O que é conectividade? Guia completo para empresas do futuro

Você sabe o que é conectividade? Muitas pessoas ainda associam o termo ao acesso via internet, mas a verdade é que o conceito é muito mais amplo e essencial para o desenvolvimento empresarial.

Na prática, estamos lidando com um dos pilares da Era Digital. Isso porque, ela é capaz de impulsionar negócios, ideias, processos e a própria comunicação; tudo isso de forma eficiente e segura.

Então, não é nenhum exagero dizer que a conectividade é a ponte entre uma empresa atual e o futuro. Exatamente por isso, você precisa estar por dentro do assunto e entender como isso pode mudar os rumos da empresa.

Para te ajudar, preparamos este guia com dicas e informações valiosas. Acompanhe!

O que é conectividade?

Conectividade é a capacidade de conectar dispositivos, sistemas, ambientes e dados. Assim, o conceito tem por trás um ideal de integração, garantindo não só o acesso, mas o compartilhamento em tempo real de dados, em vários locais e por diversos usuários.

Então, se te perguntarem o que é conectividade, você já sabe que é a convergência de informações. Ou seja, um modelo de atuação em que tudo e todos estão integrados, independentemente do local e da hora.

É importante saber que este é o caminho para transformar dados em conclusões lógicas e estratégicas dentro da empresa.

Conectividade é muito mais do que conexão!

Embora estejam relacionados, esses dois conceitos não podem ser apontados como sinônimos. Na verdade, a ideia de conexão é mais restrita e pode ser resumida como a ligação entre dois dispositivos.

Por outro lado, a conectividade pressupõe comunicação e integração — e não a simples conexão entre dispositivos. Portanto, a conexão está dentro de conectividade.

A diferença básica é que a última é mais ampla, abarcando todo um ideal de compartilhamento de informações para agilizar processos e conectar pessoas e empresas.

Conectividade é diferente de Cloud Computing!

A computação em nuvem também está intimamente ligada à conectividade. Porém, ela é apenas uma das tecnologias que reforçam a conectividade empresarial.

Em síntese, a Cloud Computing é um dos meios para se obter o acesso rápido às informações. É uma importante aliada da flexibilidade, permitindo o acesso aos dados armazenados fora dos limites da empresa.

Assim, a Computação em Nuvem é um dos pilares da conectividade, viabilizando grande parte da infraestrutura de TI e impulsionando a Transformação Digital.

Como a conectividade favorece o dia a dia das empresas?

Além de entender o que é conectividade, é preciso visualizar sua importância no meio corporativo. Isso porque, o recurso rompe barreiras físicas e garante que a informação esteja em todo lugar e a todo tempo.

Na Era dos Dados, a gestão de um negócio é conduzida com base em informações e elas precisam estar sempre atualizadas e acessíveis. Até porque, a demanda pode partir de diferentes locais, setores e pessoas.

Em um contexto de intensa digitalização de serviços e processos, a conectividade é o que garante a fluidez e a eficiência das atividades empresariais. Assim, ela traz benefícios valiosos, como:

  • acesso aos dados em tempo real para uma tomada de decisão precisa;
  • integração de equipes e empresas;
  • interoperabilidade de dados, sistemas e setores;
  • maior produtividade e menos erros;
  • mais rapidez nas entregas ao cliente;
  • maior nível de personalização de serviços, produtos e atendimento;
  • mais visibilidade para a empresa;
  • estruturação e desenvolvimento do trabalho remoto;
  • melhor relacionamento com parceiros e clientes.

Dito isso, fica claro que investir em tecnologias e parcerias que promovam a conectividade é um ponto essencial para se destacar no mercado atual — repleto de consumidores exigentes e concorrentes de alto nível.

Quais recursos ajudam a interligar pessoas, plataformas e dados?

A materialização da conectividade empresarial passa por diferentes conceitos e tecnologias. Eles são os responsáveis por assegurar que gestores e demais funcionários trabalhem de forma integrada e estratégica.

A lista é extensa e está sendo sempre complementada por novos recursos. Então, selecionados aqueles que são considerados os mais relevantes para o mercado atual — tanto para as empresas, quanto para o consumidor final. Confira!

Fibra ótica

A Fibra ótica é uma das ferramentas mais importantes para a conexão no mundo atual. Aliás, ela é vital para a eficiência da rede mundial de computadores e, claro, dos ecossistemas de conectividade.

O recurso está presente na infraestrutura de todos os provedores de internet do mundo e ajuda a transmitir um imenso volume de dados. Assim, graças às redes de fibra espalhadas por todo o mundo, temos uma banda larga mais robusta e a transmissão de dados em alta velocidade.

É importante destacar que a fibra ótica oferece suporte físico para conectar usuários, Data Centers e os diferentes elos dessa cadeia de conectividade.

Cabos subaquáticos

Os cabos subaquáticos são a “espinha dorsal” das comunicações digitais. Eles representam as redes centrais de larga escala e permitem a interconexão entre provedores, formando uma rede global.

Com o apoio dos Cable Landing Station, os cabos submarinos se conectam a diferentes continentes, transmitindo as informações de um local para outro. Sem eles, a internet e as comunicações como conhecemos não seria possível.

Data Centers

Os Data Centers figuram entre os elementos mais importantes para as empresas atuais, pois centralizam e armazenam informações vitais para o seu funcionamento. Eles estão nesta lista porque um Data Center sem conectividade é apenas um prédio com vários arquivos.

