• Português
  • English
  • Español

Os Benefícios da Edge Computing para o seu negócio

Edge Computing é a solução que sua empresa precisa para lidar com a explosão de dados e transformar a maneira como você faz negócios. Sua empresa não está preparada? Se a resposta não é um sim imediato, fique aqui para entender.

Primeiramente, em vez de enviar todas as informações para plataformas remotas para processamento, a Edge Computing traz a inteligência para a ponta, garantindo decisões rápidas e mais eficientes.

Este artigo vai te mostrar como essa arquitetura pode otimizar sua operação, reduzir custos e aumentar a segurança da sua empresa, colocando você à frente da concorrência. Vamos lá!

O que é a Edge Computing?

Edge Computing é uma arquitetura de TI descentralizada onde o processamento de dados ocorre o mais próximo possível da origem dos dados, como em dispositivos IoT ou servidores locais, reduzindo a latência e melhorando a velocidade das operações.

Ou seja, ao processar os dados localmente, em vez de enviá-los para um Data Center remoto, a Edge Computing permite decisões mais rápidas e eficientes para empresas.

Como a Edge Computing é utilizada?

Empresas utilizam a Edge Computing para processar dados de forma mais eficiente e em tempo real, perto do local onde os dados são gerados. Isso é fundamental em indústrias como manufatura, telecomunicações e transporte, onde a latência é crítica.

Por exemplo, na indústria automotiva, veículos autônomos dependem de Edge Computing para processar os dados de sensores localmente, garantindo respostas rápidas para decisões de direção.

Quais são os principais casos de uso da Edge Computing?

Essa arquitetura é valiosa em ambientes como indústrias, veículos autônomos e redes móveis. A seguir, destacamos alguns dos principais casos de uso dessa tecnologia:

  • Internet das Coisas (IoT): sensores em fábricas e equipamentos industriais geram grandes volumes de dados que são processados localmente para evitar latência;
  • veículos autônomos: processamento de dados de sensores localmente nos veículos para garantir reações rápidas;
  • redes 5G: melhoria no desempenho e na confiabilidade das redes móveis, permitindo a execução de aplicativos exigentes de forma mais eficiente e sem atrasos.

Principais benefícios da Edge Computing

De acordo com o Gartner, a Edge Computing é estratégica. A empresa prevê que até 2025, tecnologias como essa serão importante para lidar com os crescentes desafios de comunicação e conectividade.

Somente por aí você pode avaliar como a tendência pode auxiliar os negócios desde já, bem como aos longos dos próximos anos, os quais exigirão cada vez mais otimização e agilidade.

Veja agora os 7 principais benefícios para os negócios:

1.     Redução de custos com soluções de IoT

A Edge Computing permite a coleta, armazenamento e análise de dados críticos próximos da sua fonte, o que reduz a quantidade de fluxos de informações indo e vindo. Isso possibilita às empresas selecionarem os serviços que serão processados e quais serão enviados à nuvem, reduzindo as despesas com internet das coisas (IoT).

2.     Maior segurança

Com a computação de borda, os dados ficam armazenados em diferentes locais, o que auxilia diretamente em sua segurança e privacidade. Isso porque, além de filtrarem as informações críticas e processá-las localmente, enviando somente as não sensíveis, as organizações se adequam melhor às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor no Brasil em 2020.

3.     Baixa latência

Baixa latência é essencial para o uso de várias aplicações. Por meio da Edge Computing é possível alcançar esse objetivo, já que elas são executadas localmente. Assim, o caminho que os dados percorrem é bem menor, tornando o tempo de resposta mais rápido.

4.     Redução de uso de rede

Outro benefício importante é a diminuição do uso de rede pelas empresas, melhorando a conectividade entre os sistemas e aplicações.

5.     Integração entre dispositivos novos e antigos

A Edge Computing possibilita que os sistemas legados se conectem com os equipamentos mais novos e com a nuvem, trazendo integração entre dispositivos e plataformas de IoT. Desse modo, as organizações não precisam fazer altos investimentos, na mesma medida em que conseguem obter importantes insights para a tomada de decisão.

6.     Escalabilidade

Certamente um dos aspectos mais importantes da ferramenta é a escalabilidade, já que o espaço de armazenamento de dados se amplia de forma significativa, promovendo crescimento sem a necessidade de onerar o orçamento.

7.     Versatilidade

A escalabilidade da Edge Computing também a torna extremamente versátil. Ao fazerem parcerias com Data Centers de ponta locais, as empresas podem atingir facilmente os mercados desejáveis sem precisarem investir em expansão de infraestrutura de rede.

Os Data Centers de borda impulsionam os negócios na realização de suas operações com pouca distância física ou latência, o que é especialmente valioso, por exemplo, para produtores e provedores de conteúdo streaming ininterrupto, serviços de atendimento à saúde, indústrias, varejo e mercado financeiro.

Qual a relação da Edge Computing com a Cloud Computing?

A Edge Computing complementa a Cloud Computing. Enquanto a nuvem centraliza o processamento de dados em Data Centers remotos, a Edge Computing descentraliza o processamento, realizando-o mais próximo à fonte dos dados.

Portanto, empresas podem usar ambas as tecnologias de forma integrada para otimizar o desempenho e reduzir custos.

Como a Ascenty pode ajudar a implementar Edge Computing?

A Ascenty é líder na América Latina em infraestrutura de Data Center. Oferecemos uma plataforma para o futuro. Se você precisa adotar a Edge Computing, estamos preparados para atender sua organização com tecnologia de ponta, conectividade, alta capacidade e os principais cloud providers do mundo.

  • Infraestrutura: sua rede não vai mais parar no “agora”. A Ascenty oferece uma infraestrutura que cresce junto com seu negócio e está sempre preparada para o que está por vir;
  • Conectividade: 30 operadoras conectadas e uma rede de fibra óptica própria, com 5.000 km de extensão, garantindo que você se mantenha sempre à frente, com desempenho impecável e sem interrupções;
  • Segurança: não deixamos espaço para falhas. Nossas certificações internacionais e o monitoramento 24/7 garantem que seus dados estejam seguros – fisicamente e digitalmente;
  • Disponibilidade que é 100% confiável: apagões? Aqui, isso não existe. Com nossas subestações próprias, sua operação não vai parar e nem ser impactada;
  • Interconexão global de verdade: não basta ser grande, tem que conectar. A Ascenty oferece acesso direto a gigantes da tecnologia como IBM, Oracle, Google, Microsoft  e todo o ecossistema global da Digital Realty, conectando você ao que há de mais moderno e relevante no digital.

Além disso, a Ascenty tem sua qualidade comprovada por instituições respeitadas como Frost & Sullivan e Gartner Peer Insights.

Também temos um posicionamento geográfico e operacional positivo para hospedar os principais Edge POP’s, isso por que contamos com mais de 16 Data Centers na região de São Paulo, os quais são altamente interconectados com baixíssima latência e compõem um completo ecossistema de conectividade.

Garantimos o melhor atendimento e acesso aos conteúdos, além de contarmos com a presença de mais de 80 operadoras de Telecom e ISP’s (Internet Service Providers).

Então chegou o momento de parar de adiar. Portanto, fale com nossa equipe para automatizar, otimizar e tornar suas operações mais rápidas e seguras. O futuro já está acontecendo. Está na hora da sua empresa estar pronta para ele.