As vantagens dos serviços de Cloud Computing sob medida 

Enquanto muitas empresas já entendem os benefícios de investir em serviços de Cloud Computing, outras não sabem como dar os primeiros passos. Além disso, ainda existem negócios que utilizam a nuvem em alguns setores, mas têm dificuldades de enxergá-la como uma solução geral para as suas necessidades de TI. 

De fato, nem todo dado e serviço pode (ou deve) ser migrado para a nuvem. Mais do que isso: mesmo os que podem aproveitar essa transição, devem receber um olhar personalizado para suas necessidades.  

É por isso que a oferta de serviços de Cloud Computing sob medida cresce no mercado. Afinal, resume-se em um serviço consultivo, que considera as demandas de cada negócio e permite um projeto alinhado com suas expectativas e capaz de gerar os melhores resultados técnicos e financeiros.  

Para entender melhor o funcionamento e as vantagens dos serviços de Cloud Computing sob medida, continue a leitura e confira o conteúdo que preparamos! 

O que são serviços de Cloud Computing? 

Serviços de cloud computing equivalem ao fornecimento de recursos de computação sob demanda por meio da Internet. Assim, em vez de depender de infraestrutura física local — como servidores e sistemas de armazenamento —, os usuários podem acessar e utilizar vários recursos remotamente, a partir da contratação de provedores terceirizados. 

Portanto, estamos falando da disponibilidade de recursos computacionais fornecidos por provedores de serviços de nuvem, como: 

  • Servidores; 
  • Redes; 
  • Armazenamento; 
  • Bancos de dados; 
  • Softwares. 

Esses provedores são responsáveis por gerenciar a infraestrutura e garantir que os serviços estejam sempre disponíveis e acessíveis aos usuários, independentemente de onde e quando. 

Quais os principais tipos de serviços de Cloud Computing? 

A oferta de serviços de Cloud Computing cresce com a evolução da tecnologia. Por isso, é possível encontrar uma grande variedade de soluções, ideais para as variadas necessidades empresariais.  

A seguir, listamos os principais tipos desses serviços. Confira e tire suas dúvidas!  

Software como Serviço (SaaS) 

O modelo SaaS é aquele em que há o fornecimento de sistemas aos usuários como um serviço. Assim, os aplicativos são hospedados e gerenciados pelos provedores de nuvem e o cliente pode acessá-los por meio de uma interface web ou aplicativo específico — eliminando a necessidade de instalação e manutenção local de softwares. 

Infraestrutura como Serviço (IaaS) 

No modelo IaaS, os usuários têm acesso a recursos de infraestrutura virtualizados, como: servidores virtuais, armazenamento, redes e outros componentes necessários para compor uma infraestrutura de TI.  

Aqui, o provedor de nuvem é responsável por manter a infraestrutura física subjacente. Já os usuários têm acesso e controle total sobre esses recursos, incluindo a configuração, gerenciamento e escalabilidade. 

Plataforma como Serviço (PaaS) 

Nesse formato, os usuários recebem uma plataforma completa para o desenvolvimento, execução e gerenciamento de aplicativos. Assim, é valioso para programadores e desenvolvedores. 

O provedor PaaS tem o papel de hospedar os componentes de hardware e software em sua infraestrutura. Desse modo, o cliente tem acesso a tudo por meio de uma conexão com a internet e consegue construir e implantar aplicativos com mais facilidade. 

Function as a Service (FaaS) 

O FaaS é um modelo em que os desenvolvedores podem executar pequenos trechos de código (funções) em resposta a eventos ou solicitações específicas.  

Com o FaaS, esses profissionais focam apenas no código da função, sem precisar se preocupar com a infraestrutura necessária ou o gerenciamento de servidores. Isso porque, o provedor de nuvem aloca os recursos computacionais necessários automaticamente, de acordo com a demanda. 

As vantagens dos serviços de Cloud Computing sob medida 

Como vimos, as necessidades específicas dos usuários são extremamente relevantes para o melhor aproveitamento da nuvem. Afinal, a ideia é conseguir usar e pagar apenas por aquilo que o seu negócio realmente precisa

Diante disso, há diversas vantagens que justificam a utilização do formato sob demanda. Se você ainda tem dúvidas, confira algumas possibilidades e benefícios!  

