Nuvem Híbrida: por que o Colocation é vital para sua infraestrutura? 

No blog da Ascenty, você pode ouvir o conteúdo! Basta clicar no play abaixo e aproveitar essa comodidade!

Com a Transformação Digital avançando a passos largos, uma nova demanda surge: mais espaço de armazenamento e recursos para garantir escalabilidade. É nesse contexto que a combinação poderosa entre Nuvem Híbrida e Colocation entra em cena! 

Empresas que atuam com dados sensíveis sabem bem que a digitalização deve ser planejada e bem estruturada. Afinal, o risco de vazamento e perda dessas informações é real, especialmente na etapa de armazenamento.   

Neste conteúdo, você conhecerá melhor uma solução estratégica para esse desafio. Continue a leitura e impulsione sua infraestrutura de TI com inteligência! 

Antes de tudo: quais as diferenças entre Nuvem Híbrida, privada e pública? 

Antes de aprofundar nos detalhes do Colocation como parte essencial de uma estratégia de Nuvem Híbrida, é importante esclarecermos as diferenças entre os modelos de nuvem: pública, privada e híbrida.  

Cada um deles possui características distintas para atender diferentes necessidades e objetivos das empresas. Acompanhe! 

Nuvem Pública 

A Nuvem Pública é um modelo no qual os serviços e recursos de computação são fornecidos por provedores externos, que disponibilizam os recursos pela internet para uso público.  

Nesse modelo, as empresas podem aproveitar a escalabilidade, flexibilidade e baixo custo. Isso porque, os recursos são compartilhados entre vários usuários e a responsabilidade pela manutenção e segurança da infraestrutura fica sob a responsabilidade do provedor de nuvem.  

Nuvem Privada 

A Nuvem Privada é uma infraestrutura de nuvem dedicada exclusivamente a uma organização. Ela pode ser hospedada internamente (nos servidores da empresa) ou externamente, por um provedor de serviços especializado.  

É importante lembrar que a esse modelo tem diferenciais estratégicos, como maior controle e personalização. Assim, é indicado para organizações que têm requisitos rigorosos de segurança e conformidade.  

Nuvem Híbrida 

A Nuvem Híbrida combina elementos da Nuvem Pública e privada, permitindo que as empresas tirem proveito das vantagens dos dois modelos.  

Desse modo, as organizações podem contar com a Nuvem Pública para cargas de trabalho comuns, com necessidade de escalonamento rápido e flexibilidade. De outro lado, usa a Nuvem Privada para dados e aplicativos sensíveis, que exigem um maior controle e segurança.  

Nuvem Híbrida: uma tendência que vale a pena seguir 

Com a consolidação da Cloud Computing no mercado global, as discussões não giram mais em torno da sua relevância e funcionalidade. Afinal, a maioria das empresas já entendeu e passou a contar com as vantagens dessa tecnologia.  

Agora, a atenção do mercado está voltada para a escolha e o aproveitamento eficiente da melhor solução em nuvem, considerando as particularidades de cada negócio. Justamente por isso, a Nuvem Híbrida tem se tornado uma tendência, ao aliar os benefícios da Nuvem Pública e privada em uma única solução. 

Para se ter uma ideia, previsões da International Data Corporation (IDC), mostram que mais de 90% das organizações aproveitarão a junção de diversas nuvens públicas e privadas em seu dia a dia.  

Esse cenário é um reflexo dos benefícios da estratégia, visto que a combinação de Nuvem Pública e privada ajuda a criar uma arquitetura robusta e distribuída. 

Assim, diversas organizações estão executando cargas de trabalho críticas em ambientes privados —garantindo alta disponibilidade e segurança—, enquanto dados comuns ou sazonais ficam na Nuvem Pública, otimizando custos e recursos.  

Os desafios de combinar uma Nuvem Pública e uma Nuvem Privada 

Embora a adoção da Nuvem Híbrida traga consigo uma série de benefícios, é importante reconhecer os desafios que podem surgir ao combinar a Nuvem Pública e privada.  

Nesse contexto, existem dois principais entraves nessa combinação: conectividade e latência. Confira! 

Conectividade 

Um dos grandes desafios ao combinar Nuvem Pública e privada é garantir uma conectividade eficiente entre os dois ambientes. Afinal, é preciso estabelecer uma conexão robusta e confiável que permita a interoperabilidade de dados e operações sem interrupções.  

