida por conta de limitações de rede que impeçam as GPUs de funcionar em sua plena capacidade, problema que vem à tona apenas quando tudo já está operando em conjunto. As tecnologias da Nokia que estão disponíveis para validação no DRIL, como o Nokia Data Center Fabric e os roteadores 7750 SR, entregam a confiabilidade e a alta performance que a nova geração de infraestrutura para IA exige. Ao unir o conhecimento da Nokia em redes às capacidades da Digital Realty em eletricidade, resfriamento e interconexão, o laboratório viabiliza aos clientes testes de interoperabilidade, automação e performance, antes que possam escalar seus projetos”, comentou Javier Falcón, VP de Infraestrutura de Redes da Nokia para a América Latina.

“Há uma década, a OpenGlobe projeta, testa e implementa soluções de Open Compute e Open Networking em ambientes reais de produção. Hoje, somos reconhecidos como o primeiro OCP Experience Center da América Latina. É essa experiência que levamos ao DRIL São Paulo: uma infraestrutura de IA de alto desempenho, construída com as melhores soluções de diferentes fornecedores, garantindo liberdade de escolha e menor custo total de propriedade. Para a Ascenty, seus parceiros e clientes, tudo o que é validado aqui pode ser implementado em qualquer lugar do mundo”, afirma Victor Fernando Proscurchin, fundador e CEO da OpenGlobe.

“A parceria representa a primeira implantação física da plataforma de IA soberana da Keraunos no Brasil. Dentro do ecossistema NVIDIA, vamos demonstrar nosso modelo de AI Virtual Private Cloud, com infraestrutura dedicada, segura e escalável para empresas e instituições públicas, controle de dados no país e um caminho claro da validação de workloads até a produção. Mais do que demonstrar tecnologia, o projeto vai validar um modelo de implantação replicável e acelerar a conversão de demanda em infraestrutura produtiva. É o primeiro passo para uma plataforma de IA soberana com múltiplos megawatts no Brasil e, depois, na América Latina”, afirma Eduardo Meyer, Cofundador e COO da Keraunos Compute.