• Português
  • English
  • Español

Abraçando o futuro: como otimizar sua infraestrutura para a IA Generativa

A IA Generativa é um subcampo revolucionário da Inteligência Artificial capaz de criar músicas, imagens, vídeos e textos. A tecnologia é muito dinâmica e está sendo aplicada em diferentes negócios e com diversas finalidades.

Se a sua empresa ainda não começou a aproveitar o potencial da Inteligência Artificial está correndo o risco de perder competitividade. Mas vamos dar um passo atrás e falar da infraestrutura necessária para ver tudo isso acontecendo?

Para abraçar o futuro, você precisa ter uma infraestrutura digital capaz de suprir as demandas de segurança, espaço de armazenamento de dados e escalabilidade da IA. É sobre isso que falaremos neste conteúdo. Acompanhe!

O que é IA Generativa?

A IA Generativa é um tipo de Inteligência Artificial que consegue aprender e criar conteúdo inédito por meio de comandos simples, em linguagem natural. Assim, pode gerar textos, imagens, vídeos e áudio, por exemplo.

A IA Generativa mais conhecida é o Chat GPT, uma poderosa ferramenta que opera em modelo de chat, respondendo em segundos a diversas dúvidas e comandos dos usuários. Além dela, temos o DALL-E para imagens e WaveNet para áudios.

Vale destacar um recente estudo do MIT, que concluiu que trabalhadores especializados em IA são 40% mais produtivos do que aos que ainda não aprenderam a utilizá-la no ambiente corporativo.

Qual a diferença entre IA Generativa e IA tradicional?

O maior diferencial da IA Generativa é capacidade de produzir conteúdo inédito. Isso porque, a Inteligência Artificial tradicional se concentra em classificar, prever ou responder com base em padrões já conhecidos.

Com base nisso, podemos dizer que:

  • IA Tradicional: foca na análise e interpretação de dados existentes para categorização, predição e automação. Um bom exemplo é o sistema de reconhecimento facial;

  • IA Generativa: cria algo inédito a partir do aprendizado em grandes bancos de dados. Essa característica abre o campo de possibilidades de uso.
ebook IA Genrativa e Data Centers

A importância dos Data Centers para a evolução da IA Generativa

Não há como falar em IA sem destacar o papel dos Data Centers. Afinal, a infraestrutura é a responsável por armazenar os dados indispensáveis para o aprendizado de máquina e evolução da tecnologia.

Todo o poder da IA Generativa vem dos dados e os dados estão armazenados nos Data Centers. Você consegue entender que essa é uma ligação direta e extremamente estratégica?

Não contar com um espaço de armazenamento escalável é o mesmo que pisar no freio. A tecnologia tem o potencial de ir muito além, mas precisa de espaço, dados e agilidade para processar e inovar.

Além disso, é oportuno mencionar que a segurança da informação é um pilar do atual cenário em que vivemos. Com um Data Center confiável, as empresas conseguem operar com tranquilidade e em conformidade com a LGPD e leis de proteção de dados pessoais.

O papel da conectividade na otimização da IA Generativa

Também não podemos deixar de mencionar o papel da conectividade na evolução da IA Generativa. Isso porque, a eficácia da tecnologia depende da rapidez e a qualidade da conexão de dados.

Em outras palavras, a conectividade de alta velocidade permite que algoritmos de IA processem e analisem grandes volumes de dados em tempo real. Isso é essencial para o aprendizado contínuo e melhora a precisão e a relevância dos resultados.

Ademais, quando pensamos na democratização da tecnologia, observamos que a uniformidade na qualidade da conectividade garante a inovação chegue a todos os cantos. Dessa forma, empresas de todo o mundo aproveitam as vantagens da automação e da personalização que ela oferece.

Portanto, para empresas que buscam explorar as capacidades da IA Generativa, investir em soluções avançadas de conectividade não é apenas uma necessidade técnica, mas uma decisão estratégica que pode definir o sucesso ou o fracasso de suas iniciativas digitais.

A Ascenty oferece as melhores soluções em conectividade e data centers da América Latina! Venha conhecer nossa infraestrutura!

Como otimizar sua infraestrutura para a IA? Conte com os diferenciais da Ascenty

A Ascenty é a maior empresa de Data Centers da América Latina e conta com unidades no Brasil, Chile, México e Colômbia. Além disso, por ser uma joint ventura da Digital Realty, integra o ecossistema global, com mais de 300 data centers em todo o mundo.

Na prática, não importa onde seus dados estejam, a Ascenty garante máxima conectividade para que você consiga acessá-lo em pouco tempo. Isso porque, nossa infraestrutura conta com conexão direta com a nuvem e provedores de conteúdo.

A localização estratégica das infraestruturas é um fator importante, pois dá aos nossos clientes mais possibilidades. Assim, eles podem armazenar seus dados mais próximos do local de processamento.

Outro destaque da infraestrutura da Ascenty é o alto nível de segurança. Além de centenas de certificações, investimos no monitoramento 24×7 e controle de acesso rigoroso em todas as nossas unidades.

Dica: conheça os tipos de ataques cibernéticos mais perigosos para seu negócio!

Desbloqueie o potencial da IA Generativa!

Como vimos, ter um Data Center robusto, escalável, seguro e conectado pode te ajudar a desbloquear o gigantesco potencial da IA Generativa em sua empresa. Neste cenário, é importante contar com bons parceiros.

Construir e gerenciar sua própria infraestrutura demanda tempo e altos investimentos. Mas, especialmente em um cenário que exige cada vez mais espaço de armazenamento, pode se tornar inviável e prejudicar sua evolução.

Conte com as soluções em data center e conectividade da Ascenty e comece a inovar. Tenha o ambiente e os diferenciais que a Inteligência Artificial demanda e mude o futuro do seu negócio.

Está pronto para transformar o futuro da sua empresa com IA Generativa? Entre em contato conosco hoje mesmo!