A tecnologia no setor financeiro e as soluções Ascenty

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

Nos últimos anos, o mercado financeiro não parou de evoluir, e a aplicação de tecnologia neste setor teve papel determinante para essa transformação. Transações que antes só eram possíveis por meio de visitas pessoais às instituições financeiras, agora podem ser concluídas com apenas alguns toques na tela do celular.

Se, no passado, a pessoa precisava entregar o dinheiro físico ou cheque em mãos para sanar uma dívida, agora basta transferir o valor via aplicativo ou internet banking — de forma instantânea, com o PIX, por exemplo.

Essas mudanças vieram graças à implementação da tecnologia no setor financeiro. Tais avanços mudaram a forma como o mundo funciona e o segmento precisou responder à altura.

Agora, falar de tecnologia no setor financeiro é “chover no molhado”.

O grande debate é: para onde as empresas devem direcionar seus esforços e investimentos? Neste conteúdo, vamos mergulhar no assunto, passando um panorama atual da tecnologia no setor financeiro e as principais tendências do mercado.

Continue a leitura para aprender mais!

Setor Financeiro tem investido cada vez mais em tecnologia

Por muito tempo, o setor financeiro relutou em atualizar seus sistemas. Isso resultou na utilização de sistemas isolados e legados, que serviam de infraestrutura para uma complexa rede de serviços, como transações, poupanças, investimentos e empréstimos.

No entanto, com os avanços e a implementação da tecnologia no setor financeiro, o cenário mudou. Fintechs e Banks as a Service entraram no jogo — se não para modernizar o mercado, mas também para se posicionar como concorrentes dos antigos bancos.

Assim, bancos e outros provedores de serviços financeiros tradicionais tiveram que responder com uma série de iniciativas de digitalização e inovação.

Essas iniciativas empregam tecnologias de ponta para garantir uma perspectiva centrada no cliente, em vez do foco tradicional em produtos, bem como integração inteligente de dados em tempo real, em vez de análises lentas realizadas após o fato e com base em plataforma aberta.

E essa evolução vem motivada justamente por conta da entrada de novos players no mercado. De acordo com dados divulgados na Fortunly, 88% das instituições financeiras acreditam que uma parte de seus negócios será perdida para fintechs nos próximos cinco anos.

Porém, isso significou também uma mudança de comportamento deste segmento tão tradicional do setor financeiro: entre essas organizações, de acordo com a PwC, 82% planejam aumentar a colaboração com empresas fintech nos próximos três a cinco anos.

Dados são o insumo da transformação no setor financeiro 

E o que é considerado como base dessa onda de inovação no setor financeiro? Os dados!

O big data — junto com a inteligência artificial que ajuda a processar, armazenar e gerar insights a partir dos dados — permite que a personalização seja possível em uma escala nunca antes vista.

Os bancos agora têm informações sobre o comportamento de seus clientes, o histórico social e de navegação.

A IA e o machine learning permitem a integração multicanal em tempo real desses insights para fornecer uma experiência de marketing personalizada para seus clientes quando as informações são mais relevantes e úteis (por exemplo, um empréstimo ou cartão de crédito).

Mas selecionar os dados certos, estruturados e não estruturados, em busca de informações úteis não é uma tarefa fácil. Isso requer uma tecnologia de análise de dados poderosa para que as instituições colham recompensas.

É justamente nesse ponto que a IA e o machine learning se destacam. Ambas as tecnologias têm a capacidade de resolver um amplo espectro de problemas complexos por meio de algoritmos que permitem que os bancos filtrem, avaliem e aproveitem milhões de pontos de dados com precisão.

Assim, por meio de análises precisas fornecidas por IA e Machine Learning, as instituições financeiras podem automatizar processos, avaliar e gerenciar riscos e detectar e prevenir fraudes.

As principais tendências da tecnologia no setor financeiro para o futuro

Agora, o que esperar do futuro da tecnologia no setor financeiro? Essa é uma pergunta interessante e que já entra em pauta nas empresas mais atentas.

Colocar-se à frente da concorrência é uma forma de investir em soluções assertivas que, cada vez mais, promovem a transformação digital no setor financeiro.

Você sabia que, apesar de todos os investimentos, apenas 12% das empresas do segmento afirmam ser 100% digitalizadas? Foi o que descobriu a Gartner.

Para ajudar você a direcionar seu planejamento e escolher os melhores investimentos para o futuro do seu negócio, separamos 3 tendências que valem a pena ficar de olho. Veja só!

Aumento de segurança

Alinhado com os avanços da tecnologia no setor financeiro, os riscos cibernéticos também se transformam em grande velocidade. Isso torna obsoletas as abordagens tradicionais de gerenciamento de risco.

É cada vez mais difícil para as organizações eliminar todas as possíveis ameaças cibernéticas. Por isso, limitar os ataques, identificando as brechas o mais cedo possível, é a melhor maneira de lidar com eles.

Com mudanças legislativas como a LGPD no Brasil ou a GDPR na Europa, as empresas do setor financeiro terão que ser ágeis na maneira como abordam a segurança cibernética.

Como? Através de análises avançadas, monitoramento em tempo real e IA para detectar ameaças e impedir que elas prejudiquem seus sistemas. 

O uso de técnicas de análise de big data para obter uma visibilidade antecipada das ameaças e agir para impedi-las antes que aconteçam é chamado de segurança prescritiva, uma das tendências para o futuro do setor financeiro!

Multicloud

Em um ambiente de alta demanda como o setor financeiro, as empresas não podem ficar presas nas limitações de seus provedores na nuvem. Por isso, o investimento em multicloud é outra das tendências de organizações do tipo.

Com o multicloud, sua empresa tem acesso a um ambiente diverso, no qual vários provedores de serviços e de conteúdos na nuvem se encontram.

Essa interconexão de redes é importante pois permite que sua organização acesse diferentes serviços, de diferentes fornecedores, de modo a construir um ecossistema personalizado para as necessidades de seus consumidores!

Terceirização de Data Center

Hoje, as empresas do setor financeiro devem focar nos clientes e em suas dores. Preocupar-se com sua infraestrutura é algo que ocupa muito da capacidade operacional dos funcionários da organização, o que impede avanços estratégicos.

Por isso, terceirizar data centers de modo a contar com todo suporte especializado para gerenciar sua infraestrutura de dados é o movimento mais adequado para o setor financeiro!

E agora que você conheceu mais sobre a aplicação da tecnologia no setor financeiro, que tal entender como as soluções da Ascenty podem contribuir para a sua empresa?

Podemos agir para aumentar a segurança da sua infraestrutura, oferecendo soluções multicloud e até mesmo terceirizando seus data centers!

Fale com um de nossos especialistas e entenda como nós podemos ajudar sua empresa!