A BYOD põe em risco a segurança das empresas?

A população está cada vez mais móvel. Atualmente, a maioria das pessoas dependem de tablets, smartphones e dispositivos inteligentes para realizar uma série de atividades do seu dia a dia, tanto da sua vida pessoal como profissional. E como a mobilidade é uma tendência que já se concretizou há muito tempo, o universo corporativo está tendo que aderir a ela. Nesse caso, o BYOD (Bring Your Own Device ou, no português, Traga Seu Próprio Aparelho) torna-se um fator importante para muitas empresas. 

Um estudo da Techjury apontou, em 2020, que 67% dos empregados usam dispositivos pessoais para fins profissionais. Além disso, verificou que 87% das companhias dependem dos colaboradores que acessam aplicativos corporativos móveis. Outro dado interessante da pesquisa é que 69% dos tomadores de decisão nos EUA são favoráveis ao uso do BYOD.

Segundo um estudo da Global Industry Analysts, o mercado mundial de BYOD e mobilidade empresarial está estimado em US$ 61,4 bilhões em 2020, sendo que deve alcançar US$ 157,3 bilhões, em 2026. Sem dúvida, isso mostra o potencial de crescimento dessa tendência no mundo corporativo.

Abaixo compartilhamos um pouco como o BYOD pode colocar em risco os dados e sistemas das empresas, se não forem bem implementados e principalmente, o que fazer para implementá-la com total segurança. Acompanhe!

Como a BYOD afeta a segurança das empresas 

A BYOD pode ser muita vantajosa para aquelas empresas que a aderem. Isso porque, além de melhorar a satisfação e a produtividade dos colaboradores – ao lhe dar a possibilidade de trabalhar remotamente, pode ainda gerar economia para o negócio – já que os profissionais utilizam seus próprios dispositivos. Empresas que implementam a BYOD, em conjunto com outras ações, eventualmente conseguem criar uma cultura inovadora. 

Embora existam inúmeras discussões sobre as vantagens e desvantagens em implementar a BYOD, a verdade é que essa tendência pode colocar em risco a segurança dos dados e sistemas das empresas, se elas não educarem os seus colaboradores e não controlarem os dispositivos usados por eles. Sem proteção eficiente, esses dispositivos podem infectar a rede empresarial com alguma ameaça e abrir brechas para os cibercriminosos a invadirem e roubarem suas informações. 

Seguem algumas más práticas adotadas pelos colaboradores que podem colocar em risco tanto os próprios dispositivos pessoais como os dados e sistemas das empresas: 

  • Abrir e-mails e acessar sites maliciosos;
  • Conectar-se às redes Wi-Fi públicas para acessar os sistemas corporativos;
  • Não relatar o roubo ou a perda do dispositivo para a empresa;
  • Instalar aplicativos desconhecidos sem a autorização dos gestores;
  • Não atualizar as soluções de segurança.

Quais medidas adotar para implementar a BYOD com total segurança 

O que os gestores precisam entender é que o risco de violação de segurança só é gerado se a BYOD for mal implementada. Uma implementação segura e correta envolve desde a adoção de soluções de segurança até a promoção de treinamentos relacionados às boas práticas para os colaboradores. Abaixo, listamos as principais medidas que devem ser tomadas pelos gestores para implementarem a BYOD no negócio com total segurança: 

Adotar soluções de segurança eficazes

A principal medida a ser tomada é implementar soluções eficientes e eficazes para evitar perda e/ou roubo de informações, independente se a empresa mantém o modelo tradicional ou pretende implementar a BYOD. A implementação de Firewalls, anti-malwares e ferramentas de gerenciamento de dispositivos são algumas soluções que os gestores precisam adotar para garantir que a infraestrutura de TI esteja totalmente adaptada ao novo modelo de trabalho.

Deve ser feita uma análise cuidadosa das soluções que podem contribuir positivamente para a adoção do BYOD em uma empresa. Isso é fundamental para minimizar os riscos de haver incidentes de segurança relacionados com o uso de dispositivos pessoais dos empregados no ambiente de trabalho.  

Estabelecer uma política de BYOD

A criação e o estabelecimento de uma política clara de BYOD, que especifique as boas práticas de segurança que os colaboradores devem seguir, e também as consequências se elas não forem adotadas.

É muito importante que as regras estejam redigidas de forma bastante clara para os colaboradores. Outra medida válida é ter um canal aberto na empresa para tirar dúvidas sobre a política de uso dos dispositivos móveis pessoais no trabalho. Dessa forma, as chances de obter bons resultados e de aperfeiçoar os meios de proteção aos dados serão bem maiores. 

Promover treinamentos constantes

De nada adianta estabelecer uma política e adotar ferramentas eficientes se os colaboradores desconhecerem as boas práticas de segurança. Por isso, é fundamental submetê-los constantemente a programas de treinamentos relacionados à segurança. 

Essas capacitações devem ter como foco as melhores práticas para utilizar o BYOD de forma responsável e segura. O ideal é que os treinamentos sejam feitos de forma periódica para reforçar os conceitos e minimizar os riscos de os ataques virtuais serem bem-sucedidos.

Estabeleça as permissões com clareza

É essencial que uma empresa imponha limites sobre o emprego do BYOD. O primeiro passo para fazer isso de maneira inteligente é estipular os funcionários que podem utilizar os dispositivos pessoais com finalidade profissional. Dependendo da função, um colaborador não necessita usar recursos tecnológicos próprios para exercer o trabalho.

Outro procedimento válido é fixar os serviços que podem ser realizados pelos aparelhos móveis pessoais. Essa iniciativa é recomendada para facilitar a adoção de mecanismos de segurança que visam reduzir ao máximo o risco de uma organização ser vítima de um ataque cibernético. 

Mesmo com a necessidade de cuidados, por que você deve adotar a BYOD?

Há vantagens consideráveis de aplicar uma prática moderna de gerir os equipamentos em uma companhia. Uma delas abrange a motivação dos funcionários que se sentirão mais à vontade para realizar as tarefas do trabalho. Com o crescimento do home office, muitas empresas perceberam que o BYOD é uma excelente alternativa para manter a equipe mais conectada.

Outro ponto positivo contempla o aumento da produtividade. Afinal, os funcionários terão condições mais favoráveis de executar as demandas em qualquer lugar com conexão à internet. Para isso ser feito com eficiência, é imprescindível contar com serviços de alto nível de computação em nuvem.

Também é relevante destacar que o BYOD contribui para a redução de gastos com equipamentos de TI. Assim, uma corporação terá um ambiente mais favorável para investir no que é fundamental para melhorar os serviços e expandir a carteira de clientes.

Se você deseja ficar informado sobre as principais tendências da Tecnologia da Informação, assine a nossa newsletter agora mesmo! Sem dúvida, o conhecimento é peça-chave para o sucesso.