Dez tecnologias que funcionam na cloud pública

Já imaginou liberar seus servidores físicos para funções mais importantes? Uma opção é o uso da cloud pública, formato de cloud computing oferecido por grandes empresas de datacenter, como Google e Amazon. Sua versatilidade é uma grande aliada, pois este tipo de nuvem pode ser contratado por qualquer organização e compartilhado conforme a necessidade.

1. Testes
Toda empresa deve pensar em meios de utilizar a nuvem pública para a etapa de desenvolvimento e testes de seus sistemas. Nesta fase, costuma-se utilizar servidores físicos, mas é interessante já considerar a utilização da cloudpública. Dessa forma, ganha-se agilidade, pois os códigos de ramificação e a integração continua exigem muitas versões, o que requer um grande número de servidores e bancos de dados paralelos. Usar a cloud pública nesta situação também é uma forma de economizar, pois a organização pagará apenas quando usar os serviços.

2. Desenvolvimento
As empresas estão optando por implementar o princípio da DevOps (desenvolvimento + operações), o que significa que e usam wireframes, plataformas de desenvolvimento para integração contínua, gerenciamento ágil de projetos, ferramentas de teste automatizadas e design mais agradável. Tais serviços são pertencentes à cloud pública, o que facilita o trabalho dos programadores.

3. Treinamento
Utilizando um console, dados reais (ou não para efeito de teste) e ferramentas de provisionamento, é possível criar servidores alocados na cloud pública rapidamente. O intuito é tornar a configuração mais rápida no início do treinamento.

4. Big Data
A cloud pública é ideal para trabalhar com um grande volume de dados, pois oferece a vantagem de poder trabalhar com um número ilimitado de servidores. Trabalhar com servidores físico limitaria a performance.

5. Websites
O desenvolvimento de websites usa a cloud pública para hospedar informações, imagens, fotos e textos, entre outros conteúdos. O mais importante é ter segurança e privacidade, o que é possível mesmo quando se opta por este tipo de nuvem, que dispõe de diretrizes para evitar problemas e garantir a confidencialidade.

6. Relacionamento
Utilizar ferramentas de CRM (“Customer Relationship Management”, Relacionamento com o Cliente) que estão na cloud pública facilita a integração com outros sistemas. Assim, é possível ter uma ferramenta completa de vendas complementada com funções para administrar compras e até e-mails.

7. Gerenciamento
Projetos, relatórios de despesas e gestão de tempo são importante para a estratégia da organização. Nesta situação, caso a empresa deseje manter a privacidade de dados de vendas e finanças, cloud pública para armazenamento parcial. Assim, a geração de relatórios poderá ser obtida facilmente em alguns aplicativos alocados neste tipo de nuvem, mantendo as informações protegidas.

8. E-mail
Grandes empresas utilizam há anos serviços de e-mails alocados em cloud para guardar mensagens antigas. Hoje em dia, a tendência é que todas as correspondências eletrônicas utilizem esta mesma opção. Dois exemplos de serviços que oferecem estas funcionalidades são o Microsoft Exchange ou Office365.

9. Recursos Humanos
Este é um departamento da empresa que pode abusar do uso da cloud pública, já que tem a oportunidade de usar este servidor para mover aplicativos poucos usados e liberar os recursos para usos diversos.

10. Anti-spam e Antivírus
As empresas podem usar serviços hospedados na cloudpública para realizar a filtragem anti-spam e antivírus. A finalidade é garantir a atualização constante destes recursos, o que é importante para evitar qualquer invasão ou perda de dados.

Gostou deste conteúdo e gostaria de saber mais? Faça um comentário abaixo! Você também pode testar o ambiente de Cloud da Ascenty. Não perca a oportunidade.