A importância da interconexão entre os provedores de serviços de nuvem

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

As vantagens da cloud computing têm feito muitas empresas migrarem para esse tipo de infraestrutura. Com a popularização da tecnologia, surgiram diversos provedores de serviços de nuvem, e os gestores de TI muitas vezes têm a missão de escolher o melhor fornecedor para a empresa.

No entanto, não é necessário limitar-se tanto assim. Graças à possibilidade de fazer a interconexão entre os provedores de serviços de nuvem, sua empresa pode ter o melhor de diversos provedores ao mesmo tempo. Ficou curioso? Continue lendo esse artigo para entender!

O boom do mercado de computação em nuvem

Somente em 2017, o mercado de cloud computing cresceu mais de 50% no Brasil, enquanto as projeções falam em um crescimento anual de 35.5% entre 2019 e 2022. Mas por que a transferência da infraestrutura para a nuvem é tão atrativa?

Entre os principais motivos para escolher a nuvem estão a redução de custo, o aumento da escalabilidade e a melhoria da infraestrutura de um negócio. Instalar e manter um data center próprio é, obviamente, muito mais caro do que utilizar um serviço de nuvem.

Isso sem contar que, fazer a manutenção e dar suporte a toda a infraestrutura demanda um grande esforço. Por isso, deixar essas tarefas a cargo do fornecedor por meio da terceirização do data center acaba sendo muito mais vantajoso.

Utilizar a nuvem e a terceirização significa fazer mais, ao mesmo tempo que consome menos recursos, e a maioria das empresas já entendeu isso. Para aproveitar todos os benefícios, é preciso selecionar os melhores provedores de serviços de nuvem.

Como escolher um bom provedor de serviços de nuvem


Veja alguns critérios que você pode utilizar para orientar a sua escolha de provedor de serviços de nuvem.

Histórico e reputação


O primeiro passo é uma verificação sobre a reputação do fornecedor, o posicionamento dele no mercado e a opinião de quem é ou já foi cliente. Se o provedor de serviços de nuvem tiver certificações de qualidade ou prêmios recebidos, já é um bom começo.

Maturidade da segurança da informação


Uma grande preocupação de quem migra para a cloud é justamente a segurança da informação. Desde que o provedor leve o assunto a sério e tome medidas para assegurar a proteção dos dados, sua empresa pode ficar despreocupada.

Portanto, observe a maturidade da segurança da informação no fornecedor e certifique-se de que ele entende a importância do assunto.

Capacidade técnica


A capacidade técnica do provedor pode ser medida pelos seus indicadores de desempenho. Antes de contratar, observe itens como a disponibilidade, latência, e outros que forem relevantes para sua infraestrutura, e se possível, procure por provedores que permitam a realização de POC (Proof of concept ou prova de conceito), de forma que você possa medir e atestar na prática se os recursos e funcionalidades são adequados para hospedar o seu ambiente.

Atendimento às necessidades do negócio


Por fim, os SLAs (Service Level Agreements) do fornecedor de serviços de nuvem devem deixar claro o que será oferecido e as responsabilidades do provedor. Antes de contratar, certifique-se de que os SLAs estão adequados às necessidades do seu negócio e contribuirão para otimizar os processos da empresa.

A opção pelo multicloud


Se você já fez alguma pesquisa sobre os provedores de serviços de nuvem adequados para sua empresa, provavelmente teve a sensação de que seria impossível escolher apenas um. Muitas vezes, o provedor A é mais adequado para os aplicativos de uma área, enquanto o provedor B parece ser melhor para expandir a infraestrutura, enquanto o provedor C tem um data center próximo à empresa e pode garantir maior velocidade de acesso.

Por isso, muitos negócios já estão aproveitando o multicloud — implementação de serviços de diversas nuvens no ambiente de TI, focando em atender as necessidades específicas. Segundo a consultoria IDC Brasil, 49% dos negócios no Brasil que contratam a nuvem já enxergam o multicloud como a melhor opção.

Quem opta pelo multicloud fica menos dependente dos provedores de serviços de nuvem e tem a liberdade para escolher entre os serviços que são mais atrativos em cada um deles. Para que o multicloud seja eficiente, é preciso garantir a interconexão dos provedores de nuvem.

Os benefícios do Cloud Connect
 

O Cloud Connect é um serviço oferecido pela Ascenty que utiliza conexões de alto desempenho e disponibilidade para atender as necessidades das empresas de modo versátil e contínuo.

Graças às parcerias com os principais provedores de serviços de nuvem do mundo, a Ascenty disponibiliza um serviço de conexão direta através de uma rede própria de fibra óptica de mais de 4.500 Km espalhada em regiões estratégicas do país.

Toda essa estrutura funciona interligando os seus próprios data centers, centros de dados na nuvem, a sua empresa e Pontos de Troca de Tráfego (PTTS). Entre as vantagens das conexões diretas trazidas pelo Cloud Connect com os principais cloud providers do mercado, podemos destacar:

  • Alto desempenho: a conexão direta proporciona baixa latência conta com algumas opções de velocidade, melhorando toda a operabilidade da empresa.
  • Segurança: a conexão privada disponibilizada pela Ascenty dá maior segurança às informações que trafegam entre a nuvem e o data center ou escritório de sua empresa.
  • Redução de Custos: por não necessitar de uma grande capacidade de conexão com a internet para a transferência de dados entre o data center de sua empresa e as nuvens públicas, o custo final com provedor de acesso será reduzido.
  • Customização: de acordo com a necessidade da sua empresa, é possível personalizar a velocidade de conexão, que vai de 50 Mbps à 10 GBs. Além disso, o cloud connect oferece a interconexão de múltiplas nuvens.
  • Disponibilidade: é possível realizar acessos redundantes com a conexão direta, o que garante a disponibilidade dos serviços na nuvem para a sua empresa.

E a sua empresa? Já começou a jornada para a Nuvem?