SLA de Atendimento no Colocation: não contrate sem analisar!

Dê play na sua jornada de conhecimento! Toque para ouvir o artigo.

O SLA de atendimento é um documento indispensável na área de tecnologia, especialmente quando falamos em Data Centers. Sem dúvidas, esse é um dos aspectos mais essenciais para contratar um bom provedor de Colocation.

Se você está procurando um parceiro, deve ter percebido que os provedores trabalham com diferentes SLAs. Mas, atenção: esse não é um mero detalhe de um contrato, por isso merece toda a sua atenção antes de tomar qualquer decisão.  

Neste conteúdo, vamos falar mais do tema, explicando o que é um SLA de atendimento, qual sua importância na contratação de Colocation e muito mais. Continue conosco!

O que é SLA de atendimento?

SLA (Service Level Agreement), em português Acordo de Nível de Serviço, é um acordo formal sobre a qualidade e maneira com que um serviço é prestado. Assim, é considerado um verdadeiro contrato entre provedor e cliente, tornando a relação mais transparente e segura para as duas partes.

Em geral, o SLA de atendimento vem anexo no contrato e conta com todas as regras, critérios e diretrizes que orientarão o serviço. O foco é garantir um bom nível de atendimento e oferecer uma boa experiência aos clientes.

Afinal, para que serve o SLA de atendimento?

O SLA de atendimento tem um papel fundamental na contratação de fornecedores de TI. Isso porque, documenta os detalhes do serviço, dando segurança jurídica para o contrato e evitando problemas.

Sendo assim, podemos dizer que o documento proporciona mais segurança e transparência na gestão de entregas. Além disso, define responsabilidades e deixa claro quais as métricas orientarão o trabalho de todos.

Com um SLA bem definido, sua empresa sabe exatamente o que esperar e como medir o desempenho do fornecedor. Ou seja, caso não esteja conforme a expectativa, fica mais fácil identificar o problema para corrigi-lo rapidamente ou trocar de parceiro.

O que não pode faltar no SLA de um provedor de Colocation?

O Colocation é uma modalidade de prestação de serviços. Afinal, há o fornecimento de uma infraestrutura digital de armazenamento de dados — o que inclui todos os cuidados e processos relacionados à segurança, eficiência, redundância e conectividade, por exemplo.

Sendo assim, o ideal é que o provedor de Colocation elabore esse documento junto com o cliente, de forma ampla e personalizada. Dessa forma, eles listam os detalhes da relação e definem o que e como o serviço será disponibilizado.

Para garantir um relacionamento vantajoso e seguro para as duas partes, existem questões essenciais no SLA de atendimento. São eles:

  • Identificação detalhada do provedor e do cliente;
  • Informações sobre onde os dados serão armazenados;
  • Informações sobre o tempo de atividade;
  • Diretrizes, métricas e relatórios;
  • Detalhes sobre processos de segurança da informação;
  • Restrições e penalidades para o descumprimento do acordo.

Lembre-se de que o objetivo é o sucesso da parceria. Portanto, se sentir falta de algum detalhe importante, converse com a empresa e peça que a informação seja incluída no Acordo de Nível de Serviço.

4 motivos para avaliar o SLA de atendimento antes de contratar um provedor de colocation

A análise do SLA é um fator estratégico na hora de escolher o provedor de Colocation ideal para seu negócio.

Em primeiro lugar, vale ressaltar: sem SLA de atendimento, não há acordo! O documento é uma segurança para as duas partes, pois detalha processos e delimita responsabilidades.

Mas se você ainda está em dúvidas sobre sua importância, é interessante conferir os 4 benefícios a seguir. Eles te ajudarão a ter uma visão do papel desse acordo.

1.      Garantia da qualidade do serviço prestado

Quando uma empresa assina um contrato de prestação de serviço, ela espera que o provedor faça entregas de qualidade, certo? Porém, por vários motivos, isso nem sempre acontece.

Nesse sentido, o SLA de atendimento é uma garantia extra e definitiva de qualidade. Ao listar as métricas para mensuração do desempenho, ela facilita a gestão da parceria por meio de dados objetivos e já listados no início da relação.

