Cloud Computing: a ferramenta chave para o crescimento de qualquer empresa

Ao longo da história, poucas tecnologias tiveram uma aceitação tão rápida no mercado como a Cloud Computing. Este modelo não apenas permite que as empresas se tornem mais ágeis, mas também impulsiona atitudes inovadoras e, em determinados casos, pode ser o primeiro passo para constituir uma benéfica cultura de inovação organizacional.

E a cada dia que passa, mais empresas, de variados portes e setores, estão levando seus dados, aplicações e processos de negócio para a nuvem. De acordo com o Gartner, mais de metade (51%) dos investimentos corporativos de TI, nos principais segmentos de mercado, serão direcionados para a nuvem até 2025.

Isso mostra que as organizações estão tendo uma visão mais realista do processo de implementação de nuvem, e já temem “ficar para trás” caso não a adotem. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para mostrar como a Cloud Computing pode ser usada como uma ferramenta de transformação da sua empresa. Acompanhe!

O advento da Cloud Computing

A história da cloud computing é extensa e complexa. No entanto, é importante que você a conheça para entender como essa tecnologia foi capaz de promover grandes mudanças no mercado global, desde a sua criação. Confira!

Origem da Cloud Computing

A primeira tecnologia similar à computação em nuvem surgiu em meados de 1960, período em que ocorria a Guerra Fria e quando a internet era utilizada somente para fins militares.

Na época, os usuários podiam acessar uma central de computadores à distância por meio de um terminal. Mesmo que essa tecnologia tenha grandes diferenças da que é utilizada atualmente, ainda é considerada como a primeira versão dessa ferramenta.

Esse sistema foi criado por John McCarthy, cientista da computação estadunidense, que também criou a linguagem de programação Lisp e desenvolveu tecnologias na inteligência artificial.

John McCarthy já previa que a computação seria organizada como um serviço de utilidade pública no futuro, sendo que os usuários apenas pagariam pela capacidade de utilizar de fato.

Isso significa que a forma que a cloud computing é usada atualmente já era idealizada naquela época, seja As a Service (como serviço) ou Pay as You Use (pague conforme o uso).

A evolução

Depois dos experimentos das décadas de 60 e 70, a tecnologia ganhou mais atenção do público e, no ano de 1997, o termo “computação em nuvem” foi usado pela primeira vez em uma palestra acadêmica ministrada por Ramnath Chellappa, professor de sistema de informação em Goizueta Business School, escola de administração na Geórgia (EUA).

No decorrer dos anos 2000, diversas organizações passaram a disponibilizar serviços de computação ou armazenamento em nuvem. Veja alguns exemplos de tecnologias que usam nuvem e seus respectivos anos:

  • 2002: Mechanical Turk, da Amazon;
  • 2004: Gmail, do Google;
  • 2006: Elastic Compute Cloud (EC2), também da Amazon;
  • 2007: Dropbox;
  • 2008: Google App Engine, do Google;
  • 2009: Windows Azure, da Microsoft.

O primeiro Software como Serviço (SaaS ou Software as a Service) oferecido para empresas foi criado pela Salesforce, fundada em 1999 por Marc Benioff (ex-executivo da Oracle). Em 2007, ela lançou o Force.com, que oferecia aplicativos corporativos por meio de um site comum — o que hoje é denominado Cloud Computing.

Popularização

As transições, por definição, são bastante complexas, principalmente na natureza. Nesta, uma transição pode demorar milhares de anos para acontecer, pondo em extinção espécies e ecossistemas variados. Hoje, o mercado de TI também passa por uma das maiores transições desde as décadas em que a invenção do computador revolucionava o mundo.

E da mesma forma como aconteceu na natureza, o desenvolvimento da nuvem está eliminando, aos poucos, os investimentos em infraestruturas de TI. Esta importante tecnologia, além de revolucionar o acesso à informação e trazer novos paradigmas, democratizou os serviços para pequenas e médias empresas, consumidores finais e profissionais liberais, que antes eram disponíveis apenas para grandes companhias.

Agora, uma startup, por exemplo, pode contar com um servidor que execute a versão mais atualizada de um software de compartilhamento, permitindo que a equipe possa acessar arquivos através de qualquer lugar e dispositivo, bastando apenas uma conexão à internet.

Tipos de Cloud Computing

A Cloud Computing, atualmente, funciona a partir de três principais metodologias: nuvem privada; nuvem pública e nuvem híbrida. Na prática, a diferença entre elas está na maneira como a infraestrutura de TI é acessada.

A seguir, detalhamos melhor cada um desses tipos de Cloud Computing. Acompanhe!

Nuvem privada

Nessa modalidade, a característica central é que a infraestrutura que provêm os recursos computacionais não é compartilhada com outras entidades. Assim, o ambiente de TI tem caráter:

  • privado: pois, geralmente, é de propriedade da empresa que o utiliza;
  • local: visto que a infraestrutura fica instalada dentro da própria empresa, e não em um ambiente de terceiros, como acontece no modelo de nuvem pública.

