Os benefícios do serviço Link IP para a sua empresa

Deseja ouvir em vez de ler esse artigo?

No mundo atual, o acesso à internet é essencial para as pessoas em todos os setores da vida.  No mercado corporativo, a sua importância é ainda maior, pois o sucesso e crescimento dos negócios depende de boas conexões, já que a maioria dos processos organizacionais e interações comerciais são realizadas por meio digital. Neste cenário, o Link IP (redundância de conexões ou link redundante) se torna vital. 

É fundamental, para qualquer empresa, contar com um bom acesso e conexão à internet, que deve ser potente, estável e eficiente para suportar os mais diversos uploads e downloads de dados, videoconferências e outras trocas de informações com qualidade. 

A produtividade de qualquer organização pode ser seriamente prejudicada caso ocorram quedas de sinal constantes, interrupção de acessos a sites, demora no carregamento de páginas ou no download de arquivos, entre outros problemas.  Além de prejudicar o desempenho da equipe, pode, inclusive, trazer sérios prejuízos financeiros. 

A principal ferramenta para evitar esses transtornos e garantir uma internet mais segura, veloz e estável é o Link IP, que pode funcionar como uma redundância de conexões. Com ela, quando um link falha, a transferência de dados é substituída de maneira rápida para outro meio, garantindo o funcionamento continuado, sem qualquer interrupção.

ROI em Colocation: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Essa solução irá ajudar o seu negócio não apenas na agilidade e rapidez na troca de dados, mas também permitirá que os seus colaboradores executem suas tarefas de maneira mais fluída e dinâmica, sem estresse.

Para que você entenda melhor como o Link IP pode ser o que falta para a sua empresa alavancar no mercado, preparamos este artigo no qual abordaremos as suas funcionalidades e benefícios.  Continue lendo e saiba mais! 

Mas afinal, o que é link redundante? 

A palavra redundância diz respeito a possibilidade que um sistema possui em resolver o mau desempenho de um de seus componentes pelo acionamento de um dispositivo capaz de realizar o trabalho do equipamento comprometido.  É exatamente o que o link redundante faz. 

É muito comum que a área de TI de uma empresa utilize a estratégia de Link IP dentro de seu plano de contingência e a duplicação de componentes críticos é fundamental para o equilíbrio, confiança e estabilidade dos sistemas de TI. Afinal, disponibilidade é a palavra de ordem para o sucesso dos negócios na era digital. 

Depois de um diagnóstico do consumo no fluxo de informações  da empresa, a instalação de um link backup é a garantia de que se o link primário, o responsável pelas trocas de dados,  estiver fora de operação em algum momento,  é o link redundante que irá continuar a prestar os serviços necessários, fazendo com que o problema sequer seja percebido pelos usuários. 

Múltiplos links ainda permitem o uso de estratégias como a distribuição da carga de trabalho uniformes entre os links diferentes (load balance) e o chamado failover, que colabora na execução das várias atividades diárias na empresa, como upload, download, realização de videoconferências, entre outras, e ainda possibilita a estabilidade da conexão, mesmo  com tantas tarefas sendo realizadas simultaneamente. 

Link redundante ou link dedicado (Link IP)?
 

Na prática, o link redundante é uma consequência da implementação de uma conexão dedicada.  Simplificando: um link redundante é uma conexão pronta e capaz de substituir a conexão primária, quando essa apresentar qualquer falha no seu funcionamento. 

Ao contrário da banda larga, o Link IP permite a conectividade na web por meio de um caminho privativo junto ao provedor da internet.  Ao contrário da internet compartilhada (ADSL), que oferece acesso simultâneo de múltiplos usuários no mesmo canal de comunicação, mas com constantes oscilações de sinal e riscos à segurança, a conexão dedicada garante 100% da banda contratada, possibilidade de distribuição de bandas, disponibilidade de IPs fixos para configurações personalizadas, velocidade maior, estabilidade e segurança, além de acesso a links redundantes. Em alguns casos, ainda oferece personalização de tamanho de banda. 

Quais os benefícios de um Link IP? 

As vantagens do uso de um Link IP são inúmeras. Selecionamos os principais benefícios. Veja: 

Maior performance e melhor monitoramento no acesso à web 

A alta performance dos dispositivos ao acesso à internet é possível graças à qualidade da conexão. É possível também realizar o monitoramento e gerência ininterrupta do tráfego.

Maior estabilidade e disponibilidade na conexão 

A probabilidade de uma conexão não compartilhada sofrer instabilidade e falhas é menor, pois ela é exclusiva. Provedores e operadoras de internet costumam estipular em seus contratos a porcentagem de disponibilidade da internet, geralmente em torno de 97%. 

No caso do Link IP com redundância a disponibilidade é maior, alcançando níveis de serviços de 99,95%, ou seja, o mais próximo possível de operar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso é excelente para o seu negócio, pois aumenta a produtividade e garante melhores resultados organizacionais.

Total controle de banda 

O controle da banda de internet é total, o que é essencial nos momentos em que o fluxo de dados de variados setores aumente. Com o Link IP, o controle da quantidade de banda usada, sem interferir ou limitar o tráfego de informações, pode ser total.

Velocidade simétrica 

Ao contrário de um plano de internet compartilhada tradicional, no qual a velocidade de download é muito acima da velocidade de upload, no Link IP as duas velocidades são iguais e não interferem uma na outra. É possível até usar as duas ao mesmo tempo sem que a velocidade seja prejudicada.

Maior monitoramento do link 

Frequentemente, o link é monitorado para que não ocorram falhas e quedas de sinal. E quando existe algum problema, ele é sanado rapidamente. Além disso, a equipe que atua com o Link IP é especializada e mais preparada para corrigir falhas no sinal de acesso à web.

Equipamento de última geração
 

Geralmente, os provedores utilizam equipamentos de última geração para fornecer os serviços de Link IP, como fibra óptica exclusiva. Em algumas situações, para melhorar ainda mais a estabilidade e disponibilidade, aumentam o número de dispositivos.

Ótimo custo-benefício 

Com a chegada de tecnologias como o Cloud Computing, Big Data, Business Intelligence, IoT, entre outras, a expansão dos dispositivos mobile e das redes sociais, a necessidade de uma boa conexão aumentou.  Nesse cenário, podemos notar que investir em um serviço como o Link IP, que permite um acesso eficaz e de qualidade é fundamental, é um ótimo custo-benefício para qualquer empresa. 

Quer saber mais sobre a solução Link IP da Ascenty e como ele pode ajudar o seu negócio? Entre em contato conosco!