Conheça 5 vantagens que a Cloud Computing pode oferecer para pequenas empresas

Nos últimos anos, muito se fala sobre Cloud Computing. O conceito de cloud computing parece complicado, mas é bem próximo de todos nós. Se você acessa seu e-mail, utiliza o seu banco na internet ou salva arquivos na web, você está utilizando serviços na nuvem. Para usufruir desses recursos você não precisa ter algum programa instalado no seu computador. Os arquivos também não se encontram na sua máquina, eles ficam guardados em um servidor e você pode acessá-los de qualquer lugar do mundo, basta logar na sua conta. E quando se trata de Cloud Computing para empresas, os pequenos empreendedores tem uma grande vantagem sobre as grandes empresas, já que a solução se torna muito mais viável às mudanças de todo o seu sistema para esta tecnologia. Confira, no artigo de hoje, 5 vantagens que a tecnologia Cloud Computing pode oferecer para pequenas empresas. Confira abaixo:

1.    Segurança

Todos os dados, arquivos, planilhas e documentos podem ser armazenados em servidores online, não sendo mais necessário guardá-los fisicamente em computadores, pendrives, CDs ou HDs externos, itens que podem, simplesmente, serem danificados ou perdidos por diversos motivos. Causando grandes problemas com a perda de arquivos importantes da empresa.

Tudo que for armazenado em Cloud Computing permanecerá online. Assim, o empresário não corre nenhum risco de perder dados por motivos externos. Além do fato que as maiores empresas do setor têm investido pesado em segurança contra invasões de hackers ou vírus, criando, assim, certificados de segurança e sistemas de criptografia, que aumentam ainda mais o seu nível de segurança.

2.    Portabilidade

Os arquivos podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, basta o usuário possuir um cadastro e acesso à internet. Este fator também possibilita a realização do trabalho de forma remota. Basta gerar autorizações para os usuários poderem acessar determinados arquivos, onde quer que estejam. Viabilizando que grandes documentos possam ser enviados e modificados em minutos, dispensando a necessidade de impressão e envio de arquivos, sem falar no tempo de espera dos correios.

3.    Economia

Algumas empresas possuem altos custos com o armazenamento de arquivos necessitando de salas específicas apenas para manter o computador/servidor funcionando 24 horas por dia. Esta necessidade acarreta em um alto consumo de energia com sistemas de refrigeração e equipamentos, que nunca podem ser desligados. Além dos preços de servidores com alta capacidade de processamento e armazemamento para suportar todo o banco de dados de uma empresa. No modelo de cloud computing, a empresa “aluga” a capacidade de hardware que deseja durante o período que quer, pagando apenas pelos recursos de que precisa.

É um ótimo custo benefício para as empresas. O preço dos planos de armazenamento via Cloud Computing variam, de acordo com a quantidade de recurso computacional e licenciamento baseados na necessidade do cliente, mas se comparados com o valor que pode ser economizado em infraestrutura e consumo de energia dos métodos de armazenamento em hardware, são extremamente baixos.

4.    Sustentabilidade

A Cloud Computing dispensa praticamente toda a necessidade de impressão, poupando o uso de papel, tinta e consumo de energia.

5.    Flexibilidade, agilidade e escalabilidade

Outra das grandes vantagens da computação em nuvem que fica claro analisando o processo descrito acima é a flexibilidade. Ou seja, você pode decidir aumentar ou diminuir sua infraestrutura de tecnologia na hora que quiser, de forma extremamente rápida e ágil.

Se sua empresa está crescendo rápido, não é preciso fazer grandes investimentos e perder tempo planejando a compra de um novo servidor. Você simplesmente “aperta um botão” e tem mais recursos à disposição, automaticamente.

Considerações finais

A computação em nuvem permite que as pequenas e médias empresas se igualem em termos de recursos às grandes empresas, ajudando-as a competir com mais rigor e qualidade no mercado. Por essas e outras vantagens os sistemas em nuvens têm se tornado uma tendência cada vez maior entre as grandes e pequenas empresas, facilitando seu acesso a serviços de TI de última geração.