Por que você precisa de um parceiro especializado em serviços de Data Center?

Você sabia que pode ouvir este artigo ao invés de ler? Aperte o play acima e aproveite essa comodidade!

Afinal, por que a sua empresa deveria contratar serviços de Data Center de uma empresa especializada, em vez de internalizar todas as demandas? Nós temos a resposta, que tal conferir?

Os data centers são tão cruciais para manter as operações diárias das empresas. Aliás, atualmente, é difícil encontrarmos uma organização conectada que não os utilize.

Seja por meio de serviços SaaS ou com uma gestão própria de infraestrutura de servidores e dados, é essencial ter conhecimento suficiente para administrar essa parte do negócio. Isso porque, os data centers são a base para manter as operações e crescer de forma escalável.

Mas afinal, vale mesmo a pena contar com um fornecedor especializado em serviços de data center? É o que vamos discutir neste conteúdo, confira:

O Data Center e seu papel fundamental nos negócios

Como mencionamos, os data centers são o coração dos negócios atualmente. Essa solução é utilizada para centralizar operações de TI compartilhadas e capacitar a gestão de dados, bem como suportar todo ecossistema tecnológico administrativo.

Não por menos, de acordo com dados da Globe Newswire, o mercado de data centers deve alcançar US$288 bilhões em 2027. Seja uma solução nativa da nuvem, um data center virtual, colocation ou on-primise, o Data Center possibilita que toda computação dentro de uma empresa funcione.

Ou seja, todos os seus processos digitais (qualquer um, mesmo o envio de um e-mail), armazenamento de dados, capacidade de rede e aplicações corporativas. Assim, como hoje basicamente todas as operações são realizadas por computadores, é justo dizer que um data center é o núcleo de um negócio.

Gerenciar um data center internamente pode ser uma tarefa difícil

Para qualquer organização em crescimento, pode ser tentador ter um data center interno. No entanto, esse pode ser um passo arriscado para sua empresa e para sua autonomia financeira e estratégica.

Entre os pontos de atenção, podemos mencionar o seguinte:

É impossível obter economia por escala

Economia por escala é um termo muito utilizado em vários setores, como no atacado. É quando uma empresa consegue economizar, por ter a capacidade de comprar algo em grande escala.

E no caso de data centers, quanto maior é melhor do ponto de vista financeiro, mas a maioria das organizações não pode justificar um investimento desse tamanho.

Na prática, é possível esperar um ROI real de um data center próprio apenas com vários metros quadrados de infraestrutura dedicada.

Isso é possível para uma grande empresa e, mais ainda, para uma instalação de colocation, mas não é realista para uma empresa de pequeno e médio porte

E, embora a equipe de TI geralmente almeje a propriedade de seus servidores, ela não tem acesso ao panorama geral do que está custando à empresa administrar seu data center, incluindo todos os custos.

Dificuldade em atualizar hardwares e rede

Os avanços em rede, computação e armazenamento estão se movendo em ritmo acelerado, e acompanhar esses ciclos de atualização requer dinheiro e experiência no tema. Sua empresa possui a expertise necessária? Por isso, contar com serviços de data center é tão importante.

Descobrir quais são suas necessidades de rede, computação e armazenamento com base em seus aplicativos e dados é demorado. Agora, considere o fato de que esses três elementos principais de sua infraestrutura raramente têm ciclos de atualização sincronizados.

Ou seja, esse torna-se um trabalho integral e complexo — que requer a atenção de especialistas no tema.

Exige enorme eficiência energética

Hoje, administrar uma infraestrutura de TI e de dados hoje requer muita energia. Para você ter noção, só esse elemento pode representar de 70% a 80% do custo total de operação da instalação.

Gerenciar todos os aspectos físicos de uma sala de servidores e equipamentos consome muito tempo e recursos. Assim, administrar seu próprio data center significa que você precisará expandir sua equipe de TI com conhecimentos específicos dedicados ao seu gerenciamento e manutenção.

Mesmo que você decida manter a infraestrutura local, não faz sentido executá-la você mesmo — são vários nós que devem ser desatados para manter o data center sempre em compasso com as demandas da atualidade.

Por que escolher um parceiro especializado em serviços de Data Center?

Um parceiro especializado em serviços de data center pode dar mais tranquilidade na gestão da sua infraestrutura de dados.

Uma empresa que já está no negócio, com expertise e equipe dedicada à gestão de colocation e outros serviços relacionados, pode facilmente assumir tarefas em seus data centers, incluindo:

  • Gerenciamento do Cabling e Rack elevation;
  • Configuração e gerenciamento do controle de acesso;
  • Configuração e documentação da infraestrutura instalada;
  • Gerenciamento de fornecedores, incluindo instalações e HVAC;
  • Monitoramento de hardware, rede e equipamentos ambientais;
  • Identificação de oportunidades para melhor eficiência energética e TI verde;
  • Auditorias, atualização e gerenciamento de mudanças conforme necessário.

Ascenty: a melhor escolha em serviços de Data Center!

A transformação digital exige que organizações de todos os tamanhos se concentrem menos nas operações de manutenção da infraestrutura de TI e mais no papel estratégico que a tecnologia desempenha em sua rotina.

O objetivo é agregar diferenciais dos concorrentes e ganhar terreno diante de um mercado tão competitivo.

Por isso, você pode contar com os serviços de data center da Ascenty!

Líder na América Latina, a Ascenty possui mais de 33 unidades de Data Centers (em atividade e em construção) por todo Brasil, Chile, México e Colômbia.

Muito além de ser campeão em infraestrutura, a Ascenty possui um catálogo completo de serviços para melhorar cada aspecto da gestão, manutenção, conectividade, segurança e escalabilidade dos seus dados e servidores.

Tudo isso complementado por vários certificados que atestam a qualidade e o serviços de qualidade da Ascenty! Que tal entender como podemos ajudar seu negócio? Agende uma reunião conosco agora!