Entenda a relação entre o Data Center e a tecnologia sustentável

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

Os data centers se tornaram algo extremamente valioso: são fundamentais para e-commerces, computação em nuvem e trabalho remoto de forma geral. No entanto, além de impactar na economia global, eles têm total relação com a tecnologia sustentável.

A digitalização pode levar a operações mais simplificadas e eficientes, bem como pode ser uma opção mais sustentável para as empresas, pois diminuem sua dependência de recursos limitados e eliminam o desperdício.

Mas a equação sobre a digitalização e sustentabilidade nem sempre é a mais equilibrada. Afinal, os data centers contribuem com a tecnologia sustentável? É isso que vamos conferir neste conteúdo, explorando a relação entre data center e a sustentabilidade e conceitos como o TI Verde. Vamos lá?

Mas afinal, como funciona a tecnologia sustentável?

A tecnologia sustentável é a aplicação de todas as ciências em busca de inovações tecnológicas que estimulem a uma melhor relação entre sociedade e meio ambiente. O objetivo é criar e adaptar tecnologias para reduzir as agressões e a poluição ao meio ambiente.

Os data centers são fatores decisivos quando o assunto é tecnologia sustentável.

Primeiro, porque são um meio para que as empresas centralizem sua infraestrutura de TI de forma “remota” (no caso, quando falamos de colocation, na nuvem).

Além disso, os principais e mais confiáveis provedores de colocation precisam seguir protocolos de gestão que, em seu cerne, incluem certificados ambientais de ponta.

Isso garante mais conformidade em relação à aplicação de tecnologia sustentável no ambiente corporativo, reduzindo sua pegada de carbono, bem como o uso de recursos de maneira desnecessária.

Como a tecnologia sustentável pode ser vantajosa para o meio ambiente e a sua empresa ao mesmo tempo?

A tecnologia sustentável é um tópico cada vez mais presente na rotina executiva das empresas — e o motivo é simples: essa relação traz enormes benefícios para o seu negócio e para o meio ambiente.

Esse novo modelo de desenvolvimento permite uma melhor evolução tecnológica, totalmente integrada à sustentabilidade. Entre os benefícios que podemos citar, destacamos:

  • Redução do uso de papel;
  • Maior satisfação dos funcionários;
  • Melhor imagem perante os clientes;
  • Melhores possibilidades de investimentos;

Trata-se de um movimento que vai de encontro com outro, o TI Verde ou Green IT.

Data Centers eficientes: reduzem o consumo energético e contribuem para a sustentabilidade

A transformação digital está abrindo novas oportunidades em todos os setores para reduzir o consumo energético e melhorar a eficiência por meio de soluções inovadores.

Os data centers desempenham um papel fundamental nessa transformação, pois fornecem a infraestrutura de TI necessária para que as empresas se interconectem, migrem para a nuvem e digitalizem seus processos e serviços.

Veja bem: a demanda por maior poder de computação e conectividade só aumentou após a pandemia, acelerando ainda mais o crescimento do setor de data center.

No futuro, o data center não se trata apenas de armazenamento e disponibilidade, mas de eficiência, inovação e confiabilidade para todas as partes envolvidas em sua operação.

Mais do que nunca, as empresas desejam migrar para uma infraestrutura digital, contando com os serviços de fornecedores sustentáveis, capazes de ajudá-los a cumprir suas próprias metas de sustentabilidade.

Agora, na prática, você sabe como as novas tecnologias podem influenciar na criação de um data center mais sustentável?

Afinal, à medida que os workloads cada vez mais pesam, aumentar ainda mais a eficiência do data center exigirá um uso ainda mais eficiente de todos os recursos.

Para isso, algumas inovações podem ser utilizadas, como:

  • Inteligência Artificial;
  • Ferramentas de gestão de recursos em tempo real;
  • Suporte à integração do smart grid, com medição e previsão;
  • Machine learning para identificar, em tempo real, oportunidades de melhoria em toda infraestrutura de data center.

Data Center Colocation: a saída para melhorar a sustentabilidade na sua empresa

Você sabia que o data center colocation é a melhor solução para empresas que buscam investir em saídas para renovar sua relação com a sustentabilidade?

Isso tem muito a ver com as iniciativas que os próprios fornecedores de Colocation estão tomando nos últimos anos.

Data centers, por sua natureza, consomem uma quantidade considerável de energia. Ou seja, mesmo sendo uma solução mais sustentável para o mercado do que cada empresa comprar sua infraestrutura on-premise, é uma indústria que trabalha incansavelmente em busca de melhores índices de sustentabilidade.

Afinal, impacta positivamente o seu negócio e ajuda seus clientes (nesse caso, a sua empresa!) a se manter alinhada com as principais boas práticas amigáveis de tecnologia.

É uma ação que ocorre de várias formas, como por exemplo:

  • Uso de fonte de energia mais verdes e reutilizáveis;
  • Novas maneiras de armazenar energia, evitando a poluição;
  • Utilização de Concreto sustentável para construir suas estruturas modernas e climaticamente eficientes;
  • Aplicação de princípios de economia circular.

Um exemplo deste último ponto pode ser visto em instalações estrangeiras: devido ao calor gerado pelos data centers, as empresas estão cada vez mais conseguindo canalizá-lo para reutilização em outras tarefas, como nos próprios edifícios corporativos.

A Ascenty é um exemplo brasileiro de Data Center de Colocation altamente engajada com ações sustentáveis que visam proteger o meio ambiente. Afinal, seu trabalho tem relação direta com os princípios ESG (Environmental, Social and Governance).

Entre os fatores ambientais, a Ascenty busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa (CO2, gás metano), e aumentar a eficiência energética, através de uma melhor gestão de resíduos e efluentes. Para tanto, direciona uma grande parcela de recursos para o controle de poluição (reduzindo as emissões para o ar, na água e de resíduos sólidos).

Uma das ações é o investimento contínuo (de quase R$ 1 milhão até hoje) em recursos em prol da sustentabilidade, como reciclagem de materiais de todos os tipos.

Além disso, a Ascenty opta pela utilização de energia renovável — e hoje, 90% da energia elétrica utilizada em nossos data centers são de fontes renováveis! Para 2024, a previsão é que possamos atingir os 100%! E claro, não podemos esquecer: a companhia ainda conta com a certificação de meio ambiente ISO 14001 e de gestão energética ISO 500001.

E então, que tal começar sua jornada em direção ao uso de tecnologia sustentável com auxílio de uma empresa focada no meio ambiente e na construção do melhor ecossistema de conectividade?

Confira mais sobre a infraestrutura, a qualidade dos serviços e todos os benefícios que a Ascenty oferece! Agende uma reunião conosco!