A modalidade de nuvem privada é muito utilizada por negócios que necessitam atender à determinados requisitos de segurança e privacidade. Isso porque, o formato é mais seguro.

Nuvem pública

Aqui, a infraestrutura responsável por suportar os serviços e prover os recursos computacionais é de propriedade de um terceiro, provedor do serviço de Cloud. Na nuvem pública, qualquer entidade pode contratar e utilizar os recursos computacionais sob demanda, pagando somente por aquilo que for aprovisionado às suas demandas.

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida, como o nome já induz, é o formato que concilia os dois modelos anteriores: público e privado. Dessa forma, parte dos ativos de TI são acessados como serviço, por meio de provedores terceirizados, e outra parte pode ser mantida localmente.

Benefícios de se investir em Cloud Computing

Como visto, os dados apontam um crescimento exponencial na utilização da Cloud Computing pelas empresas. Para se ter uma ideia disso, em 2022, mais de US$ 1,3 trilhão em investimentos corporativos com TI serão destinados à migração para a nuvem. Até 2025, a expectativa é que esse número atinja aproximadamente US$ 1,8 trilhão, segundo o Gartner.

Esse cenário positivo, em grande medida, se deve aos benefícios que a computação em nuvem é capaz de agregar aos negócios. Confira as principais delas a seguir!

Escalabilidade

Um dos maiores desafios das empresas atuais é conseguir escalar sua infraestrutura de TI na mesma velocidade com que escala suas atividades. Por envolver altos custos e um grande esforço de gestão, não é nada simples manter, atualizar e expandir infraestruturas locais de TI.

Por outro lado, ao migrar para nuvem, sobretudo no modelo público, as empresas têm a possibilidade de superar os desafios da escalabilidade. Com essa tecnologia, é possível ajustar a oferta de recursos computacionais sempre que necessário, levando em consideração as necessidades de suas operações.

Centralização de informações

Por meio da Cloud Computing, hoje, empresas dos mais diferentes segmentos e portes têm a capacidade de desenvolver uma gestão centralizada dos seus dados.

Assim, a partir de servidores em nuvem, acessíveis em tempo integral e em qualquer lugar, os negócios conseguem instalar e rodar sistemas em um ambiente unificado, capaz de integrar diferentes equipes e canais de vendas.

Ausências de barreiras geográficas

A nuvem funciona como um legítimo ambiente de convergência operacional. Ou seja, se trata de um ambiente virtual que oferece acesso remoto e centralizado à bancos de dados, serviços, plataformas e sistemas via Internet, sem limitações geográficas e/ou temporais.

Home office e mobilidade empresarial

Outro ponto positivo da nuvem está no reforço à mobilidade das empresas. Como o ambiente cloud é acessível remotamente, via internet, não há mais a necessidade de equipes trabalhem de forma fixa, dentro das instalações da empresa.

Na realidade, é possível ter acesso aos sistemas, dados e recursos do negócio a partir de qualquer lugar, a qualquer hora, desde que se tenha autorização para tanto.

Isso significa que a nuvem simplifica o trabalho remoto e o home office, integrando colaboradores e setores em um ambiente virtual, no qual dados e informações necessárias ao trabalho estão sempre à disposição.

Tipos de serviços da computação em nuvem

Os benefícios e diferenciais da Cloud Computing podem ser explorados pelas empresas por diferentes tipos de serviços. Atualmente, os mais comuns são: SaaS, PaaS e IaaS. A seguir, esclarecemos melhor cada um deles. Continue a leitura e confira!

SaaS (Software as a Service)

SaaS, ou Software como Serviço, é modelo de serviço que se baseia na oferta de softwares a partir da nuvem, sem a necessidade de instalação local pelo usuário. Ou seja, o software fica hospedado online e o usuário pode acessá-lo remotamente, mediante o pagamento de uma assinatura.

PaaS (Plataform as a Service)

Na modalidade PaaS, ou Plataforma como Serviço, é possível que desenvolvedores tenham acesso à uma estrutura completa de desenvolvimento para criar aplicativos e soluções personalizadas. Dessa forma, não se trata da oferta de um software pela nuvem, mas de uma plataforma de desenvolvimento que conta com todos os recursos necessários para a criação de aplicações.

IaaS (Infrastructure as a Service)

IaaS, ou Infraestrutura como Serviço, é um modelo de serviço baseado em nuvem que permite que os ativos de TI (físicos, lógicos e humanos) sejam entregues às empresas virtualmente (ou por meio da nuvem).

Aqui, o foco está em oferecer hardwares e seu potencial de processamento como um serviço, de forma que as empresas não dependam tanto de infraestruturas locais, mais caras e complexas de serem gerenciadas.

A nova perspectiva econômica

A Cloud Computing tem o incrível potencial de mudar a forma como as empresas investem e custeiam tecnologias no presente e no futuro.

Isso porque ela permite que as organizações incorporem as mais recentes inovações do mercado de tecnologia em seu departamento de TI, sem ter que arcar com os altíssimos custos da implementação de uma infraestrutura física – hardwares e softwares – específica para rodar as aplicações.

