MPLS: Garanta estabilidade e alta performance para o seu negócio

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

Imagine como era na época em que as redes de computadores para espaços corporativos não eram tão desenvolvidas. Tudo era muito mais difícil, não é verdade?

Por isso, é sempre tão necessário utilizar o que há de mais avançado na tecnologia oferecida para esse tipo de infraestrutura. Muitas vezes, o próprio crescimento da empresa depende disso.

Nesse contexto, as plataformas multisserviços são fundamentais. E como o IP em banda larga flexível é o protocolo mais popular nesse sentido, a opção pelo Multiprotocol Label Switching (MPLS), que garante estabilidade e alta performance, é uma boa opção na atualidade.

E é sobre o que é o MPLS e quais são as suas vantagens, que falaremos nos tópicos abaixo.

Siga conosco e boa leitura!

O que é MPLS?

O MPLS é a tecnologia de rede mais evoluída para múltiplos serviços em rede compartilhada. Desenvolvido a partir de métodos de engenharia de tráfego, oferece funcionalidades de alta qualidade para o transporte de aplicações multimídia (voz, vídeo e dados).

Com protocolo definido pelo IETF, a tecnologia do MPLS é consistida por chaveamento de pacotes que encaminha e comuta os fluxos de tráfegos.

Entre as disponibilidades do MPLS, estão os serviços de QoS (Quality of Service), VPN e engenharia de tráfego para redes baseadas em IP.

Vale lembrar que o QoS é uma ferramenta que diferencia os tipos de tráfego, dando prioridade a pacotes multimídia, e isso é absolutamente indispensável para aplicações que precisam trabalhar em tempo real – uma necessidade tão comum nas empresas atualmente.

Em um resumo direto, o MPLS tem o objetivo de gerenciar estruturas de comutação em quaisquer redes de datagramas. Com isso, organiza rotas para protocolos de roteamento em camadas presentes na rede, criando circuitos virtuais.

Como funciona o MPLS?

Você, possivelmente, sabe que o protocolo IP é a escolha mais comum para ambientes empresariais. Mas quando é preciso adaptá-lo em circuitos ATM, a qualidade do serviço é muito insuficiente.

Graças ao desenvolvimento da tecnologia MPLS com conexão para IPs, há simplificação ao conectar IPs básicos desconectados. É dessa maneira que se alcança excelente performance na criação para serviços em rede.

A diferença do roteamento em redes convencionais IP para o Roteamento em Rede MPLS

Na maneira convencional, o roteamento IP é feito por meio de pesquisas em bases de dados coletadas em seus headers. Neles, estão informações que descrevem o alcance dos roteadores, bem como sua disponibilidade.

Já no roteamento em redes MPLS, os roteadores recebem capacitação para que decidam qual é o melhor caminho conforme os pacotes rotulados. É assim que proporcionam um processo mais ágil, pois os pacotes são direcionados conforme o conteúdo dos rótulos.

Operadoras, inclusive, têm encontrado no MPLS a solução para mapear a rede IP privativa, montando tabelas de roteamento que encaminham dados de rotas para diferentes sites.

Além disso, as operadoras também utilizam o MPLS como túneis em redes IP ou, ainda, interligam Frame Relay e ATM por meio de redes IP proprietárias. Como resultado, há excelente economia com custos de upgrade no hardware.

Os benefícios do MPLS para o seu negócio?

Além da agilidade proporcionada na conexão com os rótulos, o MPLS traz ainda muitas outras vantagens, como:

  • Taxa de pacotes por segundo superior à taxa de bordas, resultando em excelente agilidade para o funcionamento da rede;
  • Atribuição de qualidade para os rótulos com o objetivo de melhorar os serviços de ATM e Frame Relay;
  • Permissão para percorrer a rede pública em caminhos estáticos que baseiam as VPNs;
  • Diferentes níveis de criptografia e múltiplos protocolos transportados, aumentando o nível de segurança dos dados.

Além disso, por ser base da tecnologia de comutação por etiqueta, o MPLS desenvolve padrões que resultam em abertura de ambientes para a interoperação de equipamentos produzidos por diferentes fabricantes.

Quais as vantagens em roteamento explícito?

O roteamento chamado implícito é baseado em datagramas, o que acaba gerando sobrecargas pacote a pacote.

Com o MPLS, o caminho virtual em uma mesma classe, exclui a necessidade da análise nó a nó.

Vantagens da VPN MPLS

O componente para encaminhamento não é específico apenas a uma determinada camada da rede. Com isso, o mesmo componente de encaminhamento é usado para fazer a comutação de etiqueta IP e IPX.

Facilidade para a evolução

Com a comutação de etiquetas do MPLS, é possível a separação entre funções de encaminhamento e controle. Assim, as redes podem evoluir sem causar impactos à outra parte, facilitando a evolução das redes e diminuindo a propensão a erros.

Roteamento Inter-Domínio

A comutação de etiquetas também permite a separação entre o que é distribuído no inter-domínio e no intra-domínio. Isso diminui a necessidade do conhecimento necessário para rotas dentro de um domínio, permitindo a escalabilidade no processo de roteamento.

Esse é um conjunto que, diretamente, beneficia os ISPs (Internet Service Provider) e os portadores que demandam grande fluxo de tráfego transitado – no caso, tráfegos com destinos que não estão na mesma rede.

Suporta todos os tipos de tráfego

Embora não seja visível ao usuário, a comutação de etiqueta também suporta diferentes tipos de encaminhamento, como: unicast, unicast com todos os tipos de serviços e pacotes multicast. Esses encaminhamentos podem ser utilizados com QoS que, acionado, possibilita a definição de diferentes classes de serviços para acessos ISPs.

MPLS: a solução fundamental para suas redes

Devido a sua simplicidade, que dispensa a análise do cabeçalho IP e cria ambiente de suporte controlado para QoS, o MPLS proporciona excelente melhora no encaminhamento de pacotes.

Entre tantas técnicas diferentes que os fabricantes desenvolveram para a comutação de etiquetas, o MPLS surgiu para unificar as principais tecnologias integrando ATM e IP, além de outras soluções com camada 2 e 3, suportando a convergência de serviços multimídia.

Adotar a solução de MPLS é dar um passo adiante com sua empresa para garantir a estabilidade necessária às rotinas dos profissionais que usam sua rede de computadores – ou seja, todos. Além disso, a excelente segurança oferecida em sua estrutura com criptografia e múltiplos protocolos é um ponto importantíssimo a ser considerado contra tentativas de invasões.

A Ascenty é uma das maiores empresas de Data Centers da América Latina e líder em seu segmento. Sua estrutura oferece todo o suporte necessário para a implantação do MPLS em sua empresa de maneira completa a partir de nossos analistas dedicados.

E então, entendeu a importância do MPLS para sua empresa? Quer saber como implementá-lo? Fale conosco agora mesmo e solicite uma proposta!