O armazenamento de dados não precisa consumir seu orçamento e o planeta. Entenda!
O que acha de poupar a leitura e ouvir o conteúdo?
O armazenamento de dados sustentável é uma preocupação cada vez maior no universo corporativo. Isso porque, CEOs, CTOs, gestores, acionistas, clientes e o público em geral estão cientes do aumento do volume de dados no planeta e de como isso afeta o meio ambiente.
Sem dúvidas, sustentabilidade não é só uma palavra da moda. A verdade é que vivenciamos um cenário complexo: de um lado, a gestão baseada em dados é vista como essencial; do outro, existem a pressão regulatória e a exigência do mercado por processos mais verdes.
Mesmo sendo desafiador, o armazenamento de dados não precisa consumir seu orçamento e o planeta. Tem dúvidas? Continue conosco e entenda!
O armazenamento de dados e o futuro das empresas
Você já parou para pensar na quantidade de dados que o mundo produz? Apesar de não percebermos, todas as nossas interações no meio digital resultam em dados: transações bancárias, posts em redes sociais, envio de e-mails e mensagens instantâneas, conteúdos de streaming…
Segundo o estudo da IDC, Data Age 2025, a quantidade de dados gerada, processada e consumida em 2020 foi de 59 Zettabytes. O número já era impressionante, mas a previsão é de que chegue a 175 ZB até 2025.
No mesmo sentido, é possível perceber que as empresas orientadas por dados — ou seja, que investem na liderança e alfabetização de dados — têm mais chances de crescer de forma saudável e ordenada. Isso porque, dão passos planejados e avaliam os impactos de cada decisão.
Sendo assim, podemos dizer que o futuro das empresas está no armazenamento de dados eficiente, seguro, escalável e sustentável. Mas, à medida que a quantidade de dados explodiu, o custo e a dificuldade em guardá-los e gerenciá-los também dispararam.
Como tornar o armazenamento de dados mais sustentável e econômico?
Se as empresas precisam dos dados para sobreviver, não há como parar a produção. Como vimos, a tendência é que isso só aumente nos próximos anos.
Porém, as organizações estão realmente preocupadas em como isso pode impactar o meio ambiente e o seu orçamento. Afinal, o armazenamento de dados e todas as atividades ligadas a ele podem custar caro.
Sendo assim, como resolver o problema? Existe um caminho estratégico e que está sendo implementado por cada vez mais gestores. Confira!
Terceirização de Data Center: a resposta para economizar dinheiro e preservar a natureza
Sua empresa conta com um Data Center local? Embora seja uma estratégia adotada por muitos negócios anos atrás, o modelo está caindo em desuso. Os motivos são simples: custo e impacto ambiental.
Para reduzir a emissão de carbono, as organizações estão investindo na terceirização de Data Center — conhecido como Colocation. Assim, elas deixam de gastar com infraestrutura própria e se tornam mais sustentáveis.
Na prática, há uma economia considerável com a locação de espaço para armazenamento. Além disso, os provedores de Data Centers contam com processos robustos e que contribuem para a preservação do meio ambiente.
Toda essa estratégia permitirá que seu negócio aproveite os investimentos e iniciativas de energia limpa de diversos parceiros de forma simultânea. Além disso, ao terceirizar o armazenamento de dados, você consumirá menos energia.
Mas, atenção! Esse objetivo só é alcançado quando a empresa de Data Center escolhida investe em energia limpa para a manutenção de suas operações.
Como ocorre a migração para o Colocation?
Se você chegou até aqui, pode estar se perguntando: como saio de uma infraestrutura local e migro para um Data Center Colocation?
Embora o processo exija planejamento e o auxílio de profissionais qualificados, essa transição está cada vez mais simples e rápida. Atualmente, é possível migrar os dados com segurança para uma infraestrutura terceirizada, sem a necessidade de trocar o provedor de nuvem, por exemplo.
Com um Data Center Carrier Neutral, você armazena seus dados de forma prática e segura, escolhendo o cloud provider mais vantajoso e conveniente para o seu negócio.
Traga seus dados para a Ascenty: referência em Data Centers sustentáveis na América Latina!
Ao longo deste conteúdo, ficou evidente que é possível tornar o armazenamento de dados mais econômico e sustentável. E um dos caminhos mais estratégicos para isso é investir em um Data Center Colocation.
A Ascenty é líder de mercado nesse segmento, com mais de 34 infraestruturas com localizações privilegiadas no Brasil, Chile, México e em breve Colômbia. Além disso, a sustentabilidade norteia todas as nossas decisões, sendo uma prioridade em nosso dia a dia:
- Empresa 100% Carbono Zero;
- Data Centers operando com 100% de energia renovável;
- Iluminação nos Data Centers 100% em lâmpadas LED;
- Programa Aterro Zero;
- Uso de sensores de presença e automação de Data Center, para reduzir o consumo de energia;
- Sistemas de refrigeração de última geração.
Com o aumento dos debates sobre o impacto ambiental provocado pelo grande volume de dados, nenhuma empresa pode ignorar seu papel no futuro do planeta. A Ascenty está empenhada em melhorar cada vez mais seus índices de sustentabilidade e pode te ajudar nessa jornada.