Plano de contingência de TI: aprenda a elaborar e colocá-lo em prática!

O que acha de ouvir este texto? Aperte o play acima e aproveite esse diferencial do blog da Ascenty!

O plano de contingência de TI é um instrumento essencial para garantir a segurança dos dados e do ambiente digital de uma empresa, bem como para assegurar a continuidade de suas operações. Afinal, cada vez mais, a infraestrutura de TI está relacionada com pilares da atuação de um negócio.

Ou seja, eles são essenciais para que uma empresa funcione bem e preste serviços, produza produtos e realize vendas e atendimentos de qualidade. Por isso é tão importante criar seu plano de contingência!

Com ele, você terá as bases para uma atuação preventiva com a infraestrutura de tecnologia, bem como as diretrizes para uma atuação reativa em caso de imprevistos e problemas que acontecerem.

Que tal aprender o que é e como elaborar o seu plano de contingência? Preparamos um guia básico que vai explicar tudo em detalhes, confira:

O que é um plano de contingência de TI?

Na teoria, o plano de contingência de TI é um documento que discrimina as ações que visam assegurar a continuidade das operações do setor de tecnologia e informação de um negócio.

Na prática, trata-se de uma série de medidas técnicas e processos aplicados assim que um erro crítico é identificado em um componente, sistema ou serviço digital — tudo para que se resolva de forma rápida e dinâmica.

O principal objetivo do plano de contingência de TI é definir os procedimentos para manutenção preventiva e corretiva, bem como para a recuperação de desastres.

Este documento deve fornecer uma visão geral da infraestrutura tecnológica existente, informar como ela será monitorada e listar todos os problemas e conflitos que possam surgir em sua operação.

Além disso, algumas áreas são essenciais neste processo:

  • Identificar os processos críticos;
  • Definir quais processos precisam ser verificados;
  • Analisar possíveis cenários de risco e criar soluções;
  • Desenvolver planos para operações de backup e recuperação;
  • Criar programas de treinamento para os funcionários que irão utilizar esses serviços.

Finalmente, o plano deve ser atualizado regularmente para acompanhar as mudanças na tecnologia e nas práticas de negócios. Desta forma, você pode ter certeza de que sua organização está pronta para lidar com qualquer tipo de problema.

Ao estabelecer estas diretrizes, será possível proporcionar um ambiente seguro para o seu negócio e garantir a continuidade de suas operações.

como criar um plano de contingência de TI

Como elaborar um plano de contingência de TI?

Afinal, como o seu negócio pode elaborar plano de contingência de TI e aproveitar os benefícios desse instrumento de segurança? Confira os passos que separamos:

Inclua toda a organização no processo

É importante que toda a equipe compreenda a natureza dos riscos, por isso é essencial incluir todos os funcionários no processo.

Reúna informações sobre as tecnologias existentes

Para começar, você deve analisar e identificar quais pessoas (e os seus papéis) e tecnologias fazem parte da infraestrutura de TI de sua empresa. Isso inclui software, hardware, redes e sistemas de armazenamento, entre outros elementos.

Então, mapeie os riscos e identifique áreas prioritárias — isso simplificará a definição dos treinamentos ideais para cada indivíduo.

Defina quais são as prioridades

Você deve definir a prioridade de cada processo e tecnologia em sua infraestrutura. Como mencionamos, essa ação o ajudará a determinar quais áreas devem ser recuperadas primeiro no caso de um incidente geral, por exemplo.

Identifique os possíveis riscos

O próximo passo é identificar riscos potenciais e criar soluções que possam mitigá-los. Você também deve considerar quaisquer ameaças externas, tais como malware ou ataques cibernéticos.

Além disso, não se esqueça dos riscos humanos, como os serviços atrelados à manutenção ou mesmo limpeza dos servidores e qualquer hardware.

Defina os responsáveis por gerenciar a crise

Após identificar e definir os riscos potenciais, é importante determinar quem será responsável por gerenciá-los no caso de um incidente. Além disso, é importante estabelecer o papel de cada área ou equipe na recuperação da falha ou desastre.

Mapeie as fragilidades da TI da sua empresa

Você também deve identificar os pontos fracos da infraestrutura de TI. Pode até parecer semelhante aos riscos, mas quando falamos de riscos, trata-se de cenários possíveis no futuro — que sequer mostram sinais que aconteceriam agora.

Por outro lado, as fragilidades são brechas identificadas em sua infraestrutura e que, potencialmente, gerariam problemas em curto prazo. Isso inclui olhar de forma ampla para seu hardware e software, assim como quaisquer outros elementos que possam ser vulneráveis a um ataque ou mau funcionamento.

Uma vez que você tenha identificado todos os riscos potenciais, você deve desenvolver uma lista de soluções de backup para mitigá-los. Estas incluem fazer backup dos dados regularmente e ter sistemas redundantes no lugar.

Planeje testes contínuos

Finalmente, você precisa planejar testes regulares da infraestrutura de TI. É uma ação que o ajudará a identificar quaisquer problemas que possam surgir e tomar medidas para resolvê-los o mais rápido possível.

Desenvolva as estratégias de recuperação da área

Também é importante desenvolver estratégias de recuperação a partir de diferentes cenários. Por exemplo, se um desastre natural ocorrer, você deve ter um plano para restaurar seus dados e operações o mais rápido possível.

Como colocar o Plano de contingência de TI em prática?

Com o plano de contingência de TI pronto e aprovado, é hora de começar a colocá-lo em prática. Isso inclui o treinamento dos funcionários no uso adequado da infraestrutura e testes regulares de todos os sistemas para garantir que estejam atualizados e seguros.

Além disso, você deve envolver as principais partes interessadas no processo para assegurar que todos entendam o plano e suas funções dentro dele. Isso ajudará a criar um ambiente de equipe coeso, assim como fornecerá uma visão adicional dos riscos ou soluções em potencial.

Finalmente, lembre-se de que tal plano deve ser atualizado regularmente para acompanhar as mudanças na tecnologia e nas práticas comerciais. Dessa forma, você pode ter certeza de que sua organização está pronta para lidar com qualquer tipo de problema.

Plano de contingência de TI e Disaster recovery: entenda as diferenças e como eles se complementam

Ao estabelecer tais diretrizes, você será capaz de fornecer uma infraestrutura de TI segura e confiável, que resista a riscos e interrupções potenciais. É um instrumento que garantirá a continuidade de suas operações comerciais e protegerá sua organização de qualquer incidente inesperado.

Por isso, é essencial que junto com seu plano de contingência de TI, você tenha acertado sua solução de Disaster Recovery.

Esse serviço complementa as ações sugeridas no plano de contingência e, com o provedor certo, pode ser acionado no mesmo instante que algum problema acontece em sua infraestrutura.

Assim, nenhum desastre pode interromper seu fluxo de dados, pois estarão seguros por conta de backups constantes.

Que tal entender mais sobre esse serviço? Preparamos um guia completo sobre Disaster Recovery. Confira!