Como a Ascenty pode ajudar na transição do IPv4 para o IPv6

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

A quantidade de equipamentos conectados à internet cresce de forma consistente a cada ano. Para que a rede mundial de computadores possa ser explorada ao máximo, é fundamental apostar na transição do IPv4 para o IPv6. Essa ação é muito importante para termos mais dispositivos com condições de executar tarefas relacionadas com os serviços e a interação com os clientes através da internet.

Não ter uma visão atenta às potencialidades do avanço tecnológico é um erro grave e que não pode ser cometido em hipótese alguma no cenário atual. Por isso, os recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) precisam ser analisados com inteligência, para uma empresa investir de forma eficiente e estratégica em boas soluções.

Neste artigo, vamos apresentar fatores importantes que indicam a necessidade de ter um foco na mudança do IPv4 para o IPv6. Confira!

Por que a sua empresa deve realizar a transição do IPv4 para o iPV6?

É importante destacar que os protocolos IPv4 e IPv6 são responsáveis pela identificação de equipamentos conectados à web. Contudo, o primeiro está com a capacidade praticamente esgotada no mundo inteiro por causa do aumento expressivo de equipamentos que utilizam a internet.

Em virtude dessa conjuntura, é imprescindível investir em uma tecnologia que proporcione um aproveitamento pleno das potencialidades da rede mundial de computadores. Entretanto, se isso não for realizado com planejamento, os riscos de uma companhia não executar os serviços dentro das melhores práticas do mercado são enormes.

Atualmente, é péssimo para uma empresa, por exemplo, não conseguir expandir a prestação de serviços porque não dispõe de infraestrutura tecnológica para executar um projeto. Uma consequência grave disso é a dificuldade de oferecer um atendimento de alto nível para o público-alvo.

Assim, as companhias devem apostar na transição do IPv4 para o IPv6, já que a internet é um recurso imprescindível para superar os desafios impostos pela transformação digital no mundo corporativo.

Dificuldades enfrentadas

Podemos dizer que um dos maiores impactos de não realizar a transição do IPv4 para o IPv6 envolve a questão financeira. Isso porque as empresas que não aderirem a mudança deverão fazer investimentos urgentes para adequarem o seu negócio.

Esse cenário pode gerar gastos acima do previstos com recursos de TI. Vale destacar que os dispositivos mais antigos não serão compatíveis com o IPv6. Embora os dois protocolos devam coexistir por muito tempo ainda, a abrangência do uso da Internet será cada vez maior.

Essa é uma tendência que faz com que muitos serviços sejam otimizados para funcionar com base no protocolo IPv6. Dessa maneira, se uma companhia continuar usando o protocolo mais antigo, terá uma rede com uma performance inferior no fluxo de dados.

E isso é capaz de prejudicar a capacidade de concretizar as demandas e atender aos clientes de forma rápida. Sabemos que quanto mais uma organização estiver conectada com o avanço tecnológico, maiores são as chances de se destacar no mercado.

Embora não haja um prazo definido para finalizar a migração do IPv4 para o IPv6, a demanda por novos endereços continua crescendo de forma consistente. Esse fator faz com que o protocolo antigo não tenha condições de suprir a necessidade dos usuários.

Por isso, é muito importante haver um foco para aproveitar as potencialidades do IPv6, que contribui, de maneira consistente, para as empresas utilizarem os recursos da rede mundial de computadores da melhor forma possível. 

Entenda como a Ascenty pode ajudar nesse processo

Primeiramente, antes de investir em novos equipamentos, é recomendado verificar se eles podem funcionar adequadamente com o protocolo IPv6. Do contrário, eles ficarão obsoletos em curto prazo e sem condições de oferecer um bom desempenho.  

Esse é um cuidado que deve ser levado em consideração. Por isso, contar com um parceiro de TI experiente, como a Ascenty, aumenta as chances de evitar erros ao investir em soluções tecnológicas.

Com foco em transparência e respeito ao cliente, a Ascenty mostra para o seu público-alvo que a internet atua, de forma simultânea, com os dois protocolos. No caso das empresas com suporte ao IPv6, basta configurar o endereço público que irá navegar pela internet.

Além disso, a transição do IPv4 para o IPv6 proporciona uma série de benefícios para as organizações. Um deles é a escalabilidade de endereços públicos. Por exemplo, um cliente dificilmente terá condições de dobrar o número de endereços disponíveis para conectar equipamentos através do protocolo IPv4.

Caso opte por apenas um bloco /64 do IPv6, será possível ter acesso há cerca de quintilhões de endereços IP’s disponíveis para uso, o que garante um ambiente mais favorável para a expansão de seus serviços.

Além da escalabilidade, o novo protocolo já tem o recurso de segurança IPSec e a arquitetura hierárquica de rede para roteamento eficiente. Outro aspecto positivo é o cabeçalho simplificado para otimização de entrega de pacotes.

Suporte para a transição do IPv4 para o IPv6 através da Ascenty

A Ascenty se caracteriza por oferecer um suporte qualificado para efetivar a transição do IPv4 para o IPv6 dentro das melhores práticas do mercado. Por isso, disponibiliza para os clientes as soluções de Link IP e Banda IP.

Além disso, é relevante destacar que a infraestrutura da Ascenty já está em conformidade com o novo padrão. Além de divulgar os blocos IPv6 para as operadoras de trânsito, recebemos todas as rotas IPv6 disponíveis na Internet.

Atualmente, já temos clientes de trânsito IPv6 em nossos Data Centers. Dessa maneira, estamos habilitados para fazer a migração de forma planejada.

Vale a pena citar que procuramos mostrar para o nosso público-alvo que as técnicas obsoletas como o NAT (Network address translate), por exemplo, não trazem a escalabilidade, a eficiência, a segurança e a rastreabilidade oferecidas pelo protocolo mais novo. 

Também destacamos a diferença de tamanho entre o IPv4 e o IPv6, sendo que este representa aproximadamente 79 octilhões de vezes a quantidade de endereços em relação ao protocolo mais antigo.

Para se ter uma ideia, existem mais de 56 octilhões de endereços IPv6 por ser humano na Terra, considerando que a população do mundo é de cerca de 6 bilhões de habitantes.

Diante desse cenário, é necessário contar com uma rede preparada, como a da Ascenty, para a transição do IPv4 para o IPv6 ser concretizada com tranquilidade, sem prejudicar os serviços e a rotina dos clientes.

Se está em busca de soluções para melhorar a infraestrutura de TI do seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo! Estamos à disposição para ajudar você a manter o foco na melhoria contínua!