Ter um Data Center sob medida 

Algumas organizações optam por não levar seus dados para um ambiente em Cloud Computing e preferem investir na criação de um ambiente de processamento próprio.  

Embora essa abordagem não seja a melhor estratégia do ponto de vista financeiro, ela é eficaz quando há a necessidade de um maior nível de controle sobre a infraestrutura de TI. 

Nesse caso, é preciso contar com certa expertise para a implantação bem-sucedida de um Data Center que verdadeiramente atenda às necessidades desse cliente. Sendo assim, é preciso avaliar diversos aspectos, como:  

  • gestão de riscos; 
  • escalabilidade; 
  • segurança; 
  • conformidade a normativos; 
  • requisitos físicos da infraestrutura — cabeamento, rede elétrica, climatização e instalação e configuração de roteadores e switches. 

Tudo isso faz diferença no resultado alcançado. Por isso, é interessante contar com um apoio consultivo, que o auxilie a determinar a estrutura necessária e disponibilize os recursos para uma gestão eficaz do ambiente.  

Em muitos casos, mesmo com a construção de um Data Center próprio, é possível transferir sua operação e gestão a uma empresa especializada. Assim, o negócio pode seguir com um foco maior em seu core business.   

Crescer com ambientes híbridos 

A nuvem híbrida já é uma realidade de mercado e combina serviços locais em nuvem privada com serviços de nuvem pública. Conforme a demanda, as cargas podem se concentrar mais na nuvem privada ou na pública, considerando outros fatores como: custo, requisitos computacionais e disponibilidade de recursos

Entretanto, manter um ambiente híbrido funcionando é um grande desafio. Nesse caso, vale contar com o papel consultivo de especialistas para evitar riscos e aumento de custos com serviços de Cloud Computing.  

O importante é que a empresa tenha à sua disposição uma infraestrutura flexível o bastante para garantir uma operação lucrativa e manter o foco no negócio, seja no curto, médio ou longo prazo. 

Aproveitar o potencial de diversas plataformas 

Embora escolher a plataforma seja um desafio, a personalização dos serviços de Cloud Computing sob demanda ajuda a melhorar o ROI da estratégia.  

Explicando melhor, além de ter valores e benefícios diversos, as plataformas podem proporcionar resultados diferentes para cada tipo de empresa.  Assim, uma decisão errada é capaz de gerar prejuízos financeiros e de desempenho.   

Sendo assim, a orientação de especialistas é uma estratégia inteligente que o ajudará a avaliar cuidadosamente as suas necessidades e aproveitar todo o potencial de um serviço sob medida para os seus desafios.  

Reduzir custos de forma estratégica 

Migrar para a nuvem é uma forma de gerar economia com infraestrutura, mão de obra qualificada e gestão de segurança. Mas serviços de cloud computing sob medida ainda têm o benefício de otimizar os investimentos do negócio, garantindo retornos vantajosos e adequados à sua realidade e necessidade. 

Como os serviços e soluções são planejados e dimensionados de maneira estratégica, a empresa é capaz de investir de forma muito mais eficiente. Isso porque, sempre avalia suas necessidades, prioridades e possibilidades.  

Por isso, os serviços de Cloud Computing sob medida também são altamente recomendados para quem precisa controlar gastos sem renunciar aos avanços tecnológicos e operacionais proporcionados por bons investimentos em TI. 

Vá para a nuvem no Marketplace da Ascenty! 

Como vimos, ao optar pelos serviços de Cloud Computing sob medida, sua empresa pode desfrutar de uma série de vantagens. Aliás, escalabilidade, flexibilidade, segurança, redução de custos operacionais e maior eficiência são apenas alguns exemplos. 

Mas, se você não sabe por onde começar ou escolher o parceiro ideal, nós podemos te ajudar! No Marketplace da Ascenty, você encontra os melhores fornecedores do mercado e pode impulsionar sua transformação digital. 

Não perca mais tempo e migre para a nuvem. Acesse aqui o Marketplace e escolha seu fornecedor