10 benefícios que os ambientes híbridos podem trazer

As empresas já constataram, há algum tempo, os benefícios da Cloud Computing ou da Computação em Nuvem. Conforme a maturidade no uso dessa tecnologia aumentou, passou-se a avaliar cada vez com mais cuidado, quando utilizar uma nuvem pública disponibilizada tipicamente na forma de serviços oferecidos por um provedor e cobrados conforme o uso. E quando utilizar uma nuvem privada mantida por conta própria com servidores em data centers próprios ou de terceiros.

A nuvem privada oferece um maior controle sobre a plataforma, normalmente permitindo um melhor nível de controle no que diz respeito à segurança de informações críticas ou sigilosas. A nuvem pública, por sua vez, oferece um nível de escalabilidade inigualável, permitindo que sejam acomodados picos de utilização em um nível que dificilmente se mantém com servidores próprios, bem como altos níveis de segurança.

Eis que surgem os ambientes híbridos, que permitem que sejam combinados recursos da nuvem pública com a nuvem privada, alavancando os maiores benefícios de cada solução em diferentes casos. Com a utilização de soluções híbridas torna-se possível para a empresa gerenciar seus recursos sem ser limitada por restrições de cada tipo de nuvem. Isso faz com que os resultados sejam os melhores possíveis tanto em termos de desempenho, como em termos de custos. A seguir, apresentamos os principais benefícios do uso de ambientes híbridos.

1 – Segurança

A segurança é constantemente apontada como uma das principais preocupações ao se utilizar uma solução de nuvem pública. Com o uso de uma solução híbrida é possível contar com a nuvem privada sempre que a segurança de dados críticos for uma prioridade, combinando recursos da nuvem pública, que com grandes investimentos em segurança mantem suas informações com sigilo e segurança extremamente avançados.

2 – Escalabilidade

Dificilmente uma empresa consegue montar com uma nuvem privada a infraestrutura adequada aos picos excessivos de demanda. O uso de uma nuvem pública para tratar essas situações de grande variação do uso de recursos e de banda pode permitir uma acomodação dos picos que ocorram.

3 – Melhor custo X benefício

Os ganhos de escala advindos do uso de uma nuvem pública são complementados com a segurança dos dados e de aplicações críticas a vulnerabilidades de terceiros. Além disso, não é preciso fazer o investimento futuros, tendo que programar possíveis crescimentos. Você contrata os recursos conforme sua demanda aumenta.

4 – Melhor utilização de recursos

Os ambientes híbridos permitem o uso otimizado dos recursos internos amparados pelos recursos da nuvem pública sempre que necessários. Isso permite que um serviço possa ser executado utilizando a nuvem privada enquanto comportar a demanda e ser movido para a nuvem pública em situações de aumento súbito de demanda.

5 – Maior facilidade de planejamento

O crescimento de uma estrutura privada pode demandar planejamento contrastando com a pronta disponibilidade de recursos na nuvem pública. Ao integrar esses dois mundos, a empresa pode planejar seu crescimento de forma mais simples e intensa a nuvem pública sempre que houver um pico na demanda.

6 -Maior capacidade de inovação

A nuvem pública fornece um ambiente propício à inovação e à implementação de novos serviços, principalmente para fins de validação. Sem precisar se comprometer com uma infraestrutura própria a empresa pode iniciar a operação de novos serviços com ambientes seguros, estáveis e altamente escaláveis, migrando-os para uma nuvem privada se esse se tornar o caso.

Enfim, os ambientes híbridos garantem às empresas que os adotam uma maior competitividade permitindo um alto nível de controle sobre os recursos utilizados com equalização de custos e maximização da capacidade. Usa-se bem aquilo que está disponível e paga-se somente por aquilo que é necessário.

7 – Permite mais mobilidade aos usuários

Antes mesmo de a pandemia do coronavírus ocorrer, já havia equipes de TI atuando remotamente. Ou seja, o trabalho à distância já era realidade, ainda que para o mercado em geral fosse apenas uma tendência.

Depois de 2020, com a necessidade de muitos colaboradores atuarem em casa, já é possível dizer que muitas empresas definiram o home office como definitivo. É o caso do Twitter, XP, T-Systems, entre tantas outras.

Nesse sentido, o ambiente híbrido passou a ser, praticamente, obrigatório. Isso porque permite o alto nível de mobilidade necessária aos usuários.

Com a TI híbrida, os gestores conseguem manter o coração tecnológico da empresa hospedado em data-centers on-premises para que todos os colaboradores acessem a rede de onde quer que estejam.

8 – Oferece vantagens estratégicas

O sistema híbrido oferece um excelente ganho operacional à empresa, afinal, as tarefas repetitivas do cotidiano são direcionadas para a nuvem, livrando a equipe de TI desse tipo de rotina.

Como resultado, esses profissionais poderão voltar suas atenções para soluções mais estratégicas ao negócio e foco especial em outras demandas mais importantes.

É um ganho real que interessa não apenas à empresa, mas aos próprios profissionais, que poderão estudar novas soluções, buscar por atualizações e alcançar ainda mais desenvolvimento na carreira.

9 – Integração de sistemas

A TI híbrida alcança toda a sua eficiência quando integrada à infraestrutura interna do negócio. Nesse sentido, é grande o desafio para que a equipe de TI buque as soluções mais eficientes e que melhor se encaixem nas necessidades da empresa.

O principal esforço é o de garantir que o processo de migração ocorra de maneira eficiente, mas no tempo necessário para que não gere erros.

10 – Otimiza investimentos

Quando se fala na adoção de TI híbrida, o retorno financeiro é facilmente percebido. Ainda que a evolução na infraestrutura seja evidente, os custos serão mantidos ou até mesmo reduzidos.

Um dos principais caminhos para alcançar essa redução de custo é a virtualização das operações. Com isso, os servidores internos terão a função de ficar somente com o armazenamento e controle.

Um bom exemplo desse tipo de adaptação, é substituir as licenças de softwares por plataformas SaaS. Nesse caso, o custo será somente com o que for utilizado, o que amplia a previsibilidade de esforços financeiros futuros.

Com essa flexibilidade dos recursos, você só utilizará o que for necessário. O resultado é uma gestão de recursos mais eficiente.

5 Dicas bônus para implementar a TI híbrida

1.       Treine sua equipe

É com uma equipe muito bem treinada que sua empresa alcançará o máximo desempenho da TI híbrida. Portanto, o esforço de aprendizado deve ser contínuo.

2.       Escolha bons fornecedores

Aposte no que há de melhor para os dois lados: hardwares confiáveis para datas centers e dispositivos de alto desempenho para a produtividade em equipe. Para a nuvem, é importantíssimo ter provedores escaláveis e facilmente gerenciáveis.

3.       Migre os aplicativos

Levar as ferramentas para o ambiente SaaS é mandatório para liberar espaço de armazenamento e permitir máxima mobilidade aos colaboradores.

4.       Adeque processos

Ajuste todos os processos de gestão, administração e operação da empresa para a TI híbrida. O ideal é abranger aos poucos cada setor para que a adaptação seja a mais completa e segura possível.

5.       Eduque a empresa

Lembre-se de que esse é um processo de transformação digital de todos os setores. Incorpore na cultura da empresa para que antigos e novos colaboradores se adaptem o mais rápido possível.

Gostou do nosso conteúdo? Fique atento ao nosso blog para mais novidades.