Localizados em várias partes do mundo, esses ambientes contam com uma infraestrutura robusta para armazenar, processar e distribuir dados. Lembrando que existem vários tipos de Data Center e a escolha do modelo ideal depende de várias análises.

Portanto, eles viabilizam o trabalho remoto e a integração de profissionais e serviços dos mais diversos segmentos.

Wi-fi

É impossível falar sobre o que é conectividade sem citar a famosa tecnologia Wi-fi. Ela representa um marco da mobilidade, garantindo a conexão sem fio aos mais diversos dispositivos.

Seja em ambientes corporativos ou domésticos, o Wi-fi transformou o mundo. Antes dele, dependíamos de cabos para executar vários processos e interconectar dispositivos.

5G

Apesar de estar sendo implementada aos poucos no Brasil, o 5G promete revolucionar o cenário da conectividade. Afinal, garantirá uma conexão muito mais rápida e estável com a internet e todo o seu ecossistema.

A tecnologia resolve alguns dos grandes obstáculos da mobilidade empresarial, permitindo um fluxo ágil de dados em alta velocidade, especialmente em redes sem fio.

Conectividade e Data Center: o que essa interação tem a ver com o futuro do seu negócio?

O Data Center sem conectividade é apenas um grande parque de computadores. Por isso, é importante investir em uma infraestrutura que faça parte de um ecossistema de conectividade, interligando nuvens, dados e plataformas de forma rápida e segura.

As empresas modernas precisam operar de forma contínua, compartilhando dados e informações a todo instante. Então, não faz sentido guardar seus dados em um local em que o acesso é lento e burocrático.

Dessa forma, a conectividade é o que garante a fluidez da informação. Ou seja, permite que tudo o que se encontra centralizado nos Data Centers seja acessado e explorado por empresas e pessoas, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Um Data Center não pode parar. Afinal, as demandas por dados, processamento e armazenamento são ininterruptas. Isso demonstra sua posição estratégica para o futuro dos negócios.

3 passos em direção a um modelo operacional mais interconectado

À medida que os negócios migram para a nuvem, precisam se preocupar em entender o que é conectividade e como transformá-la em realidade em seu cotidiano. Ou seja, é preciso evoluir para um modelo operacional mais integrado, simples, transparente e ágil.

Nesse sentido, o primeiro passo dessa jornada envolve uma mudança de mentalidade dos líderes, que devem compreender que um Data Center local nem sempre é uma decisão de sucesso.

Felizmente, o mercado já oferece alternativas mais estratégicas, com modelos que agregam uma série de benefícios. Confira, a seguir, algumas ações que podem contribuir nesse sentido!

1. Invista em uma infraestrutura de TI flexível

Com o crescimento acelerado do digital, as empresas precisam dispor de uma infraestrutura de TI capaz de acompanhar os avanços tecnológicos e suas demandas — o que nem sempre é possível com um Data Center local.

Assim, investir em modelos de TI mais flexíveis, como a nuvem e o Data Center Colocation, é uma prática altamente recomendada. Nesse formato, as empresas têm acesso aos recursos computacionais como serviço, pagando somente por aquilo que utilizam.

Além disso, esses ambientes são gerenciados de forma exemplar do ponto de vista da segurança e escalabilidade, pontos críticos para muitos negócios.

2. Tenha parceiros estratégicos e comprometidos com qualidade

Ao mesmo tempo que a TI é transformadora ela é também desafiadora. Isso porque, manter estruturas tecnológicas internas para suprir todas as demandas, além de caro, requer muito conhecimento e tempo.

A melhor alternativa é buscar apoio especializado. Porém, estes parceiros precisam ser comprometidos com a qualidade e a segurança das operações.

Em resumo, ao aderir à uma TI híbrida, você transfere certas responsabilidades a um terceiro. Essas funções são estratégias para seu crescimento e devem ser confiadas a quem entende o assunto e pode, de fato, crescer junto com seu negócio.

3. Preocupe-se com a latência

A latência pode dificultar suas operações e até mesmo impedir que sejam executadas. Por isso, é importante avaliar esse quesito em seu ecossistema de conectividade.

Na prática, Data Centers locais podem sofrer com um problema da latência. Isso porque, nem sempre contam com uma estrutura tecnológica adequada para reduzi-la ou porque os dados não estão próximos dos usuários.

Nesse cenário, a chamada Edge Computing, ou Computação de Borda, tem crescido rapidamente. A partir de Data Centers estrategicamente posicionados e dimensionados, as informações são distribuídas de forma estratégica, se aproximando cada vez mais do usuário final.

Com isso, a latência reduz significativamente, permitindo comunicações mais ágeis e dinâmicas, o que é ideal para determinados processos e serviços, como os financeiros.

O futuro do seu negócio depende da conectividade!

Todas as empresas precisam de um ambiente integrado e com dados disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar. A conectividade é a ponte para o futuro e deixá-la de lado representa perda de competitividade.

Felizmente, hoje, o que não faltam são alternativas, tecnologias e parceiros para integrar os negócios cada vez mais a essa realidade. Então, muito além de entender o que é conectividade, é necessário dar um passo rumo ao mundo “sem barreiras”.

Sem dúvida, essa é a decisão mais econômica, segura e produtiva para os negócios do futuro. Pense nisso!

Agora que você se informou melhor sobre o assunto, aproveite para conferir nosso post sobre a interconexão de data center com a nuvem!