Tecnologia e Sustentabilidade: as lições da Ascenty para um futuro verde e conectado

Explore mais sobre o tema! Clique para ouvir o artigo agora.

Você acredita que tecnologia e sustentabilidade vão definir o futuro das próximas gerações? Se pararmos para analisar o mundo atual, fica claro o quanto esses dois elementos caminham, cada vez mais, lado a lado.

Há alguns anos, a Ascenty, líder em Data Centers e Conectividade da América Latina, prioriza o desenvolvimento sustentável. Com isso, conseguimos demonstrar que é possível oferecer alta conectividade e serviços de excelência sem renunciar ao compromisso com o meio ambiente.

É por isso que, além de inovação, confiabilidade e segurança, também somos referência em sustentabilidade. Nesse conteúdo, gostaríamos de te convidar a conhecer nossas boas práticas que comprovam o sucesso de uma atuação sustentável e tecnológica. Confira!

A tecnologia promove a sustentabilidade. A decisão é do seu negócio!

A tecnologia é uma grande impulsionadora do desenvolvimento da humanidade. Aliás, é difícil imaginar como seria nossa vida sem certos recursos e ferramentas.

Nesse sentido, não há dúvidas de que as inovações tecnológicas nos ajudam a solucionar as mais variadas demandas da sociedade. Então, por que não as aproveitar para promover a sustentabilidade?

Nos últimos anos, percebemos o quanto a transformação digital impulsiona o desenvolvimento econômico em todo o planeta. Agora, precisamos refinar nosso olhar e entender esse processo como uma ferramenta para proteger o meio ambiente.

E essa não é uma tarefa difícil! Muitas empresas já estão investindo no uso responsável e sustentável dos recursos naturais; e fazem isso com a ajuda da inovação e novas tecnologias.

Nesse conteúdo, você poderá conferir alguns exemplos e se inspirar para participar dessa jornada. Isso porque, um futuro verde depende da decisão e dedicação de cada empresa, independentemente do seu segmento ou porte.

Obviamente, existem inúmeras ações a serem implementadas. Do básico ao avançado, faça a sua parte, dentro da sua realidade!

Cadeia de Valor Sustentável: a mudança começa aqui!

Um estudo do Ibope, em parceria com a Universidade Yale, dos EUA, concluiu que 77% dos brasileiros entendem que proteger o meio ambiente é uma demanda urgente. Além disso, 95% da população afirma que o aquecimento global é visível e pode prejudicar a geração atual e as futuras.

Essa tendência, no entanto, não é uma exclusividade brasileira. Na realidade, estamos diante de um movimento global que reforça a necessidade de as marcas repensarem seus processos com foco na implementação de cadeias de valor cada vez mais eficientes e sustentáveis.

Nesse sentido, é preciso ficar atento a diversos pontos e avaliar todos os negócios com os quais sua empresa interage ou tem parceria. Afinal, é essencial que todos os processos e atividades estejam em conformidade com as pautas ambientais, incluindo:

  • Logística;
  • Operações;
  • Serviços;
  • Vendas;
  • Marketing;
  • Infraestrutura.

Tecnologia e Sustentabilidade: 4 lições da Ascenty que se destacam na promoção de um futuro verde e conectado

Como líder em infraestrutura de Data Center e Conectividade da América Latina, a Ascenty não poderia deixar de contribuir para a promoção de um futuro verde e conectado. Por isso, levamos o tema a sério e temos inúmeras iniciativas sustentáveis.

Nossa missão é cuidar dos dados que movem o mundo, mas fazemos isso com todo o cuidado que o meio ambiente merece. Nesse sentido, selecionamos alguns exemplos de como é possível conciliar tecnologia e sustentabilidade de maneira eficiente e totalmente responsável. Confira!

1. Data Centers operando com 100% de energia limpa

Desde 2020, todos os Data Centers da Ascenty operam com 100% de energia renovável, garantida por IREC (International Renewable Energy Certificate). Vale lembrar que o uso de fontes renováveis, como energia hídrica e solar, reduz as emissões de gases de efeito estufa e o impacto ambiental.

Além disso, todos os Data Centers da Ascenty possuem certificação ISO 14001, que estabelece diretrizes para a excelência do sistema de gestão ambiental.

2. 100% da iluminação em LED nos Data Centers

A Ascenty adotou a iluminação em LED em todos os seus Data Centers, o que contribui significativamente para a redução do consumo de energia. Essa medida ajuda a melhorar o índice PUE (Power Usage Effectiveness) — um parâmetro internacional de eficiência energética.

Para se ter uma ideia, a média de PUE nos Data Centers da Ascenty, em 2022, foi de 1,44, um valor excelente e que demonstra o compromisso da empresa com a otimização do consumo energético.

Além disso, o Data Center de São Paulo possui uma planta de energia fotovoltaica, capaz de gerar 14,6 MW por ano. Essa energia é aproveitada na iluminação e refrigeração do local, tornando o DC ainda mais sustentável.

3. Selo Carbono Zero

Reforçando seu compromisso em neutralizar suas emissões de carbono, a Ascenty possui o selo Carbono Zero. A empresa realiza ações estratégicas para mensurar, reduzir e compensar suas emissões, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.

A neutralidade em carbono é motivo de orgulho, pois demonstra que nossos esforços estão sendo produtivos. Temos ciência do impacto ambiental de todo o segmento de tecnologia e estamos fazendo a nossa parte.

4. Aproveitamento da água nos sistemas de refrigeração dos Data Centers

Em conjunto com as demais iniciativas, a Ascenty também adota um controle efetivo do uso de água em seus Data Centers, tudo para garantir um consumo consciente e responsável desse importante recurso.

Como exemplo, as centrais de água gelada dos sistemas de refrigeração operam em circuito fechado, o que reduz consideravelmente o consumo sem afetar a qualidade e efetividade do processo.

Construa um futuro verde também!

Como vimos, a união entre tecnologia e sustentabilidade é a chave para garantir um futuro mais verde e conectado. Nesse contexto, as boas práticas apresentadas comprovam que essas duas áreas podem caminhar lado a lado.

A Ascenty continua avançando em direção a uma atuação sustentável. Seu negócio também pode (e deve) participar desse movimento!

Por isso, além de implementar ações que reduzem o impacto ambiental, é importante se unir a parceiros comprometidos com a agenda ESG, garantindo uma cadeia de valor sustentável.

Saiba mais sobre nossas práticas e resultados em prol de um futuro mais justo, sustentável e ético. Baixe agora o Relatório ESG da Ascenty e inspire-se para construir um futuro verde também!