As vantagens dos ambientes híbridos

Hoje, não há como dispensar o uso da tecnologia no mundo empresarial. As organizações demandam novas soluções de software frequentemente e precisam que os aplicativos sejam heterogêneos.

Isto é necessário para garantir o desenvolvimento de uma empresa e para que ela sempre esteja preparada para aproveitar todas as oportunidades que aparecerão.

Contudo, um complexo sistema de Tecnologia da Informação requer grandes e frequentes investimentos em infraestrutura, o que engloba hardware, software e suporte técnico. Não esquecendo de considerar outros itens como: disponibilidade e segurança.

Para atender esta necessidade, grandes fornecedores de serviços e soluções de TI desenvolveram soluções para auxiliar as empresas que precisam desse complexo sistema através de um acordo prévio.

Muitos modelos de serviços essenciais, flexíveis e de fácil implementação são ofertados: colocation, cloud computing, ambientes híbridos, serviços gerenciados e telecomunicações.

Confira:

Ambientes híbridos: conheça mais sobre o assunto

A internet e as telecomunicações vêm avançando, proporcionando um avanço na terceirização de serviços e auxiliando as organizações na redução de custos.

Junto com o desenvolvimento e a terceirização de serviços surgiu a Computação em Nuvem (Cloud Computing em inglês), que permitiu migrar para a Internet praticamente todos os serviços de informática que há na sua empresa.

Acesso a e-mails, documentos, aplicativos, backups e muito mais ficam disponíveis na Internet, há poucos cliques de distância.

De acordo com dados de 2020 do estudo “Cloud Adoption Statistics“, 50% das grandes empresas já gastam mais do que US$ 1,2 milhões anuais em serviços na nuvem. Em números totais, cerca de 30% de todo orçamento de TI é alocado na computação em nuvem.

O que muitas vezes não se coloca em conversa é o tipo da computação em nuvem. Como conceito, é fácil delimitar o cloud computing como uma substituta dos servidores on-premise.

Porém, na prática, seu entendimento vai mais além. Para uma empresa realizar o investimento e entrar de vez na era da digitalização, é necessário conhecer os diferentes tipos de nuvens — e qual a melhor opção para o seu negócio.

É aí que os ambientes híbridos se destacam.

Mas afinal, qual a vantagem dos ambientes híbridos? Para explicar isso, precisamos dar um passo atrás e entender os diferentes tipos de nuvens. Vamos lá?

Nuvem Pública

A nuvem pública é o formato de cloud computing fornecido pelas grandes organizações que pode ser contratado por qualquer empresa e compartilhado com várias outras.

Um provedor de nuvem pública realiza a “multilocação” de sua infraestrutura, afinal, ela é grande e robusta o suficiente para armazenar os dados, aplicativos e sistemas de diversas empresas. Ou seja, para o cliente, é como se ele utilizasse uma fração de um grande ambiente computacional utilizado para atender múltiplos clientes, porém de forma independente.

É uma prática comum, realizada por grandes nomes do mercado. Um exemplo popular é o serviço pago do Google Drive: uma vez que você compra o pacote de armazenamento, faz parte da nuvem pública da Google.

Cabe, portanto, a cada provedor operar seu hardware, armazenamento, aplicativos e rede para manter a infraestrutura de dados dos clientes segura e totalmente disponível.

Nuvem Privada

Nuvem privada não é uma tendência ou novidade.

Apesar de ainda ser uma inovação com grande espaço para se desenvolver, a nuvem privada já é realidade em muitas empresas de pequeno, médio e grande porte dos mais diversos segmentos.

Nuvens privadas são próprias para o uso de uma empresa, seus funcionários, clientes e parceiros. Ou seja, são servidores privados, cujo hardware pode tanto ser localizado e gerenciado na própria empresa (on-premise) ou ser hospedado por um provedor especializado.

Ao contrário da nuvem pública, nada na nuvem privada é compartilhado com outras organizações. A nuvem privada é ainda uma preferência por parte das empresas que ainda não se sentem confortáveis em ir para uma nuvem pública.

Entre os principais motivos, citamos: segurança, cultura organizacional ou aspectos regulatórios.

O que “conforta” as empresas que optam pela nuvem privada é que, apesar de possuir custos maiores, ela proporciona total controle à empresa sobre seus recursos, não necessitando compartilhá-los com outras organizações.

Nuvem Híbrida

A nuvem híbrida é uma infraestrutura composta pela nuvem pública e nuvem privada, como o nome indica. Assim, a empresa divide os serviços de informática entre os dois tipos de nuvens. Qualquer empresa que faça essa divisão, teoricamente já atua em um ambiente híbrido.