Assim, basta que elas paguem pela utilização dos recursos aprovisionados às suas operações, podendo ajustar essa oferta de acordo com suas necessidades.

A nova geração de aplicações de negócios que rodam na nuvem é capaz de:

  • impulsionar a eficiência;
  • reduzir drasticamente os custos operacionais;
  • acelerar a adoção de tendências tecnológicas como mobilidade, Big Data e plataformas sociais;

Além disso, a tecnologia traz consigo a flexibilidade que as linhas de negócio necessitam para operar e a integração necessária para automatizar e conectar todos os processos da organização. Por essas e outras razões, a adoção da Computação em Nuvem se torna uma tendência cada dia mais forte no mundo.

Um levantamento realizado pelo Gartner aponta que, até 2025, mais de 85% das organizações adotarão o princípio cloud-first e não poderão executar plenamente suas estratégias digitais sem o apoio da computação em nuvem.

A pesquisa também mostra que, até 2025, a estimativa é de que mais de 95% das novas cargas de trabalho digitais sejam suportadas por recursos em nuvem. Esse dado traduz o forte crescimento da tecnologia que, em 2021, concentrou somente 30% da carga de trabalho.

A quebra do paradigma relacionado ao consumo de tecnologia

Um dos principais benefícios observados por quem adota a cloud computing é uma significativa diminuição dos gastos com energia elétrica. Essa economia também contribui para o desenvolvimento sustentável, melhor direcionamento dos recursos e reforço à responsabilidade ambiental da empresa.

Na prática, diversos são os fatores que fazem com que a computação em nuvem proporcione essa economia. A seguir, destacamos os principais deles. Confira!

Ambiente enxuto

A cloud computing diminui a necessidade de investir em um grande volume equipamentos de TI, já que várias atividades serão desempenhadas pela empresa terceirizada. Como o ambiente de TI será mais enxuto, há menos dispositivos que utilizam energia elétrica e, consequentemente, ocorrerá uma redução desse custo.

A tecnologia também possibilita que os gestores mantenham o foco na condução de seus negócios e não se preocupem com a aquisição e gestão da TI, podendo assim criar estratégias para competir com as grandes companhias e ganhar espaço no mercado competitivo atual.

Flexibilidade

Aplicações que funcionam na nuvem tendem a ser flexíveis e podem ser configuradas de acordo com as demandas de cada empresa em um determinado período. As empresas continuarão demandando menos energia elétrica conforme se desenvolvem, pois, boa parte de suas operações ainda serão realizadas pelo serviço de computação em nuvem.

Atualização

Empresas especializadas em cloud computing estão sempre investindo nas tecnologias mais novas. Tais inovações não apenas aumentam a potência dos computadores, mas também tornam o consumo de energia mais eficiente.

Como dificilmente uma organização tem recursos para manter seus computadores sempre atualizados, há maior economia de energia elétrica ao adotar a estratégia de cloud computing.

Hospedagem múltipla

Os computadores, servidores e demais equipamentos são robustos e de alta performance, isso permite que as empresas que ofereçam soluções de cloud computing sejam capazes de atender vários usuários simultaneamente.

Em vez de cada empresa adquirir suas próprias máquinas separadamente, elas compartilharão um único ambiente de TI na nuvem, minimizando o consumo de energia de forma geral. Essa é uma das principais vantagens que impulsiona a preservação do meio ambiente, já que várias organizações reduzirão o uso de eletricidade.

Os obstáculos enfrentados pelos gestores

Embora os provedores de cloud já ofereçam plataformas de gestão e ferramentas de automação extremamente modernas, muitos gestores ainda não compreendem as vantagens dessa tecnologia, bem como ela pode agregar valor à gestão de seus ambientes computacionais e sua viabilidade técnica e econômica.

O segredo para o sucesso de uma migração é adotar um modelo adequado às necessidades da empresa e aceitar a mudança do modelo tradicional da TI, já que a nuvem só tem a somar no seu negócio. Anos atrás, ela era apenas tendência, e hoje se mostra uma ferramenta chave para o crescimento de qualquer organização.

No fim, na maior parte das vezes são pessoas que fazem com que a tecnologia se “materialize”, logo o trato com elas é fundamental, e com certeza, quando executado com maestria, e com a escolha de parceiros corretos, pode trazer muitos benefícios.

E você, vai esperar mais um pouco para adotar a cloud e correr o risco de ver seus concorrentes saírem na frente ou implantá-la em sua empresa para torná-la mais ágil, inovadora e competitiva?

A Ascenty pode ajudá-lo. A solução de Cloud Connect, por exemplo, realiza a conexão privada e direta entre o cliente e nuvens de diferentes provedores, Data Centers e operadoras. Trata-se de um intermediário que realiza o acesso dentro de um ecossistema de conectividade, oferecendo muitas vantagens para as organizações, além disso também oferta o ACCX (Ascenty Cloud Connectivity Exchange), que garante a interconexão entre múltiplas plataformas de Cloud Computing em alta velocidade e quebrando as barreiras da interoperabilidade e do cloud lock-in.

Deseja saber mais sobre essas e outras soluções? Entre em contato conosco.