As vantagens do cloud connect

Entenda o que é, quais os diferenciais e quais as vantagens do Cloud Connect, serviço da Ascenty que conecta sua empresa aos principais provedores de nuvem do mercado!

O Cloud Connect é uma solução que traz incontáveis vantagens para as empresas de hoje, especialmente em uma rotina em que a conectividade é indispensável para melhorar seu potencial competitivo.

Mas você sabe o que é essa solução, quais suas vantagens e sua relação com o multicloud? É o que vamos responder nesse artigo.

Basicamente, o Cloud Connect é uma plataforma que promove a conexão entre a sua infraestrutura e diferentes nuvens públicas, podendo acessar em um único ambiente diversas soluções e serviços dos principais players do mercado.

Queremos te mostrar como o multicloud surgiu e como o Cloud Connect foi criado para potencializar essa união entre diferentes nuvens, melhorando sua capacidade de integração, desempenho e, claro, conectividade.

Multicloud: uma necessidade de mercado

Antes de entrar de vez no que é e quais as vantagens do Cloud Connect, vale a pena olhar para trás e buscar entender o que torna o Cloud Connect possível: omulticloud. Você sabe de onde veio?

O data center proprietário foi a base da arquitetura de tecnologia das empresas. 

Com o passar dos anos e com o avanço do mercado de cloud computing, as operações das companhias se expandiram para além do perímetro físico e a estratégia de manter um data center próprio se tornou econômica e estrategicamente inviável para as operações.

Uma infraestrutura de armazenamento de dados adequada acarreta altos custos e muita dedicação para o gerenciamento.

Para se ter uma ideia, cada data center de alto padrão, com todas as certificações de mercado, custa cerca de US$ 60 milhões e demanda uma equipe de suporte 24/7.

Dessa forma, a necessidade de ter um ambiente com alta performance, custos competitivos e disponibilidade fez com que muitas empresas buscassem mesclar a terceirização de data centers com ambientes em cloud.

O motivo? A facilidade de expansão em momentos específicos, o que gera naturalmente a adoção de uma estratégia de nuvem híbrida e um sistema de nuvens múltiplas (multicloud).

Na verdade, as organizações estão cada vez mais trabalhando com vários provedores de nuvem. Uma pesquisa recente da consultoria Gartner com usuários de nuvem pública revelou que 81% dos entrevistados usam dois ou mais provedores.

Os benefícios que a Cloud Connect é capaz de trazer

O Cloud Connect é uma solução que potencializa o multicloud, pois conecta sua empresa de maneira direta a múltiplos ambientes em nuvem de diferentes provedores, porém a conexão é entregue em camada 2 de redes para o cliente.

Isso permite que seu negócio tenha acesso instantâneo a serviços e conteúdos exclusivos, sob medida para sua empresa. Na prática, isso significa muito mais do que “acesso” a novas soluções, mas uma gama de vantagens incríveis. Quer saber quais? Separamos as principais:

Melhora o desempenho produtivo

Com conexão via fibra óptica, o Cloud Connect potencializa o desempenho da sua conectividade e uma infinidade de serviços e provedores de nuvens.

Ou seja, você acessa com mais facilidade, velocidade e menos latência as aplicações que vão fazer a diferença em sua infraestrutura.

Permite a redução de custos

Quando você negocia individualmente com cada provedor, seus custos se multiplicam. É algo que você não precisa enfrentar no Cloud Connect da Ascenty, já que a conexão com o ambiente conectivo é direto.

Ou seja, uma conexão única e direta — via fibra óptica — com um ambiente rico de serviços e soluções digitais dos melhores provedores do mercado.

Assim, você reduz a necessidade de arcar com mais banda de internet para custear os serviços necessários, otimizando o uso do orçamento.

Customização para atender suas necessidades

Com o Cloud Connect, você customiza a velocidade de conexão — de 50 Mpbs a 10 Gbps, e em determinados casos pode atingir 100 Gbps — permitindo que use apenas o que é necessário para garantir o melhor desempenho operacional.

Alta disponibilidade

Disponibilidade é uma característica essencial para potencializar sua competitividade. Significa que sua empresa está sempre preparada para atender as demandas do cliente e responder às tendências de mercado.

Com o Cloud Connect, você tem uma conexão única com os melhores provedores de serviços do mundo. Ou seja, o tráfego de dados é direto, sem barreiras conectivas ou digitais — algo essencial para muitos negócios, como do setor bancário ou setor financeiro.

Isso garante que seu negócio esteja sempre na velocidade da transformação digital e possa atender a qualquer necessidade, sem atrasos.

Segurança reforçada

Ao longo deste conteúdo, reforçamos 2 pontos sobre o Cloud Connect: a conexão direta e a rede de fibra óptica.

Esses dois elementos garantem máxima segurança para as operações diárias, permitindo que você esteja no controle das informações que trafegam na sua rede, para seus parceiros comerciais e clientes.

Cloud Connect: a solução ideal para o presente — e o futuro — dos negócios

Nesse cenário, a interconexão entre os clientes e os ambientes de nuvem, conhecida como Cloud Connect, é um fator crítico para o bom desempenho dos negócios, pois garante a funcionalidade das operações.

Apesar de bastante comum, esse formato fica sujeito a diversas interferências externas — ameaças físicas e virtuais — prejudicando sua viabilidade.

A alternativa mais segura e eficiente de conectar diversas nuvens é por meio de fibras de conexão direta e em múltiplos pontos de presença das nuvens, que garantem agilidade e segurança no acesso aos dados. 

Entre os benefícios dessa estratégia, podemos destacar o aumento da capacidade e diferentes opções de conectividade. A rede de fibra óptica permite conectar cloud providers, data centers de terceiros e operadoras de telecomunicação e, até mesmo, o escritório do cliente.

Além disso, a conexão direta oferece alta disponibilidade entre o ambiente físico e a nuvem, baixa latência, segurança e resiliência de acessos.

Esse é um movimento que ainda está no início no Brasil e na América Latina, porém, observamos que a migração das empresas para a nuvem está em ritmo de crescimento contínuo e progressivo.

É algo que nos dá segurança em afirmar que os próximos anos ainda serão de grandes oportunidades no mercado de tecnologia e telecomunicações.

Quando falamos em América Latina, por exemplo, um estudo da NIC.br aponta que o mercado de cloud computing na região crescerá cerca de 40%.

Quanto às estratégias de Cloud Connect, a previsão da Gartner é que, até 2022, cerca de 75% das empresas que usam IaaS adotem uma estratégia de multicloud, aumento de 49% em 2017.

Nesse contexto, o Brasil está em um ponto estratégico, sendo sede das operações de diversas empresas multinacionais que demandam pelos serviços de nuvem. Por isso, pensar na interconexão entre clouds é fator essencial para os próximos anos.

Conectar de forma segura e rápida os ambientes físicos e os ambientes da nuvem é uma estratégia que deve ser considerada para atender o rápido movimento e expansão das empresas.

E na sua empresa, o multicloud já é uma realidade?

O Cloud Connect é a solução ideal para potencializá-lo, colocando sua empresa à frente da concorrência e em conexão direta com os principais provedores de serviços em nuvem do mercado.

Que tal experimentar todos esses benefícios, vantagens e diferenciais aí na sua empresa?

Marque uma reunião com nossos especialistas e entenda como o Cloud Connect pode ajudar seu negócio!