Nômades digitais: quem são e como a TI afeta sua produtividade?

Você sabia? No blog da Ascenty, você pode ouvir o texto! Basta clicar no play abaixo e aproveitar esse diferencial!

Os nômades digitais estão ganhando destaque no mercado. Além de ser um estilo de vida convidativo, esses profissionais costumam ter alta competência e técnica no que fazem. Afinal, não é qualquer pessoa que consegue fazer o seu trabalho de forma 100% remota, não é mesmo?

Aliado a bons salários e uma excelente proficiência em diferentes idiomas, muitas pessoas estão se transformando em verdadeiros nômades: vivem em diferentes países por alguns meses, trabalham em regime anywhere office e transformam a cultura das empresas.

Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais tantos profissionais buscam esse estilo de vida e trabalho — que também é uma tendência de gestão, já que diversas empresas já incorporaram aos seus times.

Que tal saber um pouco mais sobre o tema e entender a importância do setor de TI para o dia a dia de trabalho desses profissionais? Confira nosso guia!

Quem são os nômades digitais?

Os nômades digitais são indivíduos que usam a tecnologia para trabalhar remotamente, independentemente de onde estejam. Isso porque, adotam um estilo de vida livre, enquanto viajam pelo mundo.

Para que isso seja possível, eles utilizam ferramentas digitais para se manterem conectados com seus empregadores e clientes, sem a necessidade de se fixarem por muito tempo em um mesmo lugar. Veja algumas delas:

  • laptops;
  • smartphones;
  • Cloud Computing;
  • 5G;
  • conexão WiFi.

Os nômades digitais geralmente têm arranjos de trabalho flexíveis, que permitem que se movam de um destino para outro sem entraves. Além disso, podem trabalhar por conta própria, como prestadores de serviços, ou contratados por uma ou mais empresas.

Com ampla liberdade de movimento, esses profissionais são capazes de desfrutar de uma experiência única que mistura viagens e trabalho em conjunto.  

Muito mais do que um nicho, trata-se de uma tendência. Aliás, de acordo com um estudo da Qualtrics, 80% dos funcionários afirmam buscar, em seu próximo emprego, a liberdade de viver em qualquer lugar.

Quais são as principais características desse profissional?

Os nômades digitais conseguem trabalhar de praticamente qualquer lugar. Até porque, viajam com frequência e optam por um estilo de vida e profissional que não exigem atividades presenciais.

Eles também adotam tecnologias de trabalho remoto como: armazenamento em nuvem, videoconferência e ferramentas de colaboração online para se manterem conectados e produtivos onde quer que vão.

Além disso, muitos nômades digitais são empreendedores que iniciam seus próprios negócios ou trabalham como freelancer enquanto viajam. Esse tipo de profissional é, normalmente, movido pela ideia de viver segundo seus próprios termos, sem as restrições associadas aos empregos tradicionais.

Por fim, eles costumam priorizar as experiências sobre os bens materiais e gostam de mudar de lugar regularmente para manter as coisas interessantes.

os nômades digitais nas empresas

Por que contar com nômades digitais em seu time?

Existem vários motivos para uma empresa contar com nômades digitais em seu time. A seguir, selecionamos os maiores benefícios que um negócio pode experimentar com essa diversidade e flexibilidade. Confira!

Mais chances de contratar grandes talentos

A primeira vantagem dessa estratégia é a oportunidade de explorar um grupo de profissionais talentosos e experientes. Afinal, você expande suas possibilidades de contratação e tem chances de encontrar colaboradores qualificados e com experiência em várias indústrias.

Sem dúvida, as experiência acumuladas por esse estilo de vida podem ser valiosas, tornando-os candidatos ideais para determinadas funções. Além disso, eles podem fornecer insights valiosos sobre diferentes culturas, ideias disruptivas e mercados que podem ser benéficos para o seu negócio.

Colaboradores de alta performance

Em questão de performance, conforme dados publicados pela Forbes, os funcionários que têm autonomia e flexibilidade ao longo de sua vida profissional erram 40% menos, levando a um melhor desempenho geral.

Funcionários motivados e engajados

Outro ponto é que ter nômades digitais a bordo pode motivar todo o time. Isso porque, seu entusiasmo por viagens é contagiante e encoraja os demais a saírem de sua zona de conforto e explorarem melhor as oportunidades.

Redução de custos

Finalmente, a economia de custos associada à contratação de trabalhadores remotos pode ajudar a reduzir as despesas gerais. Assim, o negócio pode investir mais recursos em outras áreas que agregam valor à sua organização.

Afinal, como atrair esse tipo de profissional para sua empresa?

Gostou da ideia e quer contratar nômades digitais? Então, você precisa atraí-los. Para isso, existem várias estratégias, como:

  • oferecer salários competitivos;
  • vagas com escopos de trabalho flexíveis;
  • oportunidades de realizar o anywhere office;
  • oferecer recompensas por desempenho excepcional ou recompensar funcionários por seu compromisso com o trabalho.

Você também deve considerar o estabelecimento de um processo de onboarding e integração remota, que torne mais fácil para os nômades digitais se tornarem parte de sua equipe.

Finalmente, fornecer benefícios como descontos em despesas de viagem ou oferecer eventos especiais, como reuniões e workshops, pode atraí-los ainda mais para se juntarem à sua organização.

Entenda a importância da TI na era dos nômades digitais

O setor de TI tem enorme importância na hora de estabelecer uma cultura corporativa atrativa para profissionais considerados nômades digitais. Afinal, é esse setor o responsável por criar a base na qual esses profissionais vão se manter, considerando questões de infraestrutura de TI, conectividade, nuvem, segurança de dados, entre outros.

Portanto, as empresas devem investir nas soluções de TI certas para garantir que os nômades digitais possam fazer seu trabalho de forma eficaz, segura e com todos os recursos de que precisam.

Além disso, a empresa também deve fornecer treinamento no uso de novas tecnologias e ferramentas para que os nômades digitais possam se manter atualizados com as tendências e melhores práticas.

Finalmente, investir em equipamentos modernos e acesso a recursos de conectividade é essencial para que os profissionais sejam capazes de trabalhar remotamente sem comprometer a eficiência.

Mas como montar uma empresa remota? Preparamos um breve guia sobre o tema. Acessa agora mesmo e continue na sua jornada de aprendizagem!