Empresas de Data Center: o que avaliar antes de assinar contrato?

O que acha de ouvir esse conteúdo ao invés de ler? Você pode dar o play agora mesmo ou baixar para ouvir depois. Aproveite essa comodidade!

A evolução da Transformação Digital impulsiona a produção e o uso de dados em negócios de todos os portes e segmentos. Por isso, a busca por empresas de Data Center também está crescendo.

A questão é que o mercado está repleto de fornecedores e escolher o parceiro ideal pode ser um grande desafio. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te ajudar a tomar uma decisão segura e vantajosa.

A seguir, você poderá conferir quais aspectos não devem ser ignorados antes de assinar contrato e escolher o seu Data Center. Confira!

Qual a importância das empresas de Data Center?

Nunca se produziu tantos dados como atualmente e, segundo a IDC, o mundo terá um total de 175 Zettabytes de dados até 2025. Isso é um reflexo da digitalização das empresas, do aumento de pesquisas na internet, das redes sociais e de várias atividades comuns na Era Digital.

Com tantas informações disponíveis, as organizações têm em mãos a oportunidade de transformar números em inteligência para crescer e encantar seu cliente. Mas, para isso, precisam do apoio das empresas de Data Center.

Essas parceiras são as responsáveis pelo armazenamento seguro, além da disponibilidade e conectividade das informações. Sem elas, seu negócio deixa de aproveitar esse oceano de dados valiosos e fica em desvantagem no mercado.

Portanto, podemos entender que um bom fornecedor pode impulsionar o crescimento empresarial. Afinal, fornece a infraestrutura necessária para implementar uma gestão realmente estratégica, de forma ágil e econômica.

migração de data center ebook

Checklist para escolher e contratar uma empresa de Data Center

O Data Center é o “cérebro” da empresa. Lá, se encontram equipamentos de ponta para receber, armazenar, processar e distribuir as informações que o seu negócio precisa para crescer.

Assim, do armazenamento até o processamento de dados para obter valor e respostas: tudo passa por suas robustas infraestruturas de TI. Em um mercado tão competitivo, não dá para ignorar seu papel, não é mesmo?

É importante dizer que os centros de processamento de dados evoluíram com a tecnologia. Ou seja, as empresas provedoras desses serviços estão apostando em novos recursos para proporcionar mais agilidade, segurança e qualidade aos seus serviços.

Mas a verdade é que Data Center não é tudo igual! Você precisa fazer uma boa escolha para usufruir do que há de melhor no mercado. Veja o que analisar antes da contratação!

1. Infraestrutura e escalabilidade

Empresas de Data Center precisam contar com uma boa infraestrutura, capaz de acompanhar o crescimento do seu negócio e oferecer o suporte tecnológico necessário ao longo de toda a jornada de transformação. Afinal, o desejo e o objetivo de toda empresa é crescer.

Um “cérebro” que não consegue se expandir mais atrapalha do que ajuda. Por isso, é importante pesquisar e selecionar os fornecedores com a melhor e maior infraestrutura.

Essas características garantirão escalabilidade às operações, com recursos sempre bem dimensionados, considerando as demandas presentes, mas, principalmente, as demandas futuras.

2. Conectividade

Um Data Center sem conectividade é como uma ilha. A empresa escolhida precisa entender e trabalhar ativamente para que seus dados estejam sempre disponíveis e possam ser compartilhados em tempo real, onde você estiver.

Hoje, com operações altamente dinâmicas e descentralizadas, os dados precisam fluir de um ponto a outro. Mais do que isso, devem estar à disposição de diferentes agentes, garantindo uma tomada de decisão rápida e inteligente.

Nesse cenário, a latência também é um ponto importante, já que a informação deve ser entregue no menor tempo possível.

Como você bem sabe, processos críticos, como os financeiros, não podem sofrer com gargalos e lentidão. As informações precisam ser atualizadas e transmitidas em tempo real, evitando erros e conclusões equivocadas.

ecossistema de conectividade da Ascenty

3. Credibilidade da empresa

A credibilidade da empresa de Data Center é um indício do seu nível de qualidade e confiabilidade. Com o crescimento da demanda, muitas empresas entraram no mercado, mas quantidade não é sinônimo de qualidade.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão, a sua empresa precisa avaliar bem o histórico do parceiro, buscando aqueles mais experientes e de maior credibilidade. Lembre-se de que o seu sucesso dependerá da eficiência e comprometimento desse negócio.

A decisão mais segura é se unir a empresas sérias, com know-how e amplo reconhecimento do mercado para lidar com os desafios da Era Digital.

4. Nível de satisfação dos clientes

Clientes satisfeitos (ou insatisfeitos) não podem ser ignorados. Afinal, essa é uma das maiores demonstrações de que o fornecedor é sério, eficiente, seguro e comprometido com o desenvolvimento dos seus contratantes.

Por isso, antes de assinar contrato, avalie como a empresa de Data Center lida com os seus clientes e suas demandas. Nesse ponto, é importante ficar atento a existência de reclamações e entender como as falhas apresentadas podem impactar sua rotina.

Lembre-se de que um bom parceiro deve ser acessível e interconectado com as empresas que o contratam. Além disso, ele precisa estar envolvido com os projetos do cliente, auxiliando e buscando novas soluções para otimizar seus processos e resultados.

5. Qualidade do suporte e do atendimento

A qualidade e a agilidade do suporte e do atendimento também devem ser avaliadas. Já pensou não obter resposta quando você mais precisar?

A oferta de um atendimento consultivo e com foco no cliente são diferenciais importantes e que fazem a diferença no dia a dia de qualquer empresa. Da mesma forma, o uso de ferramentas automatizadas, que reportam falhas nas operações ao parceiro, deve ser valorizado.

Isso não só reduz o tempo de resposta, mas auxilia todos os envolvidos no processo de otimização dos processos, tornando-os mais estáveis, seguros e confiáveis.

6. Segurança

Por fim, você deve avaliar o nível de segurança oferecido pela empresa de Data Center. Esse é um ponto crítico da Transformação Digital, pois muitas ameaças virtuais podem afetar a privacidade dos dados e a continuidade de negócios.

Nesse contexto, a escolha do parceiro deve se pautar em uma análise criteriosa da infraestrutura tecnológica do ambiente de dados. É preciso considerar a disponibilidade de ferramentas de proteção, assim como a aplicação de políticas e boas práticas de segurança voltadas à infraestrutura e às pessoas.

Lembre-se de que bons parceiros colocam a segurança em primeiro lugar, pois sabem dos prejuízos financeiros e à reputação que invasões e vazamentos de dados podem implicar.

A Empresa de Data Center ideal faz o seu negócio crescer!

A avaliação das empresas de Data Center é uma das etapas mais importantes para o sucesso de um negócio da Era Digital. O tempo investido com essas análises representará uma operação fluida, segura e pautada no uso estratégico dos dados.

Ao se aliar a parceiros especializados, sua empresa tem muito mais chances de crescer de forma eficiente, superando os diferentes desafios que podem surgir.

Além disso, essa é uma forma mais econômica e estratégica para se ter acesso a recursos e políticas de ponta, o que seria mais difícil atuando por conta própria e sem o auxílio das empresas de Data Center.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para conferir também nosso post sobre os problemas de conectividade e seguir aprendendo mais sobre o tema!