Além disso, a “régua” que o SLA de atendimento estabelece serve para que o provedor jamais se perca na hora de prestar o serviço. Pois ele sabe que, no momento que o fizer, pode haver consequências.

Outro ponto é que o SLA de atendimento ajuda os provedores a seguirem os padrões internos e externos, adequando-se mais rapidamente às rotinas dos seus clientes.

2.      Traz transparência na negociação

Como pontuamos, o SLA de atendimento é o documento ideal para dar maior segurança aos envolvidos. Isso porque, é um documento com garantia legal que traz mais transparência à relação.

Caso o gestor perceba que o serviço está abaixo das expectativas, basta mensurar as métricas e evidenciar as cláusulas. Assim, ele pode garantir uma rescisão amigável do contrato, evitando prejuízos com a manutenção de uma parceira negativa.

3.      Confere credibilidade

O SLA de atendimento é também um instrumento de credibilidade para os envolvidos. Pense bem: ao contratar um provedor de colocation, sua empresa espera firmar uma parceria de longo prazo, o que só ocorre quando se tem a certeza de que o serviço tem qualidade, segurança e eficiência.

Nesse sentido, um parceiro que cumpre o SLA tem uma boa reputação no mercado. Isso facilita a seleção da empresa e, mais do que isso, te dá a tranquilidade para operar enquanto seus dados estão protegidos.

4.      Garante satisfação para quem contrata o Colocation

Por fim, se a sua empresa espera determinado nível de serviço de um provedor, defina-o no SLA de atendimento. Suporte técnico, gestão da conta, service desk, tudo isso pode ser incluído no documento, conforme sua demanda e a política do parceiro.

As melhores empresas do mercado oferecem SLAs flexíveis e completos, alinhados com as principais práticas nacionais e internacionais. Assim, o cliente tem satisfação garantida e pode aproveitar de todos os benefícios do Colocation, sem dores de cabeça ou quedas na qualidade.

SLA de Atendimento no Colocation: dicas para você avaliar e contratar o melhor parceiro

Vai contratar um provedor de colocation? Você já entendeu que o SLA é sua segurança de uma contratação confiável. Mas, ainda pode estar com uma dúvida muito importante: como identificar um bom SLA de atendimento no Colocation.

A seguir, selecionamos algumas dicas que te ajudarão. Acompanhe!

Observe a Classificação TIER do Data Center

A classificação TIER é um dos maiores indicadores de que um Data Center é confiável e resiliente. Portanto, questione o provedor sobre essa certificação:

  • Tier 1: nível básico, em que a infraestrutura não oferece redundância;
  • Tier 2: existe um nível mínimo de redundância energética e de refrigeração;
  • Tier 3: alto nível de redundância. O Data Center consegue se manter funcionando por 72 horas sem fornecimento de energia.

Avalie a qualidade do suporte e atendimento ao cliente

Para garantir uma relação duradoura com uma empresa de Data Center, é essencial que ela ofereça um suporte de qualidade. Nesse sentido, é válido conferir como os atuais clientes o avaliam.

Quer um exemplo? Veja como a Ascenty se empenha para garantir o melhor atendimento:

  • Suporte em regime Scalation List — inclusive, com o telefone do CEO;
  • Zona de Excelência na avaliação dos clientes — NPS acima de 85%;
  • Suporte em português, inglês e espanhol;

Ascenty: a melhor infraestrutura, com o melhor nível de serviço do mercado!

E, então, sua empresa, já conta com um Colocation de qualidade, com diretrizes claras, coerentes e bem detalhadas em um SLA de atendimento? Se a resposta é ainda não, conte com a Ascenty!

Líder absoluta do Quadrante ISG por 4 anos seguidos e eleita a Empresa do Ano de serviços de Data Centers pela Frost&Sullivan, a Ascenty garante o melhor serviço, personalizado para as necessidades da sua organização!

São 34 Data Centers em operação/construção, estrategicamente instalados no Brasil, Chile, Colômbia e México, interligados por uma rede de fibra óptica nova e própria de mais de 5.000 km de extensão. Aliás, essa rede também os conecta às estações de cabos submarinos de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.

Que tal conhecer mais sobre as soluções de Colocation da Ascenty? Nosso time está pronto para te atender!