A economia digital do futuro e o papel da conectividade

Experimente escutar esse artigo!

Como será a economia digital do futuro? Estamos presenciando a rápida multiplicação de dispositivos conectados à rede e de tecnologias poderosas, como IoT, IA e 5G. Tudo isso faz parte de um grande ecossistema que é a base para o amanhã.

A verdade é que não dá para imaginar o mundo daqui a 10 anos sem falar em conectividade. E este cenário cria um parâmetro de qualidade para os fornecedores de tecnologia, dispositivos e infraestrutura digital.

A Ascenty, líder em Data Center e Conectividade na América Latina, entende seu papel na construção desse futuro. Mas o seu negócio está pronto para aproveitar esses recursos e conquistar uma vantagem competitiva?

Neste conteúdo, vamos aprofundar um pouco mais no tema, mostrando como a conectividade transforma a tecnologia, elevando-a a um novo patamar. Confira!  

O que é economia digital?

A economia digital é a economia que opera graças ao uso estratégico dos dados e de tecnologias digitais, como IA, IoT, 5G e Big Data. Todos eles são combinados para criar serviços, soluções e novos negócios que geram valor à sociedade.

Ela também é conhecida como economia da informação, visto que o armazenamento, processamento e conectividade dos dados são pilares de evolução.

Em resumo, o dado é o ativo que movimenta a economia digital. Seu uso estratégico é capaz de simplificar a tomada de decisões e ampliar a competitividade de qualquer negócio.

Os 3 pilares da economia digital

Por falar em pilares, é interessante esclarecer os elementos fundamentais para o funcionamento e evolução da economia digital: Conectividade, Segurança da Informação e Eficiência Operacional.

1.      Conectividade

A conectividade é indispensável para o funcionamento da economia digital. O tráfego de dados confiável e com baixa latência garante uma boa experiência ao usuário e o melhor aproveitamento das informações.  

2.      Segurança da Informação

A Segurança da Informação é o elemento que traz tranquilidade para que os usuários realizem transações no ambiente digital, com a certeza de que seus dados estão protegidos.

3.      Eficiência Operacional

A economia digital presa por eficiência, rapidez e assertividade. Assim, os processos precisam ser executados com precisão, sem erros e economizando tempo e recursos.

Qual o futuro da conectividade?

É interessante observar que estamos dentro de um período de transformação, em que o futuro da conectividade está sendo definido — de forma extremamente rápida.

Para assegurar a economia digital de amanhã, serviços e soluções de conectividade se multiplicam dia após dia. O futuro está tomando forma diante dos nossos olhos, mas muitos profissionais e empresas ainda não perceberam.

Diante disso, é válido destacar alguns movimentos que jamais devem ser ignorados. Confira!

A era da IA Generativa

A propagação da Inteligência Artificial é um dos destaques do século e está contribuindo para um salto na criatividade e produtividade humana e empresarial. Mas, já sabemos que sua evolução depende de uma boa infraestrutura de armazenamento e, claro, de conectividade.

A evolução do 5G

As empresas estão em busca de redes mais robustas e mais tecnologias digitais. Por isso, o 5G é valioso, oferecendo os recursos indispensáveis para desbloquear a nova fase de inovação, eficiência, flexibilidade e agilidade da rotina corporativa.

Novos rumos para a IoT

As tecnologias sem fio são a base para soluções inovadoras em diferentes setores da economia. Do uso residencial ao industrial, a IoT experimentará sua melhor fase ao integrar seu poder com as demais tecnologias do futuro.

A economia digital do futuro é complexa e está em evolução

Como vimos, a economia digital depende da conectividade. Acontece que o ecossistema é robusto e complexo e ainda está evoluindo.

Isso significa que as empresas estão aprendendo a lidar com diversos fornecedores de Tecnologia, Telecom, Nuvem, Data Centers e rede. Em muitos casos, usufruem de mais um fornecedor do mesmo serviço, como é o caso da Multicloud.

O que isso significa? Que todos precisarão de uma infraestrutura altamente interconectada, que garanta a rápida troca de dados de forma segura e estratégica.

Ao escolher um parceiro, é fundamental observar seus recursos e ofertas de conectividade. Isso porque, a liberdade para escolher onde e com quem deixar seus dados é mais um benefício da economia digital do futuro.

Como a Ascenty pode ajudar sua empresa nesse novo cenário?

O que diferencia uma empresa de sucesso das demais é sua capacidade de enxergar o futuro e estar pronta para ele. Assim, quando falamos em economia digital, é fundamental se adaptar o quanto antes.

Gestores de todos os setores devem ter uma visão clara de onde estão e de onde querem chegar. Nesse sentido, é necessário evoluir em maturidade digital e contar com parceiros estratégicos.

A Ascenty tem um portfólio completo de soluções de armazenamento de dados e conectividade, garantindo que seus dados estejam onde você precisar, em tempo recorde e com segurança.

Além disso, temos diferenciais que sustentam a evolução digital de qualquer negócio, como:

Não perca mais tempo e comece a caminhar em direção ao futuro. Junte-se às milhares de empresas que já deram seu primeiro passo com a Ascenty! 

Fale agora com nossos especialistas e conheça as opções de conectividade ideais para o seu negócio!