Como IX colabora na redução de custos nas empresas?

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

Uma empresa que não busca constantemente novas formas de produzir mais gastando menos não está agindo com inteligência.

É um pouco difícil ler isso, mas a verdade é que a redução de custos e aumento de eficiência são essenciais para o bom andamento dos negócios. Mesmo que seja realizada anualmente, uma estratégia é necessária de minimizar os custos operacionais de maneira periódica.

Caso o contrário, as empresas acabam acumulando gastos sem mesmo perceber. Por isso, este artigo mostrará como o IX.br (conhecido como PTT) colabora na redução de custos dos negócios. Acompanhe e leitura e não perca nenhum detalhe!

IX: como funciona 

Longe de ser um algarismo romano, o IX é um ponto de alta densidade de conexões e troca de tráfego da Internet. Trata-se de um local físico por meio do qual as empresas de infraestrutura da Internet se conectam. Esses locais existem no “limite” de redes diferentes e permitem que os provedores compartilhem o trânsito de informações fora de sua própria rede.

Através do IX, as empresas podem encurtar o caminho para o trânsito proveniente de outras redes participantes, reduzindo a latência, melhorando o tempo de ida e volta e potencialmente reduzindo os custos operacionais.

Em resumo: o IX é um recurso no qual os provedores de internet no país podem se interconectar e se beneficiar mutualmente.

Definindo o IX e sua funcionalidade 

De maneira técnica, um IX é simplesmente um ou mais locais físicos, denominados PIX (Ponto de Interconexão ou ponto de acesso ao IX.br), que contêm comutadores de rede que direcionam o tráfego entre as diferentes redes membros. Por meio de vários métodos, essas redes compartilham os custos de manutenção da infraestrutura física e dos serviços associados.

Trata-se de um recurso essencial para essas empresas, pois muitas operadoras de telecomunicações estão em áreas de difícil acesso, mas conseguem contratar um link de transporte até o PIX do IX e obter redução de custos operacionais, economia de banda IP e melhora na latência da conexão, por exemplo. O resultado é qualidade do serviço para o usuário final.

Redução de custos com o IX para a sua empresa

Os pontos de troca na Internet podem ser especialmente benéficos para pequenas e médias empresas, universidades e instituições similares, por exemplo. Isso ocorre, pois a maioria do tráfego passa ser realizado localmente.

Além disso, o IX não traz benefícios apenas para os usuários, mas também como os provedores, que se tornam mais independentes, fazendo com que muitos gargalos de tráfego desapareçam.

Em números, o custo de uma conexão com o IX de 10 GBs fica menor em cerca de 70% em relação à conexão direta com a Internet, enquanto para clientes que estão dentro do Data Center da Ascenty, essa redução chega a 90%.

O IX também traz outras vantagens. Com ele, é possível otimizar os custos de tráfego. Ou seja, as empresas podem reduzir seus custos com esta utilização, à medida que levam a internet ainda mais longe. Sendo assim, há mais competitividade quando os custos são reduzidos e maior probabilidade de investimentos.

Portanto, ao trocar tráfego com outros fornecedores locais através do IX, a Internet se tornará menos congestionada e mais eficiente, levando a um melhor desempenho de acesso em aplicativos, sites e provedores de conteúdo da internet.

Ascenty: solução IX para o seu negócio.

O IX também é responsável pelo fornecimento de internet mais acessível aqui no Brasil. Esse é outro ponto positivo a favor da redução de custos.

Os pontos de tráfego de internet vêm ganhando força no Brasil e por isso as empresas de conectividade têm aproveitado todos os benefícios que ele oferece. A Ascenty é a empresa que apoia a utilização e crescimento do IX no Brasil e viabiliza ao máximo os acessos dentro desta estrutura.

O IX possui uma estrutura de PIX dentro dos Data Centers da Ascenty, portanto com uma Cross Conexão em Fibra, a conexão é feita localmente no Data Center. Além disso, para os clientes que não possuem estrutura na Ascenty podem ser transportados através da rede de Telecomunicações.

Para ilustrar de maneira ainda mais simples os benefícios do PIX Ascenty, imagine que seu provedor de serviços de Internet esteja localizado no Rio de Janeiro, por exemplo. Sendo assim, se você estiver encaminhando um grande arquivo para o seu vizinho, ele primeiro será enviado para esse provedor, antes de “atravessar a rua” e chegar ao destinatário.

Não seria mais rápido se o seu arquivo fosse enviado para uma rede da sua cidade e não para um local distante? Obviamente, todo o tráfego da Internet chega onde precisa. Porém, os IX ajudam o tráfego a chegar no destino de maneira mais rápida e eficiente, melhorando o desempenho do ponto de vista do usuário.

Ao rotear parte de seu tráfego pelas redes IX participantes, os provedores de serviços diminuem a carga de capacidade em seus links de transporte IP, o que gera economia operacional. Sendo assim, com a Ascenty você tem o melhor da conectividade pelo menor preço.

Por fim, saiba que o estabelecimento do IX não apenas colabora com a redução de custos nas empresas, como permite que os ISPs locais economizem em custos de transporte, redução de latência, evitando o envio de tráfego doméstico ao exterior para troca, e o melhor desempenho pode resultar do uso constante.

A medida em que o IX começa a criar massa crítica, envolvendo a maioria ou todos os ISPs, ele também começará a atrair provedores de conteúdo, juntamente com usuários empresariais, acadêmicos e governamentais. E, finalmente se tornará o centro de um vibrante ecossistema da Internet.

Deseja saber mais a respeito do IX e dos PIX dentro da Ascenty? Confira mais artigos em nosso Blog e entre em contato para agendar uma reunião.