Problemas de conectividade podem resultar em atrasos na comunicação entre os ambientes, o que impacta negativamente a eficiência e o desempenho geral da infraestrutura de Nuvem Híbrida.  

Por isso, é fundamental contar com um ambiente de rede adequado e soluções de interconexão de alta qualidade para superar esse desafio.  

Latência 

Com a combinação de Nuvem Pública e privada, é possível enfrentar um aumento no tempo de resposta na execução de operações em razão da distância física e da complexidade da arquitetura. Com isso, a produtividade da empresa fica prejudicada.  

Para contornar esse problema, é preciso considerar vários aspectos. E um dos mais importantes é a localização da infraestrutura.  

Em resumo, o ideal é que os recursos estejam estrategicamente posicionados, evitando transmissões por longas distâncias. Isso é determinante para reduzir a latência e melhorar a experiência do usuário. 

Colocation e Nuvem Híbrida: a combinação perfeita para seu negócio! 

O Colocation complementa perfeitamente a estratégia de Nuvem Híbrida, otimizando o desempenho e proporcionando uma base sólida para o sucesso do seu negócio. Ao integrar essas duas abordagens, sua empresa pode aproveitar os benefícios de um ambiente híbrido flexível e altamente resiliente. 

No entanto, as vantagens não param por aí! Confira!  

Otimização de desempenho 

Com a junção do Colocation e a Nuvem Híbrida, a sua empresa pode otimizar o desempenho de processos mais críticos. Isso porque, o Colocation oferece uma infraestrutura de classe mundial, incluindo sistemas de alimentação elétrica redundantes, resfriamento eficiente e conectividade avançada.  

Essa combinação de recursos robustos garante alta disponibilidade e baixa latência e permite que suas aplicações funcionem de forma eficiente e confiável.  

Vale destacar que, quando você investe em um provedor de Colocation com Data Centers em localizações estratégicas, pode superar os desafios da alta latência. Além disso, essa decisão não prejudica a conectividade com os maiores provedores de serviços em nuvem. 

Escalabilidade e flexibilidade na medida certa 

A Nuvem Híbrida oferece a flexibilidade de dimensionar recursos conforme necessário, combinando os ambientes locais e em nuvem. Ao adicionar o Colocation à equação, seu negócio pode ampliar a sua capacidade de escalar os recursos de acordo com a demanda.  

Com o Colocation, é possível adicionar ou remover servidores e equipamentos de rede de forma rápida e fácil, sem a necessidade de investir em infraestrutura adicional.  

Do mesmo modo, os melhores provedores de Colocation oferecem opções flexíveis de contrato e espaço. Assim, você pode ajustar a infraestrutura ao crescimento do seu negócio e ao orçamento disponível. 

Confiabilidade e segurança 

O Colocation é conhecido por garantir um ambiente seguro e resiliente para a infraestrutura de TI. Sendo assim, a combinação com a Nuvem Híbrida permite ampliar ainda mais a confiabilidade do seu armazenamento de dados.   

Um fornecedor de excelência investe em medidas avançadas de segurança física, como monitoramento 24 horas e controle de acesso rigoroso.  Além disso, conta com soluções de segurança digital, como firewalls e monitoramento de rede para proteger seus ativos digitais.  

Seja parceiro Ascenty: líder em Data Centers da América Latina! 

Como vimos, investir na Nuvem Híbrida e no Colocation é uma decisão estratégica, capaz de agregar muito valor ao cotidiano de qualquer negócio. Afinal, qual gestor não busca por mais eficiência, baixa latência, segurança e escalabilidade de sua infraestrutura de TI, não é mesmo?  

Como líder no segmento de Data Centers na América Latina, a Ascenty oferece uma parceria confiável e experiente para atender às suas necessidades de armazenamento. Somos referência no mercado e reconhecidos pela excelência no atendimento e nas soluções de infraestrutura e conectividade.  

Nossos Data Centers são 100% Carrier Neutral e estão localizados em regiões estratégicas. Assim, você tem a liberdade para colocar seus dados onde desejar e se conectar com o provedor de nuvem mais vantajoso para o seu negócio.   

Entre em contato conosco e descubra como a parceria com a Ascenty pode impulsionar o crescimento e o sucesso do seu negócio na Era Digital!