Data Center Verde: como esse conceito é capaz de trazer redução de custos gerais nas empresas

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

Cada vez mais o setor de TI e as empresas estão se voltando para o conceito de TI Verde e sustentabilidade. Assim, a adoção do data center verde é cada vez mais comum. Agora, por que isso é importante e como o investimento em um data center mais sustentável pode ajudar seu negócio?

Veja bem: de acordo com dados da Phys, o envio de um e-mail curto gera cerca de quatro gramas de CO2 à atmosfera. Pense no quão relevante é esse número considerando apenas o número de e-mails trocados todos os dias, que facilmente ultrapassam a casa dos bilhões.

Nesse sentido, o data center verde é uma resposta tecnológica para reduzir a pegada de carbono e manter o planeta mais sustentável. Que tal entender mais? Neste conteúdo, nós te explicamos tudo sobre data center verde e a importância deste recurso. Confira!

Data center verde: o que é?

Hoje, investir em um data center verde é uma questão tanto de inovação, quanto de garantir um futuro sustentável para as organizações. Por exemplo, conforme estudo publicado pelo portal Terra, quase 22% das empresas de tecnologia não têm sustentabilidade como foco.

Esse é um problema, já que se trata de menos de um terço das organizações atuais. No entanto, o futuro do data center verde é bem promissor. De acordo com a Environmental Leader, o mercado para esse tipo de data center deve crescer anualmente 14% até 2032. Ou seja, se hoje a sustentabilidade não é foco, ao menos já é um tema pilar no planejamento das empresas.

Agora, o que é um data center verde? Semelhante a uma estrutura de dados e servidores comuns, o seu objetivo é armazenar, gerenciar e processar informações. Porém, sua infraestrutura é pensada para minimizar o impacto ambiental.

Esse é um tema que já falamos aqui no blog, mas a relação entre data centers e tecnologias sustentáveis já vem de algum tempo. Afinal, quando operacionais, os data centers costumam ter uma grande exigência energética, especialmente no que diz respeito ao resfriamento das instalações.

O data center verde, portanto, é a exata resposta a esse problema, já que foi projetado para ter máxima eficiência energética.

  • Corredores frios e quentes: um sistema que possibilita o fluxo de ar quente e frio para equilibrar a temperatura ambiente.
  • Resfriamento: sistemas utilizam ar externo para resfriar data centers que estão localizados taticamente em temperaturas frias.
  • Centros de dados modulares: esses centros de dados com eficiência energética são transportáveis ​​e podem ser configurados rapidamente sempre que necessário.
  • Resfriamento evaporativo: várias tecnologias, incluindo almofadas de evaporação e sistemas de pulverização de alta pressão, diminuem o calor através da evaporação da água.
  • Recuperação e reutilização de calor: o calor desperdiçado após o uso de energia do data center é reutilizado para aquecer outros edifícios.
  • Umidificação ultrassônica: o ultrassom com eficiência energética cria a umidade necessária para executar alguns dispositivos em um data center.

Descubra por que a sua empresa precisa investir em um Data Center Verde

Ainda tentando entender se o investimento no data center verde vale a pena? Separamos algumas das razões para mostrar o real valor da sustentabilidade na gestão de dados e infraestrutura de TI, confira:

Menos consumo de energia

Um data center com eficiência energética é essencial para o crescimento e sucesso de qualquer negócio, o que torna a maximização da eficiência energética uma opção viável para qualquer empresa. A solução, por meio de tecnologias sustentáveis e a virtualização da TI, amplia a eficiência no consumo de energia.

Redução de despesas

Os data centers tradicionais consomem muita eletricidade, o que é uma das principais razões pelas quais esse é um serviço por vezes tão caro. Os data centers verdes consomem muito menos energia elétrica devido ao monitoramento contínuo e serviços sofisticados de gerenciamento de dados. Além disso, os data centers de energia verde podem reciclar eletricidade desnecessária e fazer bom uso dela.

Redução do impacto no meio ambiente

Se você tem acompanhado as notícias sobre pegada de carbono, provavelmente sabe que existem várias empresas tentando ativamente reduzi-la. O data center verde é uma solução perfeita para empresas preocupadas e engajadas com o tema.

Liderança de pensamento

Ao escolher um data center verde, as empresas podem assumir um papel de liderança na promoção da sustentabilidade.

Sustentabilidade corporativa

O compromisso com a sustentabilidade é capaz de ajudar as empresas a atrair e reter talentos, além de construir confiança com clientes e outras partes interessadas.

Pensando em terceirizar seu Data Center? O que levar em conta na hora de contratar um parceiro

Uma forma da sua empresa contar com um data center verde é com um parceiro de Colocation, capacitado e certificado no tema.

Sabia que a Ascenty pode ser a escolha ideal?

Líder em data centers em toda América Latina, a empresa possui o certificado ISO 50001, que comprova a implementação e manutenção de sistemas de gestão de energia. A Ascenty está ciente dos desafios da sustentabilidade no mundo da TI e dos dados — e atua de forma proativa para ser um motor da mudança.

Por isso, há anos vem investindo em uma infraestrutura tecnológica poderosa, segura, robusta e sustentável. Além disso, a empresa conta com outras certificações ISO em seu portfólio, como a ISO 14001, que garante uma operação em conformidade com as leis ambientais vigentes.

E então, que tal contar com um parceiro não apenas apto no tema de data centers verdes, mas especialista? Converse conosco e entenda como a Ascenty pode ajudar!