Finanças 4.0: o papel da tecnologia na evolução do setor financeiro

Você já ouviu falar em Finanças 4.0? O movimento de transformação do setor financeiro acontece na esteira de outras revoluções, como a Indústria 4.0, e pode revolucionar as empresas da área.

E veja bem, essa não é uma novidade para o mercado como um todo. Na verdade, dados da Advance 2000, mostram que 57% das empresas afirmam que aproveitar as principais tecnologias digitais é fundamental para suas operações.

Além disso, quase um terço das organizações acreditam que implementar iniciativas de transformação digital é uma questão de sobrevivência em seus respectivos setores — incluindo o financeiro!

Mas afinal, o que é Finanças 4.0 e como essa transformação pode contribuir para os resultados das empresas do setor? É o que vamos desvendar neste conteúdo! 

O que é Finanças 4.0?

Finanças 4.0 é a aplicação de tecnologias digitais, como IA, Machine Learning, IoT, blockchain e automação para aproveitar melhor os dados financeiros de um negócio. Assim, visa modernizar o orçamento, planejamento e gestão financeira.

Podemos dizer que essa é a última fase de evolução tecnológica do setor e está sendo fortemente impulsionada pela transformação digital e inovações dos últimos anos.

Afinal, como você já deve ter percebido, as práticas financeiras tradicionais estão evoluindo para entregar serviços mais eficientes e personalizados aos clientes.

As fintechs e o futuro do setor

Falar de Finanças 4.0 é falar das fintechs, que promovem uma disrupção no mercado, oferecendo tecnologias inovadoras e serviços qualificados para instituições e os clientes finais.

Elas são o futuro do setor. Ou, pelo menos, mudarão as finanças de hoje para um modelo muito mais prático, eficiente e seguro.

Tudo isso alinhados às principais tendências de TI, como:

Compreendendo a evolução das Finanças: De 1.0 a 4.0

Embora o termo esteja em alta, entenda que Finanças 4.0 não é só uma palavra da moda. Pelo contrário, diz respeito a uma mudança importante na maneira com que diversos serviços financeiros são executados.

Mas de que evolução estamos falando? Confira um pouco dessa jornada de inovação:

  • Finanças 1.0: sistema bancário tradicional, muito dependente de processos manuais e ações presenciais;
  • Finanças 2.0: início das transações bancárias on-line e digitais, proporcionando mais comodidade e acessibilidade aos serviços financeiros;
  • Finanças 3.0: introduz a automação e análise de dados, melhorando a tomada de decisões e a avaliação de riscos.
  • Finanças 4.0: integração de novas tecnologias no setor financeiro, como IA, Big Data e ML. Isso o torna mais estratégico, ágil, inteligente e seguro.

Finanças 4.0: a integração entre tecnologia e finanças

Um dos principais objetivos de Finanças 4.0 é a integração entre tecnologia e as capacidades financeiras — seja de um negócio ou de uma instituição do segmento.

O uso de sistemas integrados e, mais especificamente tecnologias inovadoras, permite que todas as empresas melhorem e gerenciem suas informações financeiras.

Hoje, o departamento financeiro como um todo é — muitas vezes — visto como um armazenador de registros, servindo apenas para controle de caixa e geração de relatórios eventuais.

Embora muitas das principais responsabilidades permaneçam as mesmas, a adoção da tecnologia ajuda os líderes financeiros a se tornarem especialistas estratégicos.

Assim, eles podem orientar os negócios para a modernização, expansão do mercado e crescimento, ao mesmo tempo em que gerenciam os custos e os resultados.

Os benefícios de adotar as Finanças 4.0

Finanças 4.0 é uma mudança de paradigma na indústria financeira. Portanto, não estamos falando apenas de digitalizar processos já existentes, mas de repensar todo o ecossistema financeiro com a ajuda da tecnologia.

Nessa nova era, as instituições financeiras investem em recursos avançados para melhorar as experiências dos clientes, ganhar mais eficiência operacional e impulsionar a inovação.

E isso não é tudo! Veja mais alguns benefícios importantes:

Automatização inteligente dos processos

O uso de sistemas poderosos pode integrar setores e centralizar dados, automatizando tarefas e tornando a operação mais eficiente.

Serviços financeiros personalizados

Os serviços financeiros podem ser adaptados às necessidades de cada cliente. Isso é feito com a ajuda de análises avançadas e algoritmos, que geram recomendações e estimulam decisões financeiras mais assertivas.

Uso de Inteligência Artificial

Com a IA, é possível analisar o comportamento de parceiros e clientes, o que lhe dará insights para tomar melhores decisões e descobrir as principais oportunidades de negócio.

