Cloud pública e cloud privada: quais as diferenças e como elas afetam o cliente?

A computação em nuvem oferece muitas vantagens para os negócios online, bem como para os clientes usuários da web. Afinal, esta tecnologia permite o compartilhamento de recursos de uma maneira que simplifica o planejamento da infraestrutura do negócio na internet. 

Por isso, vamos explorar, neste artigo, as duas grandes formas de infraestrutura online que a Cloud Computing oferece, quais são as diferenças, o modelo mais indicado e como estes modelos afetam o cliente. Venha conferir! 

Cloud Pública e Cloud Privada 

Com as tecnologias de Cloud Computing, os sites podem ser hospedados e ter todas as suas funcionalidades transferidas para um ambiente online, conectado através de redes privadas (Cloud privada) ou públicas (Cloud pública) para montar uma infraestrutura dinamicamente escalável com acessos por meio de aplicativos móveis, armazenamento e manipulação de dados de forma segura, que garante o pleno funcionamento em momentos de pico de visitas.  

Os custos podem variar dependo do tipo de hospedagem. Mas, você sabe qual é a melhor para o seu negócio? Veja, agora, quais são as diferenças entre os modelos de Cloud pública e Cloud privada e como isto pode afetar o cliente e o seu negócio. 

Cloud Pública 

A Cloud pública é definida pelas suas operações que são realizadas por prestadores de serviços. Os clientes se beneficiam de economias de escala, pois os custos de infraestrutura são divididos entre os usuários. Cada cliente paga somente pelos recursos e demandas de capacidades atendidas tornando a alternativa mais barata para manter toda a estrutura em um servidor próprio. 

Aqui, todos os clientes em Cloud pública compartilham dos mesmos recursos e espaços, tendo as configurações de segurança e as variações de disponibilidade limitadas ao gerenciador do sistema, uma vez que são totalmente geridos pelo prestador do serviço. Google e Amazon.com são exemplos de Cloud pública. 

Conheça as vantagens da Cloud Pública 

Os benefícios da Cloud Pública estão ligados ao fato de que esse ambiente é compartilhado com um amplo volume de usuários. Entenda quais são eles a seguir. 

Baixos preços 

Como o valor necessário para custear a infraestrutura é dividido entre vários clientes, o custo de aquisição e manutenção dos ativos de TI é diluído entre várias pessoas. No fim, os valores das assinaturas ou planos são consideravelmente reduzidos. 

Ainda há alternativas gratuitas desse tipo de nuvem, mas eles são bastante limitados e não são capazes de satisfazer as necessidades de empresas. No entanto, planos gratuitos podem ser úteis para usar programas virtualizados mais leves e simples ou para realizar testes. 

Facilidade 

A nuvem pública é fácil de ser implementada na empresa, já que toda a infraestrutura e os seus recursos já estão prontos para serem utilizados imediatamente. Isso também faz com que ela seja rapidamente integrada à rotina corporativa, o que acelera o período de adaptação pelo pessoal e possibilite que eles sejam mais produtivos rapidamente. 

Essa vantagem também implica em uma redução de custos técnicos, pois eventuais adaptações ou ajustes serão efetuados de forma mais simples. 

Escalabilidade 

Os preços menores dos planos possibilitam que a empresa contrate um plano mais vantajoso para atender um pico de demanda de forma simples, rápida e mais econômica. 

Por exemplo, em um período em que as vendas são maiores, o negócio pode solicitar uma assinatura mais robusta e dobrar sua capacidade de computação ou armazenamento. Quando esse período passar, poderá voltar ao plano solicitado anteriormente de facilmente. 

Cloud Privada 

A Cloud privada representa aquelas que são desenvolvidas para atender exclusivamente uma empresa de forma individual. Elas permitem que a organização hospede aplicativos e infraestruturas completas na nuvem e dediquem maiores esforços relacionados à segurança dos acessos e controles de dados, além de uma infraestrutura 100% dedicada para as demandas do negócio de um cliente. Esse modelo ainda pode ser dividido em outros dois formatos: Cloud privada interna e a Cloud privada externa. 

