Conheça os tipos de Data Center e suas principais características

Que tal ouvir esse conteúdo? Basta clicar no play acima e aproveitar essa comodidade do blog da Ascenty!

Os dados estão no centro das decisões corporativas e isso exige que os líderes conheçam bem os tipos de Data Center disponíveis. Afinal, o mercado está evoluindo e a infraestrutura utilizada deve ser capaz de atender às demandas do negócio.

No passado, a localização dos arquivos determinava onde o trabalho deveria ser desenvolvido. Hoje, essa realidade mudou e a existência de várias equipes operando em home office e ao mesmo tempo deixa claro que os dados precisam estar sempre disponíveis e acessíveis.

A boa notícia é que o Datar Center não está mais limitado às paredes da sua empresa. Pelo contrário, já existem modelos mais flexíveis, econômicos e altamente eficientes — para todos os portes, demandas e tipos de negócio. Quer conhecê-los? Continue a leitura!

O papel do Data Center na evolução das empresas

Um Data Center é projetado para lidar com um grande volume de dados. Em um mercado cada vez mais acirrado e estratégico, fica claro o quanto ele é vital e determinante para o desenvolvimento empresarial.

Graças a essa estrutura, seu negócio consegue operar de forma eficiente e colaborativa, independentemente de onde os funcionários estejam. Afinal, o tráfego de dados rápido e seguro dá suporte à tomada de decisão e a vários recursos digitais que dependem dessas informações.

Portanto, o Data Center não é apenas útil. Ele é um elemento essencial para o dia a dia das empresas da Era Digital, desempenhando diferentes funções, como:

  • Hospedar softwares e aplicativos, como CRM e ERP;
  • Impulsionar o Big Data, o Machine Learning e a Inteligência Artificial;
  • Assegurar transações de alto volume no comércio eletrônico;
  • Garantir o armazenamento seguro e eficiente de dados;
  • Executar as rotinas de backup;
  • Garantir facilidade de conectividade com as principais operadoras e internet exchanges do mercado.

Dito isso, não é exagero afirmar que praticamente o funcionamento de quase todas os setores, de uma forma ou de outra, dependem dos recursos fornecidos pelo Data Center.

A arquitetura de um Data Center: o que você encontra lá?

Quando falamos em arquitetura de um Data Center, nos concentramos na forma com que este ambiente é organizado e nos elementos que o compõem. É um assunto curioso, visto que muitas pessoas não sabem como tudo funciona.

Na prática, o Data Center reúne tudo que é necessário para armazenar e processar dados com segurança, agilidade e alta disponibilidade, como:

  • Servidores físicos;
  • Discos rígidos;
  • Equipamentos de rede e conexão;
  • Pessoal especializado;
  • Sistemas complexos de fornecimento de energia e resfriamento.

Além de tudo isso, é preciso contar com modernos sistemas de backup, os quais garantem a segurança e disponibilidade dos dados armazenados. Afinal, é lá que estão guardadas informações valiosas para organizações.

Portanto, o ambiente precisa ser monitorado 24 horas por dia, 7 dias por semana. Afinal, se ele parar, os negócios também param.

Este cenário demonstra que manter uma infraestrutura de Data Center não é uma tarefa simples. Exatamente por isso, vários negócios optam por modelos descentralizados, fornecidos por empresas especializadas.

Data center

Conheça os 5 tipos de Data Center e suas características

Um levantamento realizado pelo Grupo Dell’Oro prevê que os gastos globais com Data Center crescerão 10% nos próximos 5 anos, totalizando US$ 350 bilhões. Assim, com o crescimento exponencial da demanda, é normal que novas tecnologias sejam implementadas e outras aprimoradas.

Para fazer um investimento inteligente, você precisa conhecer melhor os diferentes tipos de Data Center disponíveis no mercado. A seguir, destacamos 5 deles para você. Confira!

1. Enterprise

O Enterprise é um dos modelos mais comuns do mercado. Sua principal característica é que toda a infraestrutura do Data Center se encontra dentro da própria empresa, ou seja, ela é exclusiva.

Embora tenha um alto custo de estruturação e manutenção, diversas organizações optam por este formato. Isso porque, ele permite um controle maior sobre as operações e processos relacionados à segurança.

2. Colocation

O Colocation, diferentemente do Enterprise, se baseia em uma gestão descentralizada. Nesse formato, a infraestrutura física não se encontra dentro da empresa, mas em um ambiente externo, fornecido por um provedor.

Portanto, o negócio pode contratar espaço, hardware, largura de banda e diversas soluções para Data Center, conforme sua demanda. Isso significa que, mesmo sem um orçamento elevado para ter sua própria infraestrutura, é possível desfrutar de todos as vantagens de contar com centro de processamento de dados.

Você paga pelo que usa e o fornecedor fica responsável por manter seus dados sempre seguros e acessíveis. E o melhor: se a empresa cresce, basta ampliar o espaço de armazenamento, de forma simples e econômica.

3. Internet

Esse tipo de Data Center é baseado na nuvem, sendo classificado como virtual. Isso significa que também dispensa a construção de infraestrutura própria, já que as informações ficarão hospedadas e processadas nos servidores de um provedor.

Trata-se de um modelo interessante, especialmente pela flexibilidade e escalabilidade. Além disso, democratiza o acesso à recursos computacionais de maneira remota, como um serviço.

É importante saber que várias empresas compartilham a infraestrutura, que é de propriedade do provedor. Assim, o acesso às informações é feito por meio da Internet.

4. Hyperscale

O Hyperscale é um tipo de Data Center projetado para atender operações em larga escala. Por isso, conta com uma infraestrutura robusta, capaz de suportar atividades que demandam grande volume de armazenamento e alto poder de processamento.

Por ser vital para o funcionamento de atividades importantes, o modelo precisa contar com mecanismos reforçados para garantir a continuidade das operações. Em outras palavras, conta com uma infraestrutura de ponta, com redundância, backup e complexas redes de comunicação e fornecimento de energia.

5. Edge

Em meio aos diferentes tipos de Data Center, o modelo Edge tem se tornado cada vez mais comum no mercado. Aliás, ele é voltado para operações que demandam uma comunicação mais ágil entre os usuários e os servidores, solucionando o problema da latência.

O termo Edge significa borda, o que traduz bem o seu funcionamento. Nesse formato, os Data Centers são menores e mais numerosos, a fim de cobrir uma área maior do território e estar o mais próximo possível dos usuários finais dos serviços.

Vale a pena destacar que este é o formato utilizado por grandes provedores de streaming, como Netflix e YouTube. Isso porque, oferece uma conexão mais ágil e de baixa latência, ideal para a oferta de mídia e serviços em tempo real.

migração de data center ebook

Seu Data Center não está mais limitado às paredes da sua empresa!

Como vimos, o Data Center não está mais limitado às paredes da sua empresa. Isso porque, os avanços da tecnologia e do armazenamento de dados estão impulsionando novos modelos, garantindo mais flexibilidade, segurança e agilidade à gestão empresarial.

Nesse sentido, negócios de todos os portes podem explorar ao máximo o poder dos dados e investir na digitalização de suas atividades. Existem tipos de Data Center para todas as necessidades — e, agora, você já sabe um pouco sobre eles.

Para te ajudar nessa jornada e na escolha do modelo ideal, gostaríamos de sugerir a leitura de mais um post do nosso blog: entenda por que sua empresa não deve manter um Data Center Interno!