Ganhos de governança ao terceirizar seu data center

Por João Walter Bio Razori da Silva, Especialista de Arquitetura e Soluções

Manter uma vantagem competitiva num mercado cada vez mais dinâmico, global e agressivo exige que as empresas adquiram a capacidade de responder rapidamente à concorrência e às mudanças na economia. A terceirização da estrutura de TI pode dá-lhes esta capacidade, mas desde que seus gestores assegurem uma boa gestão de riscos e possam contar com um fornecedor de serviços que proporcione excelência em governança.

Esta governança nada mais é que um conjunto de habilidades e competências necessárias para o planejamento, implantação, controle e monitoramento dos serviços prestados, que garante que ambas as partes – empresa e fornecedor – estão cumprindo sua parte no ‘acordo’ e colhendo inúmeros benefícios. Se o fornecedor já tiver uma cultura que priorize a governança, isto significa que a empresa que contratou seus serviços se beneficiará da maior capacidade, performance e segurança providas por ele. A seguir, conheça algumas das principais vantagens que sua empresa poderá obter ao contar com um Data Center terceirizado de um fornecedor que realmente foque na adequada governança de TI. Veja-as:

1.    Minimização de riscos

O primeiro grande benefício está relacionado à minimização dos riscos. Se as habilidades e competências firmadas entre a empresa e o fornecedor são articuladas, transparentes e o risco é gerido adequadamente, significa que haverá uma entrega continuada de valor por parte do fornecedor, que atende as obrigações contratuais. Assim, a empresa se beneficiará de serviços melhores e obterá um retorno sobre o investimento mais satisfatório.

2.    Garantia de bom desempenho

Nem todos os fornecedores de Data Centers terceirizados fornecem um serviço que tenha um desempenho igual ao estipulado no contrato. Somente aqueles que possuem uma cultura que priorize a governança oferecem mecanismos aos gestores das empresas para que eles avaliem continuamente o desempenho dos serviços prestados e o custo-benefício da terceirização. Isto garante que o desempenho dos Data Centers esteja à altura do que foi escrito no contrato.

3.    Otimização de custos

A terceirização pode ajudar as empresas a otimizarem os custos ligados à infraestrutura de TI e aumentar o controle sobre a utilização de suas receitas. Um fornecedor, que proporciona uma boa governança, oferece mecanismos para equilibrar a demanda que a empresa necessita e o custo dos serviços prestados, ainda que alguns especialistas afirmem que a melhoria dos serviços e o foco no Core Business sejam fatores que superam a otimização de custos.

4.    Ampliação dos processos de segurança

A proteção dos Data Centers também é outro fator que deve ser levado em conta na governança. Aqueles fornecedores que proporcionam uma governança adequada também cumprem acordos de segurança, que são fundamentais para a proteção das informações e dos ativos das empresas que contratam seus serviços. Sem essa proteção, elas correm o risco de perder informações sigilosas e descumprir normas impostas pelos órgãos de segurança.

5.    Suporte às tomadas de decisão

O monitoramento e gestão de desempenho de um Data Center terceirizado não é realizado somente por meio da leitura do contrato, mas também através de políticas e SLAs que apoiam as tomadas de decisão por parte dos gestores das empresas. Fornecedores que proporcionam uma governança adequada oferecem mecanismos aos responsáveis que os ajudam a reconfigurar sua cadeia de valor e identificar a demanda adequada para os seus negócios.

Como você pôde ver, existem muitos benefícios que uma empresa pode colher ao contar com um Data Center terceirizado de um fornecedor de TI, que se preocupa em manter uma boa governança de TI. Embora benéfica, esta governança, infelizmente, ainda não é alvo de preocupação por parte de muitos gestores. E isto, sem dúvida, os leva a adotarem soluções que não são adequadas para o seu negócio. Mas, mais do que uma estratégia de negócios, a contratação dos serviços de um fornecedor de TI que priorize a governança é uma tática que pode gerar vantagens competitivas em curto e longo prazo e que pode ditar o sucesso ou o fracasso da empresa no mercado.