Capex e Opex com a terceirização de Data Center

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

Não é mais novidade que empresas de todos os portes adotam soluções em TI para otimizar processos internos. Entretanto, por ainda serem novidades no mercado, ainda não há uma visão clara de como esses serviços interferem nos gastos e investimentos de uma companhia.

Neste artigo, portanto, iremos abordar os diferentes tipos de despesas (Capex e Opex) que envolvem todo tipo de negócio, para você entender como podem se enquadrar soluções tecnológicas, como o Data Center. Ao final, você ainda poderá ver como a terceirização desse serviço influencia positivamente seu fluxo de caixa das organizações.

Capex e Opex: o que são?


Resumidamente, Capex (Capital Expenditures) são os investimentos que uma empresa faz pensando no longo prazo. Opex (Operational Expenditures), por sua vez, são os gastos recorrentes fundamentais para manter as operações da corporação. Entenda um pouco mais sobre o conceito desses dois termos do mundo dos negócios.

Capex


Traduzido para o português, Capex significa despesas de capital. Na prática, esse termo diz respeito aos gastos com bens e serviços utilizados para o desenvolvimento da empresa no futuro. Para um investimento se enquadrar neste termo, portanto, ele precisa de longevidade. Ou seja, beneficiar a empresa por mais de um ano fiscal. 

Companhias que atuam em diferentes setores variam os destinos dos seus investimentos. Entretanto, o Capex sempre será um novo item ou algo que traga benefícios a um ativo comprado anteriormente. Veja alguns exemplos de Capital Expenditures:

  • Equipamentos;
  • Expansões empresariais;
  • Hardwares;
  • Veículos para transporte de mercadoria. 

Despesas de capital são listadas no balanço patrimonial na seção de ativos fixos. Eles, por sua vez, são depreciados ao longo do tempo para distribuir seu custo longo de sua vida útil. Essa depreciação visa reduzir o impacto do Capex no ano em que ele foi adquirido, seja por financiamento ou outro formato.

Opex

Opex, diferentemente da anterior, correspondem aos custos operacionais de uma corporação. Ou seja, englobam todos os gastos recorrentes que mantém o bom funcionamento de uma empresa. Opex, portanto, são de entendimento muito mais fácil, visto que fazem parte do cotidiano. 

Todas as despesas operacionais são registradas na demonstração do resultado da empresa como despesas no período em que foram incorridas. Confira alguns exemplos de Opex: 

  • Aluguéis;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Salários e encargos trabalhistas;
  • Custo por produto vendido (CPV);
  • Pesquisas;
  • Impostos;
  • Viagens. 

Boa parte desses gastos com a operação estão presentes em qualquer companhia. Além disso, por tratar-se de despesas incessantes, o objetivo de muitos empreendedores é trazer o máximo em qualidade e produtividade pelo menor Opex possível.

As diferenças entre Capex e Opex

Veja abaixo a diferença central entre Despesas de capital e de operações. 

Investimentos que se enquadram na categoria Capex são destinados a grandes compras que serão utilizadas no futuro em prol da empresa. Consequentemente, a vida útil dessas despesas tem de ir além do período contábil no qual elas foram adquiridas. 

A retorno sobre o investimento de uma despesa de capital ocorre ao longo do tempo, por meio da depreciação. Em vista disso, as companhias devem preparar um orçamento de Capex separadamente do Opex. 

Despesas operacionais, por outro lado, são os custos cotidianos responsáveis pela administração e andamento de um negócio. O Opex são despesas de curto prazo, por isso são contabilizadas no mesmo período em que foram adquiridas. 

Em alguns casos, empreendedores e responsáveis pelo capital da empresa podem escolher entre despesas Capex ou Opex. Por exemplo: se uma empresa precisa de mais ferramentas para atender a demanda de produtividade, ela pode optar por investir em novas máquinas (Capex) ou alugá-las (Opex). 

O mesmo vale para empresas que precisam fazer contratações de Data Center. Por isso, a seguir, mostraremos as diferenças entre aquisição e terceirização desse serviço. 

Capex e Opex com a terceirização de Data Center: qual a relação?


Qualquer empresa que deseja ganhar uma posição de destaque no mercado precisa fazer investimentos. Entretanto, a meta de todas elas é reduzir esses gastos ao máximo, visando atingir o mesmo resultado esperado. 

No setor de tecnologia não é diferente. Com soluções de TI cada vez mais presentes no mercado, é preciso reaver as despesas nessa área a fim de obter o melhor retorno. 

Quando o assunto é investimento em Data Center, por exemplo, a terceirização aparece como grande aliado das companhias. Diante desse cenário, transformar essa despesa Capex em Opex torna-se a solução mais recomendada. Veja o porquê: 

Para implementar uma estrutura de Data Center em sua companhia, é necessário arcar com várias despesas de capital (Capex), como equipamentos, softwares de segurança e manutenção. Além disso, também estão inclusas nesse pacote despesas operacionais (Opex), como salário e gastos adicionais de energia. 

Ao contratar empresas terceiras para exercer essa função, você transforma tudo em uma despesa operacional. Ou seja, o fee, mensal ou anual, cobrado pela companhia especializada em data center. 

Os benefícios da terceirização não limitam apenas à redução de custos. Com empresas dedicadas apenas ao data center você não precisará se preocupar com segurança, aumento ou redução de espaço para armazenamento e, se já possuir uma equipe de TI interna, poderá concentrar seus esforços em atividades mais relevantes. 

Deseja saber como a Ascenty pode te ajudar a encontrar a melhor solução de terceirização de Data Center para a sua empresa? Entre em contato conosco.