Cloud Privada Interna 

Este formato, também conhecido como Cloud privada local, é hospedado dentro da organização mantendo o seu próprio Data Center. Ele fornece um processo mais padronizado, maior proteção e um tamanho proporcional a sua necessidade de escalabilidade. Nesse formato, o departamento de TI da empresa fica responsável pelas configurações de segurança e monitoramento das atividades, bem como pela aquisição e manutenção de seus próprios recursos físicos. 

Cloud Privada Externa 

Este modelo de Cloud privada é hospedado por um provedor de computação em nuvem externo. O prestador de serviços proporciona um ambiente em nuvem exclusivo com plena garantia da privacidade, funcionalidades e infraestrutura. Aqui, as necessidades de espaço para a escalabilidade, recursos de segurança e ferramentas de configurações podem ser negociadas para atender a demanda exata do negócio em cada período. 

A cloud privada externa conta ainda com um planejamento de desenvolvimento e controle de riscos bem rigorosos para garantir a máxima segurança contra a perda parcial ou total de dados e oferecer o espaço que o cliente precisa respeitando os períodos de alta demanda. Além disso, ainda há uma equipe de profissionais para gerenciar todo o ambiente de cloud privado, dentro das melhores práticas de mercado, garantindo assim um nível de serviço com grande qualidade. 

Conheça as vantagens da nuvem privada 

De forma geral, a nuvem privada entrega serviços mais completos e desenhados especialmente para satisfazer as necessidades individuais de cada empresa. Isso se desdobra em diferentes vantagens, veja-as a seguir. 

Escalabilidade 

Escalabilidade também é um benefício da nuvem privada, o que ocorre pelo fato de a empresa poder solicitar uma ampliação dos recursos do data center para satisfazer demandas momentâneas ou sazonais da empresa. 

Com um provedor de qualidade e experiente, essa qualidade pode ser ainda mais eficiente e a escalabilidade potencializada, já que o fornecedor já terá à disposição todos os ativos necessários para satisfazer suas necessidades. 

Customização 

De forma geral, as provedoras de Cloud pública oferecem pacotes fechados ou com pouca personalização. Muitas vezes esses planos não são suficientes para seu negócio ou trazem recursos além do necessário.  

Por outro lado, a nuvem privada permite a construção de uma infraestrutura e prestação de serviço que se encaixa perfeitamente no seu negócio, o que maximiza a produtividade e eficiência da sua rotina. 

Economia 

Uma forma de economia é a quase eliminação do investimento sobre bens de capital (CAPEX), já que ele será substituído pelo investimento em serviços (OPEX). Assim, a empresa não precisa fazer um investimento inicial alto e terá mais recursos para bancar outros projetos. Outras reduções de gastos envolvem a desnecessidade de arcar com espaço, manutenção e atualização de infraestrutura. 

Além disso, a cloud privada tem um melhor custo-benefício, já que o serviço é desenhado especialmente para atender as necessidades da sua empresa, o que significa que você não arcará com recursos que não serão utilizados para seu negócio. 

Suporte 

Uma empresa especializada também oferece suporte especializado, de qualidade e exclusivo, o que será excepcionalmente útil durante o processo de migração para nuvem da empresa, solução de problemas e dúvidas, bem como para superação de crises que ocorram no dia a dia corporativo. 

Imagine que ocorra um problema quando um usuário tenta acessar o ambiente na nuvem, um suporte de qualidade solucionará dúvidas ou realizará os ajustes necessários no primeiro contato. 

Segurança 

O sistema de proteção de uma cloud pública é estruturado da mesma forma para todos os usuários. Já na cloud privada a proteção de dados e os recursos de segurança também são construídos de acordo com as características específicas do cliente, o que inclui implementação de firewalls, controles de acesso, monitoramentos, backups automáticos etc. 

De fato, todos os modelos de Cloud Computing proporcionam um bom nível de segurança e a estratégia é muito importante para promover um crescimento de forma sustentável para o negócio com um custo reduzido, pagando apenas pelos recursos consumidos na nuvem. 

Fique de olho no nosso blog para acompanhar as novidades sobre Cloud Computing, conectividade, Data Center e demais tecnologias para o seu negócio.