Qual a diferença entre Colocation e Cloud Computing?

Atualmente, a enorme pressão que o mercado exerce sobre as empresas faz com que elas entreguem seus produtos e serviços com prazos e orçamentos cada vez mais apertados. E esse é apenas um dos fatores que mais preocupam e sobrecarregam o departamento de TI.

Assim, quando o espaço físico e os recursos do Data Center não conseguem mais suprir as necessidades dos negócios, é hora de buscar novas soluções de gerenciamento de dados terceirizadas, como os serviços de colocation e a hospedagem em cloud computing, por exemplo.

Estas duas maneiras de “terceirizar” as operações de TI estão sendo exploradas por inúmeras organizações, pois ambas apoiam o aumento da capacidade dos Data Centers ao passo que dão aos funcionários de TI a possibilidade de assumirem um papel mais estratégico nas operações.

Embora ofereçam vantagens comparáveis, cada uma atende necessidades específicas.  Neste artigo, mostraremos as diferenças entre as soluções de colocation e de cloud computing, além de explicar como elas podem ajudá-lo a alcançar suas metas de continuidade de negócios. Acompanhe!

Colocation e cloud computing: qual a diferença?

Como estamos falando de tecnologias que estão relacionadas, é importante que você entenda precisamente o conceito de cada uma delas e quais são os benefícios que elas fornecem ao seu negócio.

O que é Colocation?

Através dessa solução, as empresas mantêm seu próprio equipamento, mas compartilham as despesas relacionadas à banda, conexão, eletricidade, espaço para dados, dentre outros.

Com isso, você garante que o data center funcione corretamente e, ao mesmo tempo, tem controle sobre o equipamento. Sua equipe de TI também pode intervir e cuidar da manutenção do servidor sempre que precisar ou considerar necessário.

Os serviços de colocation são uma ótima opção para aquelas empresas que precisam ter um controle completo sobre o seu equipamento. Para contratá-los, elas precisam mover sua infraestrutura de TI para uma instalação moderna de um provedor de colocation, onde terão espaço para crescer, mas sem perder o controle dos equipamentos.

E dependendo do fornecedor do serviço, poderão contar ainda com a garantia de alta disponibilidade, equipe operante 24x7x365 seguindo as principais normas internacionais, sistemas de backup, segurança física, energia, refrigeração e conectividade aos seus próprios ambientes de TI.

Muitas organizações aderem a essa solução pois investiram uma grande quantidade de capital em equipamentos, não querem migrar seus dados e aplicações sensíveis para a cloud computing, não possuem espaço e energia necessária para manter o hardware em suas próprias instalações ou devem manter um nível de controle para satisfazer requisitos de proteção de dados com base em sua área de atuação no mercado.

Conheça as vantagens que o Colocation pode trazer para o seu negócio

De forma geral, o colocation torna o setor de TI mais enxuto e estratégico simultaneamente, resultados decorrentes dos variados benefícios proporcionados por esse tipo de serviço. Entenda melhor tais vantagens a seguir.

Economia

Migrar os dados para o colocation elimina preocupações com estrutura dos servidores internos, pois atividades como manutenções, energia elétrica, climatização, acompanhamento da performance e outras relacionadas serão delegadas à empresa terceirizada.

Outra economia está ligada à redução da equipe, já que a área de TI precisará de menos colaboradores para se manter produtiva e eficiente, além de que o pessoal focará nas atividades mais relevantes e estratégicas, entregando mais resultados pelo negócio.

Velocidade na reposição de peças

Peças dos computadores precisam ser trocadas periodicamente, o que geralmente acontece porque se tornaram obsoletas ou foram danificadas. Normalmente, essa troca costuma atrasar as operações do negócio, já que o setor de TI precisa estudar o problema, solicitar a compra da peça e aguardar que ela chegue ao estabelecimento.

A terceirizada monitora constantemente as máquinas e está preparada para substituir as peças rapidamente, garantindo a produtividade do negócio contratante.

Segurança

No colocation são fornecidas robustas ferramentas de segurança contra criminosos virtuais, como antivírus, firewall e backups automáticos. Geralmente há proteção contra diferentes tipos de ameaças, como variações elétricas (nobreaks), incêndios (sprinklers) e roubos ou furtos (seguranças 24 horas).

Esse cuidado incrementa a economia de custos obtida pelo seu negócio, já que os investimentos nos instrumentos de proteção das informações são minimizados. As medidas de segurança também permitem que a empresa se mantenha em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Escalabilidade

Quando a empresa precisa aumentar a quantidade ou aumentar potência dos computadores, o gestor pode renegociar o plano com a terceirizada para ter suas necessidades satisfeitas, permitindo que você expanda suas atividades sem aumentar os gastos na mesma proporção.

Essa mesma vantagem se aplica quando o negócio precisa reduzir suas operações. Não será preciso vender as máquinas ou deixá-las ociosas, pois bastará renegociar o acordo de colocation.

Suporte técnico

Geralmente, as empresas de colocation oferecem suporte integral, ou seja, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Com isso, eventuais problemas ou dúvidas serão resolvidos sempre que seu negócio precisar.

Infraestrutura robusta

O serviço de colocation foi criado especificamente para atender as diferentes necessidades relacionadas à estrutura de TI das empresas, o que significa que a terceirizada investe em computadores potentes, de alta performance e atualizados, redes com alta conectividade e fibra ótica entre outras tecnologias.

O que é Cloud computing

A hospedagem em cloud computing permite que a empresa tenha soluções sob medida de acordo com suas necessidades, sem ser impedida por investimentos em equipamentos e instalações, principalmente se ela estiver em seus primeiros anos de funcionamento.

Isso porque a infraestrutura completa de hardware é fornecida pelo provedor, incluindo servidores, elementos de rede e equipe de TI responsáveis pela sua gestão, manutenção e resolução de problemas.

Dessa forma, é possível fazer com que os funcionários que atuam neste departamento trabalhem em projetos que ajudariam o negócio a crescer. E se a empresa estiver sujeita a regulamentações relacionadas a proteção de dados, ela pode contar com um provedor de cloud para demonstrar sua conformidade e manter um alto nível de segurança.

Caso necessite escalar, tanto na vertical como na horizontal, poderá fazer isso rapidamente, além de obter fácil acesso a novos recursos e serviços.

Benefícios da Cloud Computing

Cloud computing também aumenta o nível de competitividade do negócio, mas por meio de outros benefícios. Entenda quais são tais vantagens nos tópicos seguintes.

Redução de custos

Diminuição de custos decorre da desnecessidade de pensar no ambiente físico para armazenar os documentos, investir em servidores locais, realizar manutenção continuamente das máquinas e do ambiente em que se encontram.

Mobilidade

Os gestores e colaboradores poderão acessar os dados da empresa ou utilizar o sistema de gestão em qualquer lugar e horário, sendo exigido apenas e acesso à internet.

Produtividade

Esse benefício é decorrente da mobilidade, pois a equipe continuará realizando suas atividades em qualquer local, possibilitando que os colaboradores façam um home office ou trabalho remoto efetivo. Por exemplo, um profissional poderá continuar desempenhando suas atividades de sua casa.

Escalabilidade

Similar ao colocation, a opção pelo cloud computing também permite que o negócio expanda suas atividades com menos custos. Isso acontece porque o serviço oferecido é feito sob demanda e pode ser modificado para suportar tanto altas como baixas cargas de trabalho.

Flexibilidade

Existem três tipos de cloud computing e os contratantes podem escolher o que melhor atende suas demandas.

•         privada: os recursos são alugados por apenas um cliente. Assim, uma infraestrutura de servidores será operada apenas pela empresa contratante;

•         pública: toda a infraestrutura é utilizada simultaneamente por todos seus clientes;

•         híbrida: é uma junção dos anteriores, empresa pode ter um servidor privado para manter seus dados sigilosos e outro público para manter seus processos comuns.

Segurança

A empresa de cloud computing fornece diferentes ferramentas que melhoram a segurança da informação do sistema, como criptografia dos dados, que tornam os arquivos armazenados ilegíveis para hackers que tentarem subtraí-los.

Cloud Computing ou Colocation: qual opção escolher?

Ambas as soluções têm grande valor. Quando estamos diante de duas opções, essa pergunta surge quase que automaticamente em nossas cabeças. É óbvio que sempre queremos escolher a melhor alternativa, mas, nesse caso, é preciso determinar suas necessidades. Você precisa ter total controle sobre o equipamento em que o servidor se baseia? Quem sabe, você procura uma equipe terceirizada para cuidar da manutenção do servidor?

Pode-se usufruir de um serviço de colocation e de cloud computing simultaneamente, bastando encontrar uma empresa que ofereça cloud connect, que fornece uma conexão entre as nuvens de diferentes provedores.

Na prática, diferentes servidores nuvem, operadoras, fornecedores de sistemas de gestão são unificados em um data center robusto.

Independentemente de você escolher uma solução colocation, cloud ou uma combinação dos dois, os serviços dos fornecedores irão variar em profissionalismo e qualidade. Por isso, é muito importante para a empresa escolha um provedor que opere conforme as leis de privacidade de dados e mantenha Data Centers com certificação nível Tier III, como é o caso da Ascenty.

E então, já descobriu a solução certa para a sua empresa? A Ascenty é a principal referência em serviços de Infraestrutura de TI no Brasil, como o Colocation, e pode ajudar sua empresa a se tornar mais flexível, escalável e resiliente. Entre em contato no conosco.