Conheça o novo direcionamento do setor de TI com foco nas estratégias de negócio

Em 2015, a tendência é que, cada vez mais, os executivos de negócio tomem decisões em tecnologia da informação. Em alguns casos, esses profissionais não têm paciência para esperar um estudo de um especialista em TI com medo de perder o momento de uma oportunidade de negócio. Quando esses profissionais decidem contratar serviços ou produtos diretamente, sem o conhecimento do CIO (diretor de informática) é marcado o início de grandes problemas, principalmente, no que diz respeito à segurança e integração. Por esse motivo, os gestores de TI devem estar com seu planejamento de recursos de TI alinhados com as estratégias da empresa.

Para que os gestores de TI não passem maiores problemas com a sua diretoria, confira as cinco principais áreas que conduzirão a TI, em 2015:

Processo e metodologia

Conhecimento dos componentes de gerenciamento de projetos é fundamental no departamento de TI. Não podemos esquecer de mencionar as metodologias de boas práticas em TI como ITIL, Cobit, ISO 20000 e ISO 27000. Desta forma, é possível garantir entregas e melhorias nas operações de TI da empresa.

Ampliação da segurança, acelerada pela mobilidade e nuvem

Além dos acontecimentos, do ano passado, onde grandes empresas foram atacadas por cibercriminosos, existe uma grande insegurança em relação aos dados da empresas, que estão circulando, cada vez mais, pelos dispositivos móveis. A IDC, estima que em 2015, a segurança de endpoint movimentará mais de US$117 milhões.

Big Data

Com uma maior aproximação de executivos de negócios interessados em BI e analytics, movidos pelo recente amadurecimento do termo big data e entendimento do conceito, eles estão enxergando o valor para dar início aos projetos que geram receita para as empresas.

Nuvem

Uma das áreas mais valorizadas em TI para 2015. Em crescimento em uma escala constante, as empresas, cada vez mais, estão iniciando projetos de aplicações em nuvem. Com isso, a surge a exigência de evolução dos profissionais de TI. Ainda existem resistência das empresas em abandonar sistemas antigos e, simplesmente, em migrar para a nuvem. O uso de metodologias ágeis e DevOps também serão importantes para o cenário futuro da computação em nuvem.

Design de aplicação

O conhecimento em design é tendência para a estratégia digital das organizações. Existe a demanda de profissionais com a habilidade de criar sistemas para dispositivos móveis e computadores. Podemos citar duas frentes: JavaFX e UX . Assim, ter conhecimento e experiência em áreas que estão em alta no mercado de tecnologia é vital. Também é importante que a TI esteja direcionada às estratégias de negócio das empresas. Uma dica importante para os gestores de TI, que já estão atualizados com as novidades tecnológicas: participar de eventos, como feiras de negócios, para novas aplicações de tecnologias nos negócios.