À prova de apagão: conheça o sistema de energia crítica e alta disponibilidade da Ascenty

Que tal escutar este artigo?

A alta disponibilidade de dados é um aspecto fundamental em qualquer tipo de Data Center. Isso porque, eles armazenam as informações necessárias para manter o funcionamento das empresas e garantir uma boa experiência ao usuário final.

Por outro lado, esse também é um grande desafio do setor e o motivo é simples: essas infraestruturas consomem uma grande quantidade de energia elétrica e o mercado nem sempre consegue suprir suas necessidades de forma ampla e eficiente.

A Ascenty entende as limitações relacionadas à energia crítica e trabalha ativamente para garantir a máxima disponibilidade de seus serviços. Para mostrar como isso é possível, preparamos este conteúdo.

Continue a leitura e entenda melhor o sistema de energia crítica e alta disponibilidade da Ascenty!

Energia ininterrupta em Data Centers: desafios e importância

Os Data Centers são grandes consumidores de energia elétrica. Somado a isso, temos um aumento crescente da demanda por essas infraestruturas, principalmente com a popularização do uso da internet e dos serviços associados à computação em nuvem.

Diante disso, temos um desafio importante para as empresas do setor: não deixar faltar energia e garantir o perfeito funcionamento desses ambientes — 24 horas por dia, 7 dias por semana.

É importante deixar claro que tal obstáculo é ainda maior em algumas regiões do Brasil e da América Latina. Assim, temos o seguinte cenário:

  • a energia elétrica disponível no mercado não supre as demandas dos Data Centers;
  • diversos picos de energia prejudicam a estabilidade e disponibilidade de dados;
  • a baixa eficiência energética provoca a perda de oportunidades e aumento dos custos de manutenção.

À medida que os dados passam a ser fundamentais no dia a dia de mais negócios, os desafios energéticos relacionados aos Data Centers também se tornam maiores. Desse modo, é preciso realizar investimentos estratégicos para contornar o problema. É justamente isso que a Ascenty tem feito nos últimos anos!

Quais os impactos de um apagão em Data Centers?

A alta disponibilidade dos Data Centers é vital para o mercado. Afinal, minutos sem operação podem custar muito dinheiro para as empresas. Em alguns casos, a depender do tempo de parada (downtime), os prejuízos podem chegar a milhões de reais.

Um estudo do Uptime Institute concluiu que 36% das maiores interrupções globais de serviços públicos estão relacionadas a falhas de energia. Essa realidade acende um sinal de alerta e reforça a necessidade de se investir em sistemas de energia crítica e de alta disponibilidade.

Na prática, um apagão é um dos piores cenários para os Data Centers. Isso porque, pode impactar milhares de empresas e ainda prejudicar a experiência do cliente e a credibilidade do negócio perante o mercado.

Na contramão desse cenário, a Ascenty tem provado que é possível unir eficiência, disponibilidade e sustentabilidade nas operações de Data Centers, reduzir os riscos e impactos de um apagão.

As estratégias da Ascenty para garantir alta disponibilidade de dados e energia ininterrupta nos Data Centers

A Ascenty é a líder em infraestrutura de Data Center da América Latina, mas esse não é apenas um reconhecimento. Na verdade, é a consequência de um trabalho sério e focado nas necessidades do mercado, incluindo a alta disponibilidade.

Para driblar os problemas da energia crítica, investimos cada vez mais em soluções inovadoras que garantem a energia ininterrupta e manter a excelência operacional. Confira!

Uso de energia 100% renovável

Com um olhar no futuro, a Ascenty adota uma abordagem ambientalmente responsável em suas operações. Assim, todos os nossos Data Centers operam com energia 100% renovável.

Essa iniciativa demonstra como a empresa está atenta às demandas de sustentabilidade digital e se preocupa em reduzir a pegada de carbono (carbon footprint).

Mas, além disso, é uma forma de não sobrecarregar a demanda energética da região em que as infraestruturas são instaladas e garantir o seu funcionamento constante e alta disponibilidade de dados.

Para isso, acreditamos e investimos também no mercado livre de energia e na compensação por meio dos International Renewable Energy Certificates (IRECs).

Subestações próprias de energia

Outro diferencial da Ascenty que promove a alta disponibilidade é a presença de subestações próprias de geração de energia. Um exemplo notável está no campus de São Paulo, que conta com uma planta de geração de energia fotovoltaica, com capacidade anual de geração de 14,6MW.

Essa energia é utilizada para alimentar as instalações do Data Center, incluindo a iluminação e o ar-condicionado dos escritórios e áreas comuns. Assim, temos controle direto sobre o fornecimento de energia e reduzimos os riscos de interrupções.

Foco em eficiência energética para alta disponibilidade

A eficiência energética é uma prioridade para a Ascenty. Por isso, todos os Data Centers têm certificação ISO 50001, que trata de sistemas de gestão de energia. 

Além disso, adotamos diversas práticas para promover a eficiência energética, como o uso de iluminação em LED, a automação da iluminação para evitar o desperdício e o acompanhamento constante do desempenho energético por uma equipe especializada.

Sistemas de refrigeração modernos

A Ascenty também investe em sistemas de refrigeração modernos e eficientes para manter a temperatura ideal nos seus Data Centers. Centrais de água gelada são utilizadas, com destaque para o uso de Chillers do modelo inverter.

Esses equipamentos garantem um controle preciso da temperatura, reduzindo o consumo de energia e aumentando a eficiência do sistema de refrigeração. Com isso, reduzimos o impacto ambiental e ampliamos a confiabilidade operacional de toda a infraestrutura.

Mensuração da eficiência energética com meta internacional

Para medir e monitorar a eficiência energética dos seus data centers, a Ascenty utiliza uma métrica internacionalmente reconhecida, conhecida como Power Usage Effectiveness (PUE).

O PUE é calculado com base na relação entre a energia consumida por toda a instalação e a energia consumida pelos equipamentos de infraestrutura de TI. Quanto mais próximo de 1,0 for o resultado, mais eficiente é a operação.

Vale destacar que a média do mercado de Data Centers é um PUE de 1,6. Em 2022, a Ascenty alcançou um PUE de 1,44. Isso evidencia o compromisso da empresa em reduzir o consumo de energia e de aprimorar constantemente a sua eficiência operacional.

Garanta a alta disponibilidade de seus dados com a Ascenty!

Com a Transformação Digital avançando rapidamente, toda empresa precisa contar com uma infraestrutura confiável e eficiente para guardar seus dados. É por isso com uma parceria com a Ascenty pode impulsionar seu negócio!

Somos a maior empresa de Data Centers da América Latina e investimos continuamente para assegurar a alta disponibilidade dos dados. Aliás, nos últimos 5 anos, atingimos a zona de excelência no atendimento ao cliente, reafirmando a lealdade e satisfação de nossos clientes.

Entre em contato conosco hoje mesmo e tenha à disposição uma infraestrutura à prova de apagão!