Como migrar seu ambiente de TI para a nuvem?

As soluções em nuvem atendem a diferentes necessidades das companhias e já se tornaram parte do seu cotidiano. A Cloud Computing apresenta diversas vantagens não apenas para o setor de TI, uma vez que permite armazenar dados e aplicações, estreitando processos, diminuindo custos e aumentando a resiliência. Apesar das facilidades, ainda há dúvidas quanto à migração e como ela pode impactar nos processos das empresas. Para ajudar nesse momento, criamos esse pequeno artigo que traz um passo a passo para tornar a migração interessante para a empresa. Vamos lá?

1. Planeje como será a migração

Primeiramente, tenha em mente o que você deseja alcançar com a Cloud. Muitas empresas a utilizam porque é uma maneira mais econômica. No entanto, dependendo da sua tarefa ou falta de planejamento o resultado pode não ser viável.

Lembre-se que a nuvem ou Cloud Computing é apenas uma ferramenta, pois não irá fazer milagres no negócio ou nos processos da empresa, se não houver planejamento e o preparo adequado. Comece definindo objetivos gerais e específicos, além de metas escaláveis que irão auxiliar no direcionamento das operações e processos.

2. Avaliando as opções

É importante avaliar cuidadosamente os diferentes modelos e soluções de Cloud Computing disponíveis no mercado, suas possibilidades, preços, planos, sistema de segurança, suporte técnico e se atende às necessidades do negócio. Segue abaixo alguns modelos para ajudar na sua pesquisa:

  •          Cloud Privada;
  •          Cloud Pública;
  •          Cloud Comunidade;
  •          Cloud Hibrida.

3. Escolha do provedor

De pouco adianta ter uma solução em nuvem se o provedor não atende as expectativas e necessidades do negócio. Por isso, é necessário contar com uma empresa que ofereça autonomia, escalabilidade, entre outras vantagens destinadas aos fins profissionais e possam acompanhar as aplicações. Portanto, tenha uma solução que entregue a velocidade adequada para o negócio, proporcione a segurança e que tenha o custo que caiba no orçamento.

4. Identifique os aplicativos que necessitam de proteção adicional

As soluções em nuvem também são suscetíveis às ameaças, como ataques e malwares, sendo necessário avaliar as aplicações mais interessantes para o negócio. Feito isso, o passo seguinte é definir os sistemas de proteção adicionais para resguardar contra possíveis ataques. Basicamente, esses sistemas são capazes de identificar, classificar e proteger os dados e as aplicações, evitando surpresas ruins.

5. Certifique-se que suas aplicações terão um bom desempenho

É imprescindível avaliar as características da nuvem para se certificar da compatibilidade das operações. Isso acontece porque determinadas operações que era utilizadas, em ambiente offline, podem precisar de adaptações para serem eficientes na nuvem. Em algumas situações pode ser preciso adotar outras soluções similares ao ambiente da Cloud.

Daí a importância do planejamento que falamos no início do post. Dessa forma, é possível otimizar o desempenho das aplicações para que elas funcionem com a mesma eficiência na nuvem.

Gostou do post ou ficou com alguma dúvida? Diga o que achou nos comentários e não deixe de acompanhar as postagens do blog.