Migração para nuvem sem complicações. Supere os desafios!
Escute agora e fique atualizado.
Com a evolução da internet, as ferramentas de trabalho foram adaptadas para otimizar processos e impulsionar negócios. A migração para nuvem é um exemplo claro disso, permitindo que as empresas transfiram suas infraestruturas de TI.
No entanto, realizar isso de forma segura e planejada é um grande desafio. Abaixo, apresentamos os principais obstáculos dessa transição e como superá-los com soluções práticas.
Qual motivo levou as organizações a usarem serviços em nuvem?
É importante entender que as organizações estão adotando serviços em nuvem devido à sua flexibilidade, eficiência e potencial de inovação. Além de facilitar a adoção da Inteligência Artificial, a nuvem permite o acesso remoto a arquivos e programas diretamente pela internet.
A garantir de acesso a informações de qualquer dispositivo com conexão à internet, aumentando a agilidade na busca de dados. Como resultado, há um aumento significativo na produtividade e eficiência das operações.
Veja os principais benefícios da nuvem:
- Maior segurança de dados;
- Melhor gerenciamento das informações;
- Escalabilidade alinhada ao crescimento do negócio;
- Redução de custos com equipamentos e softwares;
- Possibilita a adoção de tecnologias avançadas, como a IA.
De acordo com o Relatório Pulse of Cloud, a IA Generativa tem sido um dos principais motores de investimento em nuvem. A pesquisa, realizada com mais de 500 executivos de TI, finanças e operações, revelou que 54% apontam a IA Generativa como o maior impulsionador de seus investimentos em nuvem.
Quais são os principais desafios da migração para a nuvem?
Migrar para a nuvem traz benefícios, mas também desafios. Entre os principais estão encontrar o provedor ideal e garantir compatibilidade com sistemas legados. Além disso, desenvolver um bom projeto e gerenciar o ambiente com segurança são essenciais.
Com o suporte certo, é possível superar esses obstáculos e aproveitar todas as vantagens da nuvem. Continue lendo para descobrir as soluções para cada desafio!
1. Encontrar um bom provedor
Desafios:
O primeiro passo é encontrar um bom provedor. O tempo, muitas vezes, limitado dos gestores impossibilita uma pesquisa mais detalhada das opções disponíveis resultando em escolhas que podem gerar dores de cabeça em médio e longo prazo.
Uma escolha equivocada, hoje, pode influenciar o futuro do negócio e comprometer o alcance dos seus objetivos.
Soluções:
Cada empresa busca atender uma necessidade específica ao migrar o sistema para a nuvem. Por isso, considere as prioridades da sua empresa e defina qual é o quesito mais importante que o provedor deve atender.
Veja alguns fatores a considerar:
- consultoria para soluções personalizadas;
- confiabilidade e credibilidade no mercado;
- escalabilidade para acompanhar o crescimento da empresa;
- redução de custos operacionais;
- modernização e otimização dos processos.;
- segurança.
2. Desenvolver um projeto
Desafios:
Muitas empresas possuem sistemas estruturados nas mais diversas plataformas, sem uma equipe preparada para apoiar a empresa devidamente, podem acabar não considerando esse fato na hora de planejar a migração para a nuvem.
É necessário contar com uma empresa que ofereça autonomia, escalabilidade, entre outras vantagens destinadas aos fins profissionais e possam acompanhar as aplicações.
Soluções:
Procure provedores que ofereçam suporte especializado. Esse suporte inclui não apenas um ambiente seguro, mas também assistência na execução de um projeto de migração detalhado e eficiente, garantindo a tranquilidade no processo.
3. Gerenciamento do ambiente
Desafios:
Muitos provedores de Cloud Computing também não oferecem o suporte necessário, após a migração da infraestrutura de TI da empresa para a nuvem e, assim, gerando grandes dificuldades para os gestores realizarem um gerenciamento adequado do ambiente.
No início, a falta desse apoio pode deixar os profissionais da empresa operando às cegas e colocar em risco a segurança dos dados e o bom funcionamento dos processos até a sua familiarização com o ambiente.
Soluções:
Considere terceirizar o gerenciamento do ambiente em nuvem para empresas especializadas. Isso permite uma transição mais suave e garante que a infraestrutura esteja sempre em conformidade com as melhores práticas de segurança e desempenho.
4. Compatibilidade e integração com sistemas legados
Desafios:
Muitas empresas operam com sistemas legados que não foram projetados para a nuvem. Esses sistemas podem ter dificuldades para serem integrados a novas plataformas de cloud computing, resultando em interrupções de serviço, retrabalho e custos adicionais.
Soluções:
Realize uma avaliação completa dos sistemas antes de iniciar a migração para a nuvem. Considere modernizar as aplicações para garantir que elas possam se integrar de forma eficiente ao ambiente em nuvem.
5. Continuidade e minimização de downtime
Desafios:
Um dos maiores riscos durante a migração para a nuvem é a interrupção dos serviços, que pode afetar negativamente a operação do negócio e a experiência do cliente.
Soluções:
Planeje a migração com cuidado, conheça muito bem a estrutura da empresa escolhida. A Ascenty por exemplo tem suporte 24×7.
Como garantir uma migração para a nuvem segura e eficiente?
A migração para a nuvem é uma etapa importante para modernizar a infraestrutura de TI, aumentar a eficiência e adotar novas tecnologias, como a IA. No entanto, como discutido, existem etapas que precisam ser superadas com planejamento cuidadoso e suporte especializado.
Ao entender e contornar esses obstáculos, sua empresa pode aproveitar todos os benefícios que a nuvem tem a oferecer:
- maior segurança de dados;
- escalabilidade alinhada ao crescimento do negócio;
- redução de custo operacionais;
- inovação contínua e mais competitividade.
O ServiceFabric™ é uma plataforma de interconexão e orquestração que facilita a migração para a nuvem ao permitir a integração de diferentes ambientes de TI (como nuvem pública, privada e sistemas legados).
Para saber mais sobre essa solução e obter sucesso na sua migração para a nuvem, confira o artigo completo neste link.