Selo Carbono Neutro: o que é e por que contratar empresas sustentáveis? 

Quer ouvir este conteúdo? Aperte o play ou baixe para escutar depois!

O consumidor moderno está cada vez mais consciente, avaliando com atenção o impacto ambiental de suas decisões de compra. Embora importante, esse é apenas um dos motivos para buscar o famoso “Selo Carbono Neutro” e se unir a negócios com preocupação ecológica. 

A verdade é que se informar sobre o tema e firmar boas parcerias é uma forma de se preparar e contribuir para o futuro do planeta. Você já parou para pensar sobre isso? 

Neste conteúdo, falaremos sobre como a neutralidade de carbono beneficia a todos: consumidores, empresas e, claro, o meio ambiente. Acompanhe! 

O que é o Selo Carbono Neutro? 

O Selo Carbono Neutro é uma certificação que atesta que uma determinada empresa realiza a neutralização de Carbono, conforme os critérios do GHG Protocol

O GHG Protocol é uma ferramenta que lista algumas diretrizes e regras para contabilizar a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e cria políticas de neutralidade. Vale dizer que ele foi desenvolvido pelo World Resources Institute (WRI) e é utilizado em todo o mundo. 

Na prática, o que significa ser uma empresa Carbono Neutro? 

Você já deve ter ouvido e lido por aí que determinada empresa atingiu a neutralidade de Carbono. Atualmente, organizações de todos os portes e segmentos estão buscando o Selo Carbono Neutro, mas o que isso realmente significa? 

De forma simples e clara, isso demonstra que a marca compensa as emissões de Carbono provocadas pela sua operação. Ou seja, ele investe em estratégias para absorver esse gás da atmosfera. 

E como isso acontece? Existem inúmeras ações e estratégias de Carbono Neutro. Em geral, as empresas acabam investindo em várias delas para se chegar ao objetivo. Confira: 

  • Investimento em tecnologias verdes
  • Uso de energia renovável; 
  • Investimento em sumidouros de Carbono; 
  • Descarte adequado de resíduos; 
  • Uso estratégico e consciente dos recursos naturais, principalmente água; 
  • Plantio de árvores. 

Além de calcular e monitorar de forma ativa as emissões de CO2 de suas atividades, essas empresas se esforçam para reduzir ao máximo esse impacto. Assim, o que não pode ser eliminado, é compensado por meio da compra de créditos de carbono, por exemplo.  

Em todo o mundo, há uma série de organizações trabalhando para recuperar e preservar florestas, mares e rios. Elas emitem créditos por cada CO2 compensado e vendem para empresas que desejam compensar suas emissões.  

Portanto, funciona como um mercado de compra e venda. Ao adquirirem créditos de Carbono, as empresas devedoras investem no planeta e no desenvolvimento sustentável.   

Por que se unir a empresas com Selo Carbono Neutro? 

Com a maioria dos consumidores se preocupando com as mudanças climáticas, o Selo Carbono Neutro permite que as marcas comprovem os resultados das medidas que estão tomando a favor do planeta. 

Nesse sentido, fazer a sua parte é tão importante quanto se unir a empresas com a mesma missão. Afinal, de nada adianta se posicionar como Carbono Zero, se seus parceiros não caminham na mesma direção.  

Em geral, as organizações que buscam esse tipo de certificação são as que fazem da sustentabilidade uma parte de sua marca. Mas, não basta dizer que é verde, é preciso comprovar que os esforços estão sendo direcionados para tais ações.  

Quando você escolhe parceiros de negócio comprometidos com a redução dos impactos ambientais de suas atividades, investe em uma cadeia produtiva sustentável. Assim, contribui para o fortalecimento das boas iniciativas e conscientização de todo o mercado. 

Além disso, é uma forma de mostrar ao consumidor seu comprometimento com essa causa que é tão importante no mundo atual. 

Como a Ascenty se posiciona em relação ao Carbono Neutro? 

A Ascenty é líder em infraestrutura de Data Center e Conectividade da América Latina e tem consciência do seu papel no processo de desaceleração do aquecimento global. Por isso, temos a sustentabilidade como prioridade em todas as nossas decisões. 

Desde 2020, somos uma empresa Carbono Zero. Ou seja, conseguimos zerar a emissão de CO2 na atmosfera com iniciativas verdes e por meio da compensação de Carbono. 

Nos responsabilizamos pelos impactos de nossa atuação e investimos continuamento em eficiência energética em todos os nossos Data Centers. Por isso, ter o Selo Carbono Neutro não é apenas uma certificação, mas o fruto de um trabalho sério em prol da sociedade. 

Comece a fazer a diferença para um futuro sustentável! 

À medida que as conversas sobre mudanças climáticas se intensificam, nos deparamos com diversos conceitos e estratégias para reduzir os impactos da ação humana no meio ambiente. Como vimos, o Selo Carbono Zero é apenas uma das ações disponíveis e faz parte de um objetivo muito maior. 

Todo negócio, independentemente do seu porte ou segmento de atuação, pode contribuir para reverter o cenário. Isso pode começar com pequenas ações e, especialmente, com decisões e parcerias sustentáveis

Caminhe ao lado de marcas com a mesma missão de seu negócio. Invista em negócios com Selo Carbono Zero. Aproveite a oportunidade e conheça melhor as iniciativas ESG da Ascenty