O que é interconexão de redes e quais os benefícios para o setor financeiro

Que tal uma nova experiência? Escute esse artigo!

Instituições financeiras, bancos, corretoras e fintechs têm um desafio em comum: a alta demanda por conectividade. Para isso, elas podem contar com a Interconexão de Redes.

Para negócios do setor financeiro, a infraestrutura de TI não é um mero detalhe. Afinal, seus serviços são críticos e exigem máxima segurança, eficiência e disponibilidade de dados.

Garantir uma boa experiência aos seus usuários depende (e muito) da forma com que as soluções são entregues. Isso porque, com consumidores conectados 24 horas por dia, há uma expectativa de que o aplicativo do banco e seus dados bancários estejam sempre a um clique de distância.

Neste conteúdo, você vai entender o que é interconexão de redes e o que ela tem a ver com tudo isso. Continue conosco!

O que é Interconexão de Redes?

A interconexão de redes nada mais é que a conexão direta entre duas ou mais redes de provedores, que garante um ecossistema de conectividade privado para a troca de informações entre empresa, clientes, parceiros e fornecedores.

Em resumo, ela proporciona uma conexão direta — que pode ser física, por meio de cabo ou virtual, por uma VLAN — entre dois (ou mais) ambientes de TI hospedados em um Data Center Carrier Neutral.

Assim, o usuário de uma das redes acessa dados ou serviços da outra sem impeditivos, o que facilita as operações e transações.

O que acontece sem a interconexão de redes?

Em uma troca de informações online sem a interconexão de redes, o tráfego ocorre por meio de uma complexa rede de dados descentralizada e, para todos os efeitos, compartilhada. Ou seja, esse tipo de comunicação é realizado de forma indireta.

Por exemplo, pense em uma operação online: o envio de uma imagem de um computador A para um computador B. No modo convencional, o arquivo não necessariamente percorre uma “linha reta” entre os dois pontos.

Na verdade, ele se segmenta em várias partes que seguem caminhos diferentes, muitas vezes com um terceiro ponto de troca entre o emissor e o destinatário.

Esse processo, aliado à distância geográfica desses pontos de troca, torna esse um tipo de conexão nada ideal para empresas que buscam máxima performance.

Por quê? São vários motivos, mas é possível dizer que o fato dela ser descentralizada aumenta a latência, o que impacta diretamente na velocidade das operações e prejudica a experiência do cliente.

Com isso, o desempenho dos seus aplicativos e sistemas sofre, bem como a acessibilidade dos clientes, parceiros e fornecedores aos seus dados. Assim, sem flexibilidade de conexão, você perde na hora de realizar entregas de qualidade aos clientes, bem como facilita brechas de segurança.

Qual a importância da interconexão de redes no mercado atual?

Em geral, as empresas se conectam a rede backbone, para se conectar a seus dados e outros ambientes. Entretanto, no cenário atual, as organizações precisam de conectividade de qualidade com diversas redes e ambientes em nuvem.

Estamos falando de cadeias globais, verdadeiros ecossistemas digitais. Assim, embora a conexão com sua própria infraestrutura seja vital, é cada vez mais importante se conectar a outros ambientes, dados e negócios.

A verdade é que empresas que fazem parte de um ecossistema digital e aproveitam os benefícios da interconexão de redes têm grandes diferenciais competitivos. Afinal, atuar sozinho e ter dados isolados não beneficia a ninguém.

É por isso que é tão importante entender a solução e aplicá-la em seu negócio. O apoio de especialistas pode ser importante nessa etapa, ajudando-o a dimensionar e expandir sua rede de acordo com as suas necessidades e parceiros digitais.

Os desafios do setor financeiro moderno

Atualmente, os bancos e instituições financeiras investem constantemente na melhoria dos serviços prestados ao cliente. O objetivo é estar sempre disponível: na agência física e no mundo digital.

Por isso, vemos aplicativos tão completos, verdadeiros ecossistemas que possibilitam ao consumidor controlar cada aspecto da sua vida financeira. E quem não busca comodidade, não é mesmo?

Temos então um cenário interessante. De um lado, o consumidor cada vez mais exigente e conectado. Do outro, empresas focadas em inovar e agregar novos serviços com segurança e agilidade.

Consumidor está em busca de mais transações remotas

Há o grande desafio de suprir a demanda do consumidor por transações remotas. Até mesmo os grandes bancos, com agências físicas espalhadas pelo país, sabem que o novo consumidor quer conferir seu saldo, extrato, transferir dinheiro e até investir sem sair de casa ou de onde estiver.

Dessa forma, temos uma bola de neve de operações, dados e informações. Lembrando que o setor financeiro movimenta muito mais dados ao longo de toda a sua cadeia de operações, incluindo de fornecedores e parceiros.

Alta latência prejudica a experiência do usuário

A latência é um problema relevante para bancos e instituições financeiras que dependem de conexões tradicionais. Além de mais lentas, há a questão da falta de flexibilidade que acaba prejudicando a experiência do usuário final.

Os benefícios da interconexão de redes para empresas do setor financeiro

Agora que você já sabe o que é Interconexão de Redes, já deve ter entendido que ela pode ser útil para diversos segmentos do mercado. Mas gostaríamos de enfatizar o quanto ela é estratégica para o setor financeiro.

Aliás, não é difícil identificar esses benefícios. Afinal, a solução é capaz de solucionar os desafios citados anteriormente de forma eficiente:

  • Reduz a latência das transações — processos mais rápidos para o consumidor;
  • Disponibilidade de dados, graças a um ambiente centralizado de dados;
  • Transações online mais seguras — visto que a conexão entre redes é privada.

É importante mencionar que as redes dos principais ISPs do país estão interconectadas por meio de PTTs (Pontos de Troca de Tráfego). Isso também garante a interconexão entre usuários, independentemente do provedor.

Como a Ascenty pode ajudar?

E onde a Ascenty entra nessa equação? A líder em Data Centers e Conectividade da América Latina tem as melhores soluções de Interconexão de Redes do mercado.

Em primeiro lugar, a Ascenty tem uma infraestrutura robusta de Data Centers de classe mundial, estrategicamente localizados no Brasil, Chile, México e Colômbia.

São 34 Data Centers em operação e/ou construção e todos são Carrier Neutral. Isso significa máxima conectividade para seus dados, com liberdade para escolher o seu provedor de nuvem e até combinar diversos fornecedores.

Além disso, podemos destacar diferenciais importantes para empresas do setor financeiro:

  • Rede própria de fibra óptica de mais 5 mil km interligando os Data Centers;
  • Conexão direta com principais provedores de nuvem;
  • Robusto ecossistema de conectividade;
  • Certificações internacionais de segurança física e digital;
  • PTT dos principais provedores de internet do Brasil.

Além disso, oferecemos serviços complementares, como o Cross Connect, que conecta sua empresa com diferentes provedores de serviço dentro do Data Center.

Enfim, a Ascenty é um parceiro estratégico para o setor financeiro. Não é por acaso que 4 dos 5 maiores bancos do país, confiam em nossas infraestrutura e soluções de conectividade.

Junte-se a eles. Fale com nossos especialistas agora mesmo!