Transforme Capex em Opex

Você, como um gestor responsável e focado em resultados, sabe a necessidade que a sua empresa tem de investir para crescer e, ao mesmo tempo, reduzir os custos operacionais para aumentar a rentabilidade.

Talvez você possua um valor para investir, e o seu foco no momento é a infraestrutura de TI. E, como já apresenta uma visão inovadora, sempre procura o que há de melhor no mercado de tecnologia e que atenda às suas necessidades de negócio.

Também procura um parceiro que forneça o que é necessário com um investimento justo. Ao citarmos investimentos, dois termos se destacam: Capex e Opex!

Capex x Opex: entenda as diferenças

Para você entender o que realmente significa esses dois termos, vamos apresentá-los detalhadamente. Assim, será mais fácil compreender as diferenças e verificar como eles podem ajudar na gestão da infraestrutura de TI do seu negócio. Confira!

Capex

Capex é uma abreviação muito utilizada nos Estados Unidos, que significa Capital Expenditure e Investimento de Capital. Em português, é o dinheiro que a empresa investe para comprar toda a infraestrutura necessária para suas atividades.

É muito importante que haja um planejamento para investir de maneira estratégica, sem comprometer o orçamento. Em outras palavras, é essencial haver um foco em adquirir ativos tecnológicos de ponta, mas sem interferir na capacidade de uma empresa honrar os compromissos com funcionários, fornecedores e acionistas.

Por mais que as empresas precisem investir para estarem inseridas na transformação digital, é imprescindível compreender que a aplicação de recursos financeiros deve ser pautada no bom senso.

Em razão disso, reconhecer a necessidade de gerenciar o Capex corretamente é um grande passo para não apenas adquirir soluções tecnológicas capazes de agregar valor ao negócio, mas também manter as contas em dia, o que é primordial para a sustentabilidade corporativa. 

Opex

Opex, é Operational Expenditure, que significa Despesas Operacionais, ou seja, os gastos que a corporação tem para se manter operacional ou os gastos para manter os bens adquiridos.

Resumindo: Capex é o investimento necessário para adquirir o bem. Já Opex é o gasto para manter ou melhorar o bem adquirido. É essencial que haja um entendimento pleno sobre a relevância desses dois termos. Isso porque é uma forma de administrar as finanças de maneira exemplar.

Não adianta, por exemplo, adquirir os melhores servidores para um Data Center, caso a empresa não tenha condições de contratar serviços de manutenção preventiva e sustentação.

Se não houver um cuidado para minimizar os riscos de os equipamentos apresentarem falhas inesperadas, uma companhia terá grandes dificuldades para manter os sistemas e os serviços com alto nível de disponibilidade.

Por isso, é necessária uma análise sobre como utilizar o Capex e Opex de forma estruturada. É muito ruim, por exemplo, um e-commerce ficar várias horas indisponível em virtude de um problema nos servidores que poderia ser facilmente evitado, caso houvesse uma manutenção periódica.

A Desvalorização dos bens de informática

Os bens adquiridos, principalmente os de informática, têm uma desvalorização muito grande. No decorrer do tempo, ficam obsoletos, necessitando de upgrades e isso não é barato!

Você não vai precisar se preocupar, quando contrata um serviço de infraestrutura de TI. Uma infraestrutura de TI necessita de manutenção, os profissionais de suporte técnico de TI é uma mão de obra cara, sem contar com a necessidade de treinamento frequente da equipe técnica. Deixe toda essa responsabilidade a cargo de um fornecedor de tecnologia e telecomunicações.

A otimização dos gastos quando há essa troca

Adquirir um bem e depois mantê-lo é algo que precisa ser analisado com o objetivo de atender a demanda e os objetivos de negócio da empresa. Muitas vezes, a melhor opção é contratar um serviço, ao contrário de montar uma infraestrutura.

Ou seja, você pode pagar para usar uma infraestrutura de Data Center em vez de construir a estrutura dentro de casa. Neste caso, você está usando a estratégia de troca do Capex pelo Opex, isto é, terceirizando, alugando ou contratando um equipamento, instalação de infraestrutura ou serviço ao invés de adquiri-lo. Dessa forma, os custos são bem menores e o financiamento é evitado.

Com os ativos de TI sendo atualizados de forma cada vez mais veloz, fica praticamente inviável uma empresa possuir uma infraestrutura tecnológica de ponta por conta própria. Esse cenário justifica um olhar mais atento para os serviços de outsourcing.

Sem dúvida, apostar na terceirização da infraestrutura de TI é um excelente caminho para manter as atividades funcionando de maneira segura e plena. Além disso, possibilita uma gestão mais eficiente das finanças, o que contribui para uma empresa estar mais habilitada para enfrentar as oscilações dos cenários econômico e político.

Ao acertar na troca do Capex pelo Opex, uma companhia está mostrando capacidade de se adequar a uma nova conjuntura. E isso é crucial para ter um desempenho dentro ou acima das expectativas, mesmo quando as dificuldades são maiores do que o previsto. 

Como realizar a troca de Capex por Opex?

Com relação aos seus gastos com infraestrutura de TI, é possível trocarmos Capex por Opex, que permite contratar toda a infraestrutura necessária dispensando o custo de montar uma própria!

Quando você apenas considera o valor da compra do bem e esquece os valores para mantê-lo, está colocando a empresa em uma grande armadilha. Veja porque: Ao comprar toda a infraestrutura de TI necessária, o gestor reduz a disponibilidade financeira da empresa para alguma eventualidade que, diga-se de passagem, não é muito difícil de acontecer. Quando você terceiriza a infraestrutura, o valor que será usado é baixo, não comprometendo a saúde financeira da organização.

A Importância do fornecedor de TI

Esses motivos, já são comprometedores para um gestor, que precisa reduzir as despesas e melhorar continuamente a produtividade da sua organização. Por isso, tenha um fornecedor de tecnologia que lhe dê mais força no seu negócio.

Não utilize grande parte do seu capital financeiro para adquirir tecnologia que não é o seu principal negócio. Use uma pequena parte do seu capital com os serviços e a infraestrutura de um fornecedor de TI, com soluções para atender às suas necessidades.

Para atingir uma performance mais expressiva usando menos recursos financeiros, uma excelente alternativa é apostar em serviços de um parceiro de Data Center, Conectividade e Cloud Connect  experiente e qualificado, como a Ascenty.

Com diversas certificações no segmento de Data Center, disponibilizamos os recursos necessários para nossos clientes contarem com uma infraestrutura de Tecnologia da Informação diferenciada, além disso temos uma ampla rede de Telecomunicações, conexão com as principais nuvens públicas globais e um robusto ecossistema de interconexões, que permite sua empresa se conectar com as principais operadoras de Telecom, Internet Exchange e provedores de conteúdo do mercado, além de viabilizar sua jornada à transformação digital. E isso é fundamental para elevar a competitividade e o foco no core business.  

Transforme o seu Capex em Opex, ou seja, não invista em TI própria, tenha um parceiro de tecnologia e telecomunicações. Se está em dúvidas sobre como adotar essa estratégia, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para ajudar o seu negócio a bater metas e superar desafios.