Principais desafios da migração para a nuvem e como contorná-los

Com a evolução da internet as ferramentas de trabalho estão sendo desenvolvidas para otimizar processos e impulsionar negócios. A Cloud Computing é um exemplo. Ela possibilita que as empresas transfiram toda a sua infraestrutura de TI de um provedor local para a nuvem agregando benefícios como maior segurança dos dados, melhor gerenciamento das informações, escalabilidade adequada à velocidade de expansão do negócio, redução de custos com aquisição, manutenção e atualização de equipamentos e softwares e muito mais.

O grande desafio aqui é executar uma migração da nuvem de forma segura e bem planejada para não colocar em risco a perda de dados ou ocorrer algum tipo de violação ou dano ao sistema durante o processo.

Para resolver o problema, desenvolvemos este post, que apresenta os principais desafios que você pode encontrar na hora de realizar a migração do sistema para a nuvem, além disso, também trazemos dicas de como resolver cada um desses possíveis impasses. Acompanhe!

1. Encontrar um bom provedor
Desafios: o primeiro passo é encontrar um bom provedor. O tempo, muitas vezes, limitado dos gestores impossibilita uma pesquisa mais detalhada das opções disponíveis resultando em escolhas que podem gerar dores de cabeça em médio e longo prazo. Uma escolha equivocada, hoje, pode influenciar o futuro do negócio e comprometer o alcance dos seus objetivos.

Soluções: cada empresa busca atender uma necessidade específica ao migrar o sistema para a nuvem. Por isso, considere as prioridades da sua empresa e defina qual é o quesito mais importante que o provedor deve atender. Veja alguns fatores a considerar.

  • Consultoria para entendimento de qual a melhor solução;
  • Confiabilidade dos dados;
  • Credibilidade no mercado;
  • Fornecimento de escalabilidade para a empresa crescer;
  • Redução de custos com a infraestrutura de TI;
  • Modernização das operações;
  • Otimização de processos.


2. Desenvolver o projeto de migração
Desafios: muitas empresas possuem sistemas estruturados nas mais diversas plataformas, sem uma equipe preparada para apoiar a empresa devidamente, podem acabar não considerando esse fato na hora de planejar a migração da nuvem. Como a maioria dos ambientes de nuvem roda em x86, a empresa poderá enfrentar dificuldades de adaptação ao ter que reestruturar todo o sistema.

Soluções: não são todos os provedores de Cloud Computing que oferecem o apoio de uma equipe especializada para desenvolver o projeto de migração da sua empresa. Nesses casos, vale a pena considerar serviços que não só oferece um ambiente seguro e com escalonagem garantida para o desenvolvimento do negócio, mas proporciona todo o suporte necessário para a empresa planejar e executar a migração com tranquilidade e eficiência.

3. Gerenciamento do ambiente
Desafios: 
muitos provedores de Cloud Computing também não oferecem o suporte necessário, após a migração da infraestrutura de TI da empresa para a nuvem e, assim, gerando grandes dificuldades para os gestores realizarem um gerenciamento adequado do ambiente. No início, a falta desse apoio pode deixar os profissionais da empresa operando às cegas e colocar em risco a segurança dos dados e o bom funcionamento dos processos até a sua familiarização com o ambiente.

Soluções: assim, como na etapa de desenvolvimento do projeto de migração, aqui, a melhor solução pode ser terceirizar o serviço de gerenciamento de ambiente em nuvem.

Os desafios da migração da nuvem podem surgir desde a ideia passando pelo planejamento até a implementação do projeto. No entanto, com as dicas de soluções oferecidas aqui: não há o que temer!