Como garantir a segurança de dados em tempos de trabalho remoto

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

O trabalho remoto era uma grande tendência para empresas tecnológicas até 2019. Entretanto, foi em 2020, com a chegada da pandemia por Covid-19 no Brasil, que essa modalidade foi acelerada e implementada nas empresas de maneira geral por aqui.

Segundo pesquisa da FIA (Fundação Instituto de Administração), 46% das empresas decidiram adotar o home office para evitar os riscos pelo novo coronavírus.

Com os bons resultados a partir do trabalho remoto, 30% das empresas desejam manter a opção, enquanto 50% dos brasileiros aprovam o home office como ótima alternativa para manter boa produtividade sem abrir mão do convívio com a família.

Mas apesar de tanto otimismo, existem muitos cuidados que precisam ser tomados. E a segurança dos dados está entre os principais. Sem as devidas precauções, os colaboradores podem ficar muito vulneráveis a ciberataques. E esse é o tema que abordaremos nesse artigo.

Siga conosco e confira!

Como garantir a segurança dos dados em tempos de trabalho remoto?

A segurança dos dados precisa pautar qualquer assunto corporativo. Não é exagero dizer que todas as empresas estão na mira dos ciberataques. E os números de 2020 comprovam isso.

Segundo pesquisa da Fortinet, o país passou por 8,4 bilhões de ataques cibernéticos ao longo de 2020.

As principais tentativas foram para acessar dados sensíveis através de tentativas de phishing – um link falso que, ao ser clicado, permite a invasão a dados dos dispositivos, como informações sobre a empresa, contas bancárias, entre outros dados sensíveis.

Com a adoção do trabalho remoto, toda a estrutura que a empresa oferecia localmente contra os mais diversos ataques precisou ser readaptada. Agora, é necessário recorrer a soluções como VPN, Cloud, VDIs, entre outras, que reforcem a segurança em ambiente remoto.

A LGPD como influência à cibersegurança

Outro ponto que redobrou os cuidados das empresas, foi a implementação da LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados), no fim de 2020. Com as novas diretrizes da Lei, as empresas precisam reforçar seus cuidados para que dados pessoais dos colaboradores, parceiros ou clientes, não sejam vazados.

Caso ocorram acidentes ou invasões que culminem no vazamento de informações sensíveis, a empresa pode arcar com uma multa que chega a 2% do faturamento, com o limite de R$ 50 milhões.

Como se preparar para essa nova realidade e garantir a segurança de dados da empresa?

De maneira geral, as principais vulnerabilidades de uma empresa com seus dados estão nos canais de comunicação utilizados, como e-mails e ferramentas de videoconferência, que podem ser interceptados.

E nesse contexto, a camada de colaboradores mais visada para os ataques, é a c-level, formada por gestores com maior poder de acesso aos dados sensíveis.

Uma das soluções é elaborar uma cultura interna para reforçar na memória dos colaboradores as medidas protetivas. Nesse sentido, é muito importante seguir estes pontos:

  • Envolver a participação direta do CEO, diretores e demais gestores nos temas de segurança de dados;
  • Criar materiais de conscientização para educar os colaboradores quanto aos principais riscos envolvidos em um possível desvio de dados;
  • Elaborar um roadmap de segurança que seja facilmente seguido e com visão para médio e longo prazo;
  • Estreitar o relacionamento das equipes de segurança com as demais áreas da empresa;
  • Desenhar uma arquitetura de segurança que esteja adaptada aos novos e próximos cenários corporativos do mercado;
  • Manter atualizadas as tecnologias de segurança, especialmente, nos pontos críticos do negócio;

Além disso, é necessário adequar antigas estruturas de segurança para o trabalho remoto:

  • Utilizar firewalls de última geração;
  • Implementar softwares antiphishing, que bloqueiam o acesso e sequestro de informações;
  • Criar sistemas que detectam e previnem tentativas de invasão;
  • Realizar testes de rede que simulam invasões nas mais diversas modalidades;
  • Aplicar monitoramento ativo integral 24×7 para analisar os tipos de tráfegos à rede, assim como possíveis vulnerabilidades.

As soluções tecnológicas que ajudarão a proteger a sua empresa

Agora que você entendeu as melhores práticas para proteger sua empresa, é hora de aprender sobre as principais soluções tecnológicas que reforçarão a blindagem contra invasões.

VPN

Uma conexão VPN utiliza meios criptografados para garantir a máxima segurança na troca de informações entre dispositivos remotos e o servidor principal. Isso acontece porque o IP do usuário é ocultado no processo, fazendo com que o dispositivo seja reconhecido como se estivesse no mesmo local do servidor.

Firewall

São camadas reforçadas de segurança que impedem o acesso de itens maliciosos. O uso dessa solução é imprescindível para profissionais que atuam remotamente, já que controla as conexões utilizando filtros de URL, controles de aplicações e acessos a arquivos.

Cloud Computing

A chamada “computação em nuvem” atua com a redução de custos e reforça a segurança no acesso a dados sensíveis por diferentes tipos de dispositivos. Além disso, é uma solução flexível que permite escalabilidade para acompanhar o crescimento dos negócios.

Backup

Os backups trabalham levando para o ambiente em nuvem, ou servidor físico, as principais informações presentes nos dispositivos.

Existem os modelos tradicionais de backups, que migram os dados para o servidor em horários nos quais os colaboradores já não estão na empresa (já que é um processo que pode deixar a rede lenta) e os backups que atuam continuamente salvando informações a cada alteração nos documentos, permitindo a recuperação por versionamento. 

Disaster Recovery

Essa solução atua em situações de imprevisibilidade, como desastres naturais, tentativas de invasão, erros humanos ou falhas tecnológicas que poderiam culminar na perda de dados. Com o Disaster Recovery é possível recuperar a versão de dados utilizada no momento da falha, evitando grandes prejuízos aos negócios.

Ascenty: ajudando a sua empresa a garantir a segurança de dados

A Ascenty é uma empresa especializada em Data Centers e Telecomunicações, que oferece 27 Data Centers com soluções sob medida para ajudar a proteger os dados da sua empresa – principalmente, aos colaboradores remotos.

Com o serviço Colocation, as empresas têm à disposição espaços altamente protegidos e disponíveis para hospedar seus servidores, storages e firewalls, além de conexões com as mais diversas operadoras, provedores de Cloud Computing e provedores de conteúdo da internet, garantindo total disponibilidade conforme as demandas e com a máxima proteção aos equipamentos e informações sensíveis.

Além disso, o serviço Colocation se mantém integralmente disponível com soluções de Disaster Recovery, o que resulta na redução de investimentos em Data Centers sem afetar a escalabilidade das organizações.

Acesse agora mesmo a página da Ascenty, conheça muito mais sobre as soluções disponíveis para os seus negócios e comece a proteger os dados sensíveis da sua empresa!