Entenda como a Ascenty pode assumir o papel da TI estratégica da sua empresa

Que tal ouvir este conteúdo ao invés de ler? Basta apertar o play logo acima e aproveitar essa comodidade do blog da Ascenty!

Muitas empresas não possuem uma TI estratégica, um fato que pode ser a razão por trás de seus fracassos e da falta de crescimento no negócio.

Mas afinal, como uma TI estratégica, calcada em um planejamento propositivo, baseado em tecnologias modernas e cujos objetivos contribuem para as metas organizacionais, pode transformar uma empresa? Bom, a resposta está na própria pergunta acima.

Uma TI estratégica é eficaz e valiosa. Afinal, possibilita que o setor alinhe seus recursos de TI e tecnologia com os objetivos de negócios e maximize o retorno do investimento. Além disso, o planejamento estratégico de TI garante que uma empresa seja responsável e permaneça no caminho certo com suas metas de TI e de negócios.

Que tal entender mais sobre o tema e conferir como a Ascenty pode ajudar a transformar o setor de Tecnologia e Informação em um braço estratégico do seu negócio?

Qual é a necessidade de uma TI estratégica para as organizações atualmente

Uma TI estratégica nada mais é do que a forma que uma empresa considera o setor de tecnologia em sua estrutura organizacional. Nesse sentido, a TI é encarada como um player crucial para o sucesso das operações. Assim, ela conta com um planejamento estratégico extenso e aprofundado, que detalha como a tecnologia e os processos devem ser utilizados para cumprir com os objetivos organizacionais.

Esse planejamento pode ser composto de várias maneiras, seja como um plano de ação ou um roadmap da cadeia de valor do setor para a empresa. Mas qual a necessidade disso para uma organização?

Em poucas palavras: uma TI estratégica pode ajudar sua empresa a compreender a melhor maneira de alocar seus recursos de maneira eficaz, bem como a melhor forma de direcionar seus esforços para a melhor tomada de decisão.

É essencialmente um roteiro para as empresas, um suporte para que entendam e se familiarizem com todas as áreas de TI, permitindo que elas tomem decisões inteligentes com base em informações para impulsionar o crescimento.

Entre os benefícios dessa transformação no setor de TI, podemos mencionar:

  • Abordagem que unifica o processamento e compartilhamento de informações, assim aumentando a eficiência, melhorando a colaboração e minimizando erros.
  • Permite a coleta, processamento, governança e análise de dados, contribuindo para adoção de estratégias e tecnologias impulsionadas por IA e big data para business intelligence.
  • Abordagem holística e completa da segurança cibernética para que você possa proteger efetivamente os dados de clientes e funcionários.
  • Melhora a resiliência de TI e minimiza os altos custos relacionados ao tempo de inatividade prolongado.
  • Permite que seu departamento de TI tenha um papel prático na distribuição de recursos e no planejamento de projetos.
  • Melhora a comunicação entre a TI e os outros líderes de departamento para alcançar um melhor alinhamento.
  • Otimiza o atendimento ao cliente, bem como sua experiência geral, de modo a potencializar os resultados e reduzir custos de retrabalhos e erros.

TI estratégica: quais os desafios de fazer essa gestão que traz mais valor ao setor?

Agora, quais os principais desafios para que o seu negócio implemente uma TI estratégica e realmente valiosa para sua organização? Afinal, mudar a direção de gestão de um setor tão importante não é uma tarefa fácil.

Em geral, o principal (e mais complexo) processo é a auditoria do seu negócio e da infraestrutura de TI. Essa auditoria tem como objetivo conduzir uma análise aprofundada das políticas de TI da sua empresa, operações e toda a infraestrutura.

Ele investiga se os sistemas atuais estão realmente atualizados, alinhados com as melhores práticas do setor e alinhados com seus objetivos de negócios. A auditoria também deve descobrir quaisquer riscos associados à sua infraestrutura de TI e fornecer as próximas etapas para ajudar a reduzir esses riscos.

Além disso, quando falamos de um planejamento estratégico, trata-se essencialmente de definir a direção do setor. Nesse sentido, os principais desafios podem ser relativos a:

  • Uma definição ruim dos objetivos;
  • Falta de alinhamento dos líderes de setores;
  • Falta de habilidade e recursos para mapear o progresso;
  • Falta de conexão dos funcionários e líderes à estratégia;
  • Falta de indicadores-chave de desempenho para medir corretamente.

Entenda como a Ascenty pode ser a sua principal aliada para uma TI mais estratégica

Você sabia que a Ascenty, líder em Data Centers em toda América Latina, pode contribuir para tornar sua TI estratégica?

Primeiro, você conta com soluções completas de Data Center, como o melhor serviço e infraestrutura de Colocation do mercado, além de várias ofertas complementares, como o Smart Hands, Work Areas e um posicionamento geográfico favorável para suportar estruturas de Disaster Recovery.

Além disso, sua empresa pode aproveitar do melhor guarda-chuva de soluções de conectividade, com ofertas como o Cloud Exchange, Conexão com os principais Internet Exchanges do mercado, Cross Connect que viabiliza sua conexão com a operadora que melhor atenda o seu negócio, Banda IP para manter seu ambiente conectado com a internet e muito mais.

O Cloud Connect é também uma forma de aproximar sua empresa dos principais provedores de serviços e soluções na nuvem do mundo. Sem esquecer das soluções de alta capacidade de transmissão, como o DWDM, uma solução que proporciona conexão de alta velocidade e desempenho com uma única fibra óptica. Solução essa que viabiliza replicações de storages e interconexões de altíssima capacidade.

Além disso, a Ascenty hospeda as principais infraestruturas de Internet Exchange — que se trata dos Pontos de Interconexão dos IX (estruturas físicas localizadas na ponta de várias redes), capazes de melhorar a troca de dados e impulsionar o crescimento do seu negócio.

Esses, é claro, são apenas alguns dos serviços e produtos da Ascenty, empresa altamente certificada e, entre outras coisas, alinhada com a causa da sustentabilidade.

Entre eles, o selo ISO 50001, que atesta a implementação de sistemas de gestão de energia, e o ISO 14001, que define os requisitos para implementação de um sistema de gestão ambiental.

O melhor? A Ascenty conta com 34 unidades de infraestruturas de Data Centers (em funcionamento ou construção) em locais estratégicos, tanto do Brasil, como no Chile, México e Colômbia.

E você, preparado para tornar sua TI estratégica? Converse conosco e entenda como a Ascenty pode transformar seu negócio!