Quer saber um exemplo? Veja bem: digamos que o seu serviço de backup e e-mail funcionem na nuvem pública, enquanto o serviço de banco de dados e aplicativos rodem na nuvem privada.

Tudo ao mesmo tempo e com operacionalização simultânea. Neste caso, a empresa já atua em ambiente híbrido!

Através da nuvem híbrida, é possível manter sistemas que tratam informações sensíveis na nuvem privada. Assim, eliminam qualquer dúvida ou desconfiança relacionado à segurança e sigilo da informação, pois não há compartilhamento de ambiente com outras empresas.

Já sistemas como e-mail, CRM, backup, armazenamento, entre outros menos críticos, podem ser hospedados em nuvem pública, tendo maior elasticidade e menor custo em termos de recursos.

Vantagens dos ambientes híbrido

Sua empresa obtém muitas vantagens adotando essa nova estratégia de TI, porém cada empresa precisa avaliar a sua necessidade e decidir quais serviços devem ser disponibilizados pela computação em nuvem e quais serão mantidos na sua própria infraestrutura.

Os exemplos de vantagens são:

Mais segurança de Dados

Se você estiver desconfiado da nuvem pública, relutando em hospedar dados de sistemas como seu software de gestão financeira, propriedade intelectual ou dados sensíveis de seus clientes, poderá armazená-los em nuvem privada.

Assim, as informações, dados e sistemas mais críticos para o funcionamento e compliance do seu negócio ficam sempre à disposição, sob seu total controle.

E claro, os dados e recursos menos críticos, como backups de arquivos, alguns sistemas como o CRM, podem ser alocados na nuvem pública.

Com a nuvem híbrida, você tem maior controle e segurança dos dados.

Diminuição de custos

A nuvem híbrida oferece a perspectiva da gestão dinâmica dos gastos do negócio, o que pode resultar na redução de custos gerais.

Como? Explicamos:

Com uma nuvem privada, as organizações operam e gerenciam toda infraestrutura do data center. Na prática, há múltiplas vantagens, como o controle total sobre os dados. Porém, isso também quer dizer que a empresa terá mais custos.

Afinal, na nuvem privada, é ela quem arca com boa parte dos custos de manutenção e gestão da infraestrutura. Além disso, se optar por colocar todos os recursos na nuvem privada, ela precisará de um alto investimento inicial para lidar com todo hardware necessário.

Porém, ao apostar no ambiente híbrido, ela pode alternativamente dividir os recursos entre a nuvem privada e pública. Na nuvem pública, normalmente a empresa só paga por aquilo que ela usa. Ou seja, falamos de despesas variáveis e operacionais.

Assim, a empresa pode compensar os custos, executando cargas de trabalho menos críticas em nuvem pública, o que permite equilibrar o investimento de modo a encaixar no orçamento.

Maior flexibilidade para operações

Hoje, as empresas trabalham com vários tipos de dados, em ambientes distintos, com diferentes necessidades de infraestruturas. Essa complexidade no trato com os dados é o que deixa os gestores de negócios cada vez mais próximos de investir em um ambiente híbrido.

Uma configuração de nuvem híbrida usa sistemas tradicionais, bem como o que a tecnologia de nuvem possui de mais recente. Tudo isso carrier neutral, sem se prender a um único fornecedor.

Assim, as empresas clientes desse serviço podem migrar cargas de trabalho de e para qualquer uma das infraestruturas (da mais tradicional para a mais moderna) sempre que necessário, agregando mais flexibilidade operacional para lidar com as demandas do dia a dia.

Maior poder de escalabilidade

A nuvem híbrida oferece mais opções de recursos do que um simples data center físico. Graças a junção da nuvem pública com a privada, é possível escalar a operação em poucos instantes.

É algo que torna mais fácil provisionar, implantar e dimensionar recursos para atender a picos de demanda. Quando a demanda excede a capacidade do data center local, uma organização pode hospedar o aplicativo para a nuvem pública, de modo a escalar a operação ao patamar necessário.

Como a Ascenty pode te ajudar

Sendo você um dos responsáveis em manter o crescimento da sua organização, a melhoria da infraestrutura de TI com certeza é um dos seus objetivos, para manter o aumento do número de clientes e consequentemente do faturamento.

As soluções fornecidos pela Ascenty são ideais para a resolução dos seus problemas de infraestrutura de TI. Mantenha-se competitivo no mercado!

Ficou interessado em aderir ao ambiente híbrido? Então saiba que a Ascenty pode ajudar sua empresa a adotar esse tipo de nuvem, consolidando suas operações em uma era de Transformação Digital.

E agora, resta alguma dúvida? Então marque uma reunião com nossa equipe de especialistas para entender como as soluções da Ascenty podem ajudar sua empresa!