Peering: entenda o poder da interconexão de redes
Escute este artigo!
Na era da conectividade, a internet é uma grande protagonista. Por isso, a busca por melhorias contínuas em sua infraestrutura promove avanços em capacidade, segurança e velocidade. E um dos responsáveis por isso é o peering!
Já ouviu falar no conceito? Sabe como funciona? Como especialista em infraestrutura digital, a Ascenty entende que alguns termos e serviços podem gerar dúvidas em muitos profissionais e consumidores.
Pensando nisso, preparamos este artigo para esclarecer o poder da interconexão de redes em seu negócio. Continue conosco!
O que significa peering?
O termo peering diz respeito à interconexão direta entre redes de ISPs e sistemas autônomos (ASN) de internet. Ou seja, um tráfego de dados eficiente, seguro e mais rápido.
Essa é uma estratégia muito valiosa para ISPs (provedores de serviços de internet) e provedores de conteúdo. Afinal, com o peering, eles conseguem entregar uma experiência muito mais satisfatória ao usuário final.
Os tipos de peering
Atualmente, podemos listar dois tipos de peering: público e privado. A seguir, resumimos as principais características de cada um para você:
- Peering público: interconexão direta por meio de PPTs (pontos de troca de tráfego) públicos, como o IX.BR. Aqui, vários provedores de internet se conectam e compartilham o tráfego.
- Peering privado: interconexão de redes dedicada e privada. É muito comum quando há um grande volume de dados.
Como funciona o PTT?
O Ponto de Troca de tráfego (PTT) funciona como um local centralizador do tráfego de dados, em que várias redes se conectam para otimizar as conexões. Ou seja, um local físico que distribui o tráfego para tornar o caminho da informação mais rápido e eficiente.
Como isso acontece na prática? Imagine que dois usuários pretendam participar de um jogo online, cada um conectado a uma operadora diferente de sua residência.
Embora a operadora A e C não tenham conexão direta entre elas, elas se interconectam em um PTT. Assim, os usuários podem trocar mensagens e interagir de forma mais rápida, sem que as suas operadoras tenham uma rede de conexão só para isso.
Quais as vantagens de uma estratégia de peering?
Como vimos, contar com uma estratégia de peering pode ajudar o provedor de internet a direcionar o tráfego de dados de uma forma mais eficiente e estratégica. Desse modo, ele pode optar por uma rota mais curta e rápida.
Você consegue visualizar as vantagens disso para a empresa e o próprio usuário final? Entenda!
Redução da latência
O grande benefício do peering é a baixa latência. Assim, o usuário tem uma experiência mais fluida, em que o tempo de resposta para os comandos é bem menor.
Ao percorrer uma rota mais curta, os dados fluem de forma mais rápida entre o usuário e o servidor.
Melhora da experiência do usuário
Com uma latência reduzida, temos menos atrasos na resposta do servidor. Consequentemente, menos interrupções e perdas de pacote, além de uma melhora na resolução de vídeos.
Tudo isso é positivo para a experiência o usuário e contribui para um relacionamento duradouro e saudável com o seu provedor de internet.
Como o peering beneficia os provedores de internet?
Segundo o Panorama Reclamações 2023, da Anatel, os consumidores registraram mais de 1 milhão de reclamações relacionadas à qualidade dos serviços de internet. O número elevado demonstra que o setor ainda tem grandes desafios a superar.
É importante destacar que as reclamações relacionadas à qualidade e ao funcionamento dos serviços representam o segundo maior volume de protocolos. Elas ficaram atrás apenas dos problemas relacionados à cobrança.
Neste cenário, podemos concluir que uma boa estratégia de peering pode ajudar a reduzir esses índices. Isso porque, com o direcionamento inteligente do tráfego de dados, os provedores prestam um melhor serviço.
É simples: com uma menor latência, o usuário tem uma experiência de conexão muito mais responsiva e alinhada às suas expectativas. Dessa forma, os ISPs podem demonstrar sua qualidade e preocupação com a melhoria contínua de seus serviços.
Como a Ascenty pode te ajudar?
A Ascenty é a líder em Data Centers e conectividade da América Latina. Além de uma infraestrutura digital de classe mundial para armazenar suas informações, temos soluções que garantem o tráfego de dados de forma rápida e segura.
Um grande exemplo é o IX (Internet Exchange). Ao contratar este serviço, sua empresa tem conexão direta com as redes dos maiores provedores de internet e das empresas com AS (Autonomous System).
A Ascenty é o local ideal para a aceleração de troca de informações e tráfego eficiente e de baixa latência, reunindo os maiores provedores de conteúdo do mundo em amplo ecossistema de conectividade.
Quer saber mais sobre nossas soluções para provedores de internet? Fale com um especialista agora mesmo!