PUE: conheça a métrica de eficiência energética em Data Centers
Ouça agora e aproveite o conteúdo em áudio!
Você sabia que os Data Centers podem consumir até 3% da energia mundial? Embora o percentual possa parecer pequeno, estamos lidando com grandes números. É por isso que precisamos falar sobre o PUE.
O indicador de eficácia no uso de energia é um dos mais importantes em data centers. Afinal, ele mostra se a infraestrutura é sustentável ou não.
Neste conteúdo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o assunto, com uma linguagem simples e direta. Continue conosco e aprenda um pouco mais!
O que é PUE?
O PUE (Power Usage Effectiveness) é uma métrica que mensura a eficiência energética de Data Centers. Para isso, mede a energia total gasta pela infraestrutura e faz uma comparação com a energia necessária para operar os equipamentos de TI (a energia efetivamente usada para operar as máquinas).
Em geral, quanto mais perto de 1 é o PUE, mais sustentável e eficiente é o data center. Porém, um estudo da BNamericas concluiu que a média mundial do PUE dos data centers é 1,8.
Para que é utilizado o PUE?
Em um mundo focado na preservação do planeta, não podemos ignorar o impacto dos Data Centers no meio ambiente. Afinal, sabemos que a evolução digital depende dessas infraestruturas.
Os dados são o centro das decisões empresariais e o volume de informações produzidas é cada vez maior. Além disso, para garantir um armazenamento de dados escalável, novas infraestruturas estão sendo inauguradas em todo o mundo.
Quando uma empresa de Data Center se concentra em reduzir seu PUE está dando um passo real para um futuro mais verde. Ou seja, ela participa ativamente na redução do consumo energético desse segmento.
Como calcular o PUE?
De forma simples e direta, o cálculo do PUE é feito por meio da fórmula matemática a seguir:
PUE = Energia total consumida pelo data center / Consumo de energia dos equipamentos de TI
Nesse caso, a energia total consumida pelo data center engloba todo o gasto energético da unidade. É preciso muito cuidado para não inserir valores errados para ter um dado preciso.
Imagine um Data Center local de uma empresa, instalado dentro do seu prédio administrativo. É importante considerar apenas a energia destinada ao Data Center, o que pode exigir um cuidado a mais com a coleta dos dados.
Por outro lado, quando falamos no consumo energético dos equipamentos de TI, é necessário conferir de forma precisa a energia que os racks precisam para operar.
Vale destacar que apenas a carga de TI, como equipamentos de comunicação e servidores, entra para o cálculo.
Quais as boas práticas da Ascenty para redução do PUE?
A Ascenty é a líder em Data Centers da América Latina, com 34 infraestruturas localizadas no Brasil, Chile, Colômbia e México. Toda essa robustez ajuda a impulsionar a inovação de empresas de todos os portes e segmentos, mas requer um alto consumo energético.
Quando o assunto é sustentabilidade, a Ascenty tem metas claras e ambiciosas. Nos últimos anos, intensificamos ainda mais nossas ações e estamos alcançando resultados expressivos. Acompanhe conosco!
Uso de equipamentos com eficiência energética
Os sistemas em um Data Center não podem falhar. Para isso, existem geradores e UPS’s (nobreaks de grande porte) para garantir fornecimento ininterrupto de energia e existem, também, equipamentos de ar-condicionado que irão garantir as condições adequadas de temperatura e umidade nos ambientes. A Ascenty adota em todos os seus Data Centers tecnologias e projetos mais eficientes, inovadores e confiáveis.
Controles operacionais eficientes
Todos os Data Centers da Ascenty são dotados de um sistema de monitoramento moderno, robusto e focado na eficiência. Através do seu BMS (bulding monitoring system), acompanha as condições de operação de cada site e atua para mantê-las nas situações de melhor rendimento. São gerenciadas, por exemplo, as condições elétricas, de ar-condicionado e sistemas de detecção e combate à incêndio. O PUE é medido instantaneamente permitindo a gestão eficiente e sustentável.
Controle de temperatura eficiente
Os equipamentos de TI transformam em calor praticamente toda a energia que consomem. Um Data Center eficiente consegue tratar este calor com o menor consumo de energia possível. É por isso que o controle da temperatura dentro do ambiente é fundamental. A Ascenty tem sistemas inovadores, automatizados que garantem um resfriamento eficiente e sustentável.
Iluminação 100% em LED
Todo detalhe importa, por isso a iluminação dos Data Centers é toda feita com lâmpadas LED. Assim, conseguimos reduzir o consumo de energia sem afetar a segurança e o funcionamento das infraestruturas.
Qual o PUE da Ascenty?
Como dissemos, a média mundial do PUE dos Data Centers é 1,8. Embora o número represente um importante avanço em direção a uma operação sustentável, o ideal é que se aproxime cada vez mais de 1.
A Ascenty tem uma preocupação real com os impactos ambientais de sua atuação e há anos investe em práticas verdades.,
O índice é uma comprovação de que todo detalhe é importante e de que é possível ampliar o número, tamanho e capacidade dos Data Centers de forma responsável. Afinal, o mundo precisa dos dados, mas eles não podem consumir o planeta.
Invista em Data Centers Verdes com a Ascenty!
A Ascenty sempre priorizou ações sustentáveis e desenvolve um trabalho consistente no que refere à redução de consumo de energético. Além do PUE que se destaca no mercado, nossos Data Centers têm diversas certificações ambientais e Selo Carbono Neutro. Toda a energia elétrica consumida nos Data Centers da Ascenty provêm de fontes renováveis e limpas, certificadas e garantidas, demonstrando como é possível gerir Data Centers de forma responsável, verde, cuidando de forma sustentável do meio ambiente.
Por isso, se a sua empresa quer contar com uma infraestrutura digital de classe mundial e totalmente alinhada com as demandas ESG, fale com nossos especialistas.
Garantimos o armazenamento e proteção dos seus dados com máxima eficiência, enquanto protegemos o futuro das próximas gerações. Vamos conversar?