Segurança e expansão dos dados

Tecnologias como o blockchain e a criptografia avançada, ajudam a proteger dados e criar um ecossistema financeiro livre de terceiros mal-intencionados.

Big Data e controle do capital

O uso de tecnologias de Deep e Dark Analytics revolucionará a forma que sua empresa lê o Big Data, ampliando seu controle do dinheiro.

Lançamento de novos serviços

A revolução permite entregar novos e inovadores serviços, agregando valor ao negócio e gerando fidelização no mercado.

Melhor gestão de riscos

No modelo de Finanças 4.0, as equipes contam com ferramentas eficientes de avaliação e gestão de riscos. Assim, uma análise de Big Data em conjunto com a IA podem identificar riscos em tempo real e permitir ações proativas de mitigação de riscos.

Uma gestão com menos burocracias e mais garantias

Um dos grandes objetivos — se não o principal — das empresas hoje é otimizar seus processos. E é verdade: melhores resultados só acontecem com uma estrutura processual eficiente, à prova de erros e completamente otimizada.

Este é um caminho que a Finanças 4.0 pode abrir, pois age diretamente sobre um setor de vital importância para o negócio.

Assim, com o uso de tecnologias de alta capacidade (como redes de conectividade de baixa latência e sistemas de gestão modernos) é possível minimizar a ação humana nos processos operacionais.

Desse modo, seus profissionais se baseiam nos dados e insights tecnológicos para agir em momentos pontuais. É uma forma de otimizar os processos e tornar sua operação mais focada naquilo que importa: as necessidades do seu cliente.

Como isso é possível? Bom, veja só:

Imagine que Luciano, CEO de uma empresa que desenvolve e comercializa um SaaS de gestão financeira, esteja buscando uma forma de otimizar processos. Ele conhece o mercado e sabe que bons profissionais custam caro e que o problema não é seu time, mas a maneira que os projetos são realizados.

Portanto, ele deve otimizar os processos. Para isso, seguindo algumas tendências, decidiu investir em uma solução de IA capaz de automatizar várias tarefas do backoffice.

Assim, ele previa reduzir os custos e focar seu budget no desenvolvimento dos processos. E foi exatamente isso que ele conseguiu!

A tecnologia tomou conta das operações rotineiras do setor de finanças, o que reduziu a necessidade de mão de obra dedicada e permitiu que o time se dedicasse mais estrategicamente em busca de oportunidades relacionadas.

De acordo com uma pesquisa da Oracle, empresas que aplicam IA no departamento financeiro relatam uma melhoria média na produtividade em 33% e uma diminuição de 37% dos erros.

Além disso, empresas que empregam tecnologias inovadoras são 9,5 vezes mais propensas a obter maior precisão nas métricas financeiras e operacionais do que aquelas que não têm. 

Desafios e caminhos para implementar Finanças 4.0 nas empresas

Como vimos ao longo do texto, a implementação das Finanças 4.0 gera grandes oportunidades para as empresas e seus clientes. Porém, alguns desafios precisam ser avaliados com atenção para que a transição seja um sucesso.

A seguir, vamos falar um pouco desses obstáculos e dos caminhos para contorná-los. Confira!

Desafios tecnológicos

A adoção de tecnologias avançadas, como Blockchain e IA, exige conhecimentos técnicos e uma infraestrutura confiável e escalável. 

Neste caso, é importante pensar na capacidade de armazenamento dos dados. Um Data Center Colocation é a opção mais interessante, visto que há a possibilidade de expansão sem grandes investimentos e de forma rápida.

Superando questões de segurança e privacidade

Conforma avançamos em direção a sistemas financeiros mais digitalizados, a segurança e a privacidade se transformam em grandes preocupações. Por isso, é preciso investir em medidas robustas de cibersegurança para proteger dados sensíveis dos clientes e transações seguras. 

Ademais, é essencial estar em conformidade com as leis de proteção de dados e se adequar aos padrões de segurança do setor. Assim, é possível conquistar a confiança do mercado e dos clientes.

O futuro das finanças já começou!

Finanças 4.0 promete mudar o mundo das finanças, introduzindo novas tecnologias, metodologias e criando oportunidades para empresas de todos os tipos.

Para o resto do mercado, é importante se manter atualizado, pois indústria, mercado e tecnologia se conectam. Isso ajuda não só a se manter competitivo, mas a fornecer o melhor serviço ou produto aos clientes.

E você, gostou de aprender mais sobre o assunto? Para seguir aprendendo, temos um material exclusivo para você!

Acesse agora mesmo para conhecer os Cabos Submarinos do Brasil e entender como eles funcionam e ajudam a impulsionar a conectividade e agilidade na troca de dados em empresas de todos os segmentos, incluindo o financeiro!