Entenda como a Ascenty pode ajudá-lo a otimizar o Budget de TI da sua empresa

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

O investimento em Tecnologia da Informação tem se tornado cada vez mais estratégico para as empresas. No entanto, não basta reconhecer a importância dos recursos tecnológicos para atingir um desempenho notável. Também é essencial estruturar corretamente o budget de TI.

Por falta de conhecimento e planejamento, muitas companhias enfrentam dificuldades para definir um orçamento que contribua para a implantação das soluções tecnológicas mais adequadas para a necessidade do negócio.

Ciente disso, neste artigo vamos apontar diversos fatores que colaboram para a gestão das finanças estar em sintonia com as necessidades de investir em TI com eficiência. Confira!

Qual a importância de otimizar o Budget de TI da sua empresa?

É muito importante avaliar as necessidades de aperfeiçoar a infraestrutura tecnológica corporativa. Contudo, deve haver também um olhar atento para montar um orçamento que contemple as demandas de maneira plena.

Ao reconhecer a relevância do budget de TI para melhorar a qualidade dos serviços e o relacionamento com o público-alvo, uma corporação se mostra mais disposta para estabelecer o orçamento que será suficiente para acompanhar o avanço tecnológico.

Não é uma tarefa fácil mensurar com precisão os investimentos ideais para uma empresa usar a Tecnologia da Informação de maneira inteligente. Apesar disso, deve haver um esforço para haver um planejamento que priorize a competitividade em tempos de transformação digital.

Evite os principais erros que atrapalham a otimização do Budget de TI

É muito simples afirmar que o orçamento de Tecnologia da Informação deve seguir a estratégia da instituição. Mas para isso se tornar realidade, é crucial prestar atenção a uma série de fatores que dificultam estruturar os investimentos.

Com o objetivo de minimizar as adversidades na elaboração do budget de TI, vamos destacar pontos que precisam ser devidamente trabalhados para os recursos financeiros serem aplicados corretamente. Acompanhe!

Tenha a Gestão de TI integrada com o restante da empresa

Um dos maiores equívocos cometidos é investir em Tecnologia da Informação sem ter uma visão de como esse setor pode contribuir para os demais segmentos da empresa. Se o gestor de TI não tiver uma interação saudável com as demais áreas, o risco de aplicar recursos de forma equivocada é considerável.

Para minimizar os riscos de essa situação acontecer, a melhor alternativa é estruturar os investimentos em soluções tecnológicas a partir de necessidades bem específicas da organização.

Tenha uma infraestrutura de acordo com as necessidades

Uma maneira de evitar problemas com o budget de TI é avaliar se a infraestrutura tecnológica está contemplando a demanda de forma plena. Dessa forma, evita-se o desperdício de recursos financeiros e, ao mesmo tempo, há um cuidado especial para a corporação sempre ter equipamentos de ponta. A ausência de um olhar atento para as necessidades mais urgentes é uma falha grave e que deve ser evitada ao máximo.

Capacite seus colaboradores

À medida que uma empresa tem funcionários qualificados e atentos às principais tendências do segmento de Tecnologia da Informação, maiores são as probabilidades de optar por ferramentas que vão agregar valor ao negócio. E isso é crucial para os investimentos proporcionarem um bom retorno em curto prazo.

Um programa de capacitação continuada deve ser uma das prioridades das organizações na conjuntura atual. Afinal, contribui para os colaboradores identificarem como as soluções tecnológicas podem melhorar o desempenho de forma significativa. Por isso, deixar de apostar na qualificação da equipe prejudica o crescimento sustentável.

Tenha um plano de expansão da área de TI

A falta de planejamento é, sem dúvida, um dos erros mais graves no mundo corporativo. Se uma área de TI não se preocupa com a capacidade de suprir a demanda em curto, médio e longo prazos, não vai agregar valor ao negócio. E o pior: vai contribuir para a empresa não acompanhar a concorrência.

Para um budget de TI ser corretamente estipulado, é preciso avaliar quais são as soluções tecnológicas ideais para uma companhia ser mais eficiente e estar mais apta a oferecer respostas adequadas às necessidades do público-alvo.

Tenha um parceiro de outsourcing de ti

Nem sempre é possível a equipe interna de Tecnologia da Informação ter uma visão ampla de como está o mercado de TI. Esse aspecto justifica apostar no outsourcing de TI, porque um apoio totalmente especializado ajuda a identificar com mais facilidade as melhores soluções para uma empresa se manter mais produtiva e competitiva.

Otimização de Budget de TI: o que levar em conta

Para a elaboração de um orçamento que contemple as demandas institucionais, é válido adotar algumas medidas. Para você visualizá-las melhor, vamos apontar iniciativas vitais para a construção de um excelente budget de TI. Veja!

Tenha parceiros capacitados para soluções de Outsourcing de TI

A terceirização dos serviços de Tecnologia da Informação tem se mostrado uma alternativa cada vez mais interessante para muitas empresas. Uma das razões abrange a dificuldade de investir por conta própria em recursos tecnológicos de ponta.

Com o outsourcing, torna-se mais simples ter à disposição soluções mais avançadas e capazes de agregar valor ao negócio em curto prazo. Além disso, a empresa economiza com a aquisição de equipamentos e softwares, o que é crucial para usar os recursos financeiros de maneira mais estratégica.

Considere migrar seu Data Center para o colocation

Os custos de manter um Data Center próprio são cada vez maiores, porque é necessário não apenas administrar as despesas com equipamentos e dispositivos de segurança, mas também ter um olhar atento para os gastos com energia elétrica.

Para economizar e ganhar eficiência, uma alternativa interessante é apostar nos serviços de colocation. Dessa maneira, é viável contar com uma infraestrutura tecnológica de alto nível, sem comprometer as finanças.

Não se esqueça de contar com uma solução de Disaster Recovery

Por mais que haja um foco em segurança da informação e na proteção dos ativos de TI, é fundamental contar com recursos que ajudem a recuperar os dados com agilidade em situações atípicas (ataques cibernéticos, tragédias naturais etc.)

Esse aspecto tem colaborado para mais companhias reconhecerem a necessidade de apostarem em soluções eficientes de Disaster Recovery, que ajudam uma companhia a voltar à normalidade, após enfrentar problemas que afetem a disponibilidade dos serviços.

Otimize o Budget de TI da sua organização com a ajuda da Ascenty

Para ter mais condições de aperfeiçoar o budget de TI, uma excelente opção é contar com um apoio especializado. Com o suporte da Ascenty, torna-se muito mais simples adotar as melhores soluções para hospedar seu ambiente de TI, posicionar seu ambiente estrategicamente com uma solução de Disaster Recovey e estabelecer um alto nível de interconexão, permitindo que sua empresa consiga recuperar informações em curto prazo e manter a infraestrutura tecnológica em um excelente patamar.

Se está em busca das melhores soluções de TI para o seu negócio, agende uma reunião conosco agora mesmo! Estamos à disposição para te ajudar a usar a tecnologia com inteligência